1 / 21

ENFERMIDADES DA ALMA

ENFERMIDADES DA ALMA. Identificando os distúrbios emocionais e confrontando-os com soluções divinas e bíblicas. LIÇÃO 09 Inveja, um veneno mortífero para a vida. Igreja: <Adicione sua igreja>. Professor: <Adicione o nome do professor>. LIÇÃO 09 Inveja, um veneno mortífero para a vida.

rollin
Download Presentation

ENFERMIDADES DA ALMA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ENFERMIDADES DA ALMA Identificando os distúrbios emocionais e confrontando-os com soluções divinas e bíblicas

  2. LIÇÃO 09 Inveja, um veneno mortífero para a vida Igreja:<Adicione sua igreja> Professor: <Adicione o nome do professor>

  3. LIÇÃO 09 Inveja, um veneno mortífero para a vida Texto Áureo “O coração com saúde é a vida da carne, mas a inveja é a podridão dos ossos.” Pv 14.30 Verdade Aplicada A inveja nasce de um coração mal, torna-se um vício, e dela pode originar-se muitos outros males.

  4. LIÇÃO 09 Inveja, um veneno mortífero para a vida • Objetivos da Lição • Conceituar o que é inveja; • Explicar os malefícios da inveja; • Mostrar como Deus vê e age perante esta enfermidade.

  5. LIÇÃO 09 Inveja, um veneno mortífero para a vida Textos de Referência Sl 91.1 Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Sl91.2 Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. Sl91.3 Porque ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa. Sl91.10 Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tu a tenda. Sl91.11 Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.

  6. LIÇÃO 09 Inveja, um veneno mortífero para a vida Igreja:<Adicione sua igreja> Professor: <Adicione o nome do professor>

  7. 1. INTRODUÇÃO A inveja é considerada por estudiosos uma das enfermidades da alma mais danosas, tanto ao invejoso quanto ao invejado. Em muitos casos, ela se torna um problema grave, apresentando-se de uma maneira patológica.

  8. 1. CONCEITO DE INVEJA É vício detestável, que torna a pessoa incapaz de se alegrar com um bem que é do outro (Ecl 4,4; Mt 20,9-15; Gl 5,26). “desgosto ou pesar pelo bem ou felicidade de outrem, desejo violento de possuir o bem alheio.” Dic. Aurélio.

  9. 1. CONCEITO DE INVEJA Inveja “Construtiva”? (psicologia científica) • Ocorre quando a visão ou o reconhecimento dos bens, posses, qualidades de uma pessoa desperta no outro o desejo de também os adquirir para si, por meio de seu esforço e mérito.

  10. 1. CONCEITO DE INVEJA Inveja “Destrutiva” (psicologia científica) • O invejoso, em muitos casos, por não conseguir ter o que o outro possui, procura insanamente destruir aquele que é o alvo da sua inveja.

  11. 1. CONCEITO DE INVEJA Os malefícios da inveja • O sábio Salomão classificou a inveja como “podridão dos ossos” (Pv 14. 30), tal classificação determina que este mal comece a corroer o indivíduo de dentro para fora agindo como um câncer silencioso e incrivelmente destruidor.

  12. 2. CASOS BÍBLICOS DIVERSOS José, Moisés e Davi foram homens de Deus que sofreram na mão de invejosos e foram alvos desse mal que atinge tantas pessoas, inclusive dentro de nossas igrejas.

  13. 2. CASOS BÍBLICOS DIVERSOS • JOSÉ, INVEJADO POR SEUS IRMÃOS • José sofreu as mais duras perseguições e desmandos por ter de seu pai uma deferência especial em detrimento de seus irmãos

  14. 2. CASOS BÍBLICOS DIVERSOS • A INSUBORDINAÇÃO DE ARÃO E MIRIÃ GERADOS PELA INVEJA • A insubordinação de Miriã e Arão era reflexo da inveja destrutiva existente em seus corações. Moisés havia sido escolhido por Deus para liderá-los, e eles achavam que também poderiam ser como ele.

  15. 2. CASOS BÍBLICOS DIVERSOS • A INVEJA DE SAUL CONTRA DAVI • Sendo Davi um homem segundo o coração de Deus, ficava claro para Saul que os seus dias de reinado estavam contados. Cego pela inveja, Saul não foi capaz de concluir que a sua desobediência era a verdadeira causa da rejeição de Deus ao seu reinado.

  16. 3. AÇÃO DE DEUS Após entendermos o conceito e os muitos males causados pela inveja, mostraremos, a partir de então, como Deus direcionou e tratou dos casos de José, Moisés e Davi. E, ainda, como Ele está sempre apto a tratar e a receber, com perdão, aqueles que estão dispostos a libertarem-se deste terrível mal.

  17. 3. AÇÃO DE DEUS A surpresa dos invejosos • Após levarem seus atos até as últimas consequências, os irmãos de José, em nenhum momento, pensaram no mal que estavam fazendo. Porém Deus transformou o mal em uma grande bênção, tanto para toda a sua família quanto para a preservação do povo de Deus.

  18. 3. AÇÃO DE DEUS Punição para os invejosos • No momento em que se viu confrontado e se deparou com Miriã leprosa, Arão reconheceu o seu erro e pediu misericórdia a Moisés que intercedeu por ele ao Senhor. Embora a inveja possa atingir e prejudicar a pessoa invejada, sua ação, na maioria das vezes, causa maiores danos ao invejoso.

  19. 3. AÇÃO DE DEUS A vitória daqueles que não são vencidos pelo sentimento de inveja • Após as muitas investidas de Saul contra Davi, Saul foi derrotado e o jovem Davi coroado rei sobre Israel (2Sm 5.1 “Então, todas as tribos de Israel vieram a Davi, a Hebrom, e falaram, dizendo: Eis-nos aqui, teus ossos e tua carne somos”).

  20. CONCLUSÃO Inveja é um sentimento desprovido de amor, por isso, jamais deve habitar o coração dos servos de Deus. Visto que ela é a fonte de muitos males e ainda um atributo de Satanás. Logo somente em Cristo Jesus o homem encontra forças para libertar-se deste terrível mal (Gl 5.25-26).

  21. ENFERMIDADES DA ALMA Identificando os distúrbios emocionais e confrontando-os com soluções divinas e bíblicas

More Related