220 likes | 475 Views
ENFERMIDADES DA ALMA. Identificando os distúrbios emocionais e confrontando-os com soluções divinas e bíblicas. LIÇÃO 09 Inveja, um veneno mortífero para a vida. Igreja: <Adicione sua igreja>. Professor: <Adicione o nome do professor>. LIÇÃO 09 Inveja, um veneno mortífero para a vida.
E N D
ENFERMIDADES DA ALMA Identificando os distúrbios emocionais e confrontando-os com soluções divinas e bíblicas
LIÇÃO 09 Inveja, um veneno mortífero para a vida Igreja:<Adicione sua igreja> Professor: <Adicione o nome do professor>
LIÇÃO 09 Inveja, um veneno mortífero para a vida Texto Áureo “O coração com saúde é a vida da carne, mas a inveja é a podridão dos ossos.” Pv 14.30 Verdade Aplicada A inveja nasce de um coração mal, torna-se um vício, e dela pode originar-se muitos outros males.
LIÇÃO 09 Inveja, um veneno mortífero para a vida • Objetivos da Lição • Conceituar o que é inveja; • Explicar os malefícios da inveja; • Mostrar como Deus vê e age perante esta enfermidade.
LIÇÃO 09 Inveja, um veneno mortífero para a vida Textos de Referência Sl 91.1 Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Sl91.2 Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. Sl91.3 Porque ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa. Sl91.10 Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tu a tenda. Sl91.11 Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
LIÇÃO 09 Inveja, um veneno mortífero para a vida Igreja:<Adicione sua igreja> Professor: <Adicione o nome do professor>
1. INTRODUÇÃO A inveja é considerada por estudiosos uma das enfermidades da alma mais danosas, tanto ao invejoso quanto ao invejado. Em muitos casos, ela se torna um problema grave, apresentando-se de uma maneira patológica.
1. CONCEITO DE INVEJA É vício detestável, que torna a pessoa incapaz de se alegrar com um bem que é do outro (Ecl 4,4; Mt 20,9-15; Gl 5,26). “desgosto ou pesar pelo bem ou felicidade de outrem, desejo violento de possuir o bem alheio.” Dic. Aurélio.
1. CONCEITO DE INVEJA Inveja “Construtiva”? (psicologia científica) • Ocorre quando a visão ou o reconhecimento dos bens, posses, qualidades de uma pessoa desperta no outro o desejo de também os adquirir para si, por meio de seu esforço e mérito.
1. CONCEITO DE INVEJA Inveja “Destrutiva” (psicologia científica) • O invejoso, em muitos casos, por não conseguir ter o que o outro possui, procura insanamente destruir aquele que é o alvo da sua inveja.
1. CONCEITO DE INVEJA Os malefícios da inveja • O sábio Salomão classificou a inveja como “podridão dos ossos” (Pv 14. 30), tal classificação determina que este mal comece a corroer o indivíduo de dentro para fora agindo como um câncer silencioso e incrivelmente destruidor.
2. CASOS BÍBLICOS DIVERSOS José, Moisés e Davi foram homens de Deus que sofreram na mão de invejosos e foram alvos desse mal que atinge tantas pessoas, inclusive dentro de nossas igrejas.
2. CASOS BÍBLICOS DIVERSOS • JOSÉ, INVEJADO POR SEUS IRMÃOS • José sofreu as mais duras perseguições e desmandos por ter de seu pai uma deferência especial em detrimento de seus irmãos
2. CASOS BÍBLICOS DIVERSOS • A INSUBORDINAÇÃO DE ARÃO E MIRIÃ GERADOS PELA INVEJA • A insubordinação de Miriã e Arão era reflexo da inveja destrutiva existente em seus corações. Moisés havia sido escolhido por Deus para liderá-los, e eles achavam que também poderiam ser como ele.
2. CASOS BÍBLICOS DIVERSOS • A INVEJA DE SAUL CONTRA DAVI • Sendo Davi um homem segundo o coração de Deus, ficava claro para Saul que os seus dias de reinado estavam contados. Cego pela inveja, Saul não foi capaz de concluir que a sua desobediência era a verdadeira causa da rejeição de Deus ao seu reinado.
3. AÇÃO DE DEUS Após entendermos o conceito e os muitos males causados pela inveja, mostraremos, a partir de então, como Deus direcionou e tratou dos casos de José, Moisés e Davi. E, ainda, como Ele está sempre apto a tratar e a receber, com perdão, aqueles que estão dispostos a libertarem-se deste terrível mal.
3. AÇÃO DE DEUS A surpresa dos invejosos • Após levarem seus atos até as últimas consequências, os irmãos de José, em nenhum momento, pensaram no mal que estavam fazendo. Porém Deus transformou o mal em uma grande bênção, tanto para toda a sua família quanto para a preservação do povo de Deus.
3. AÇÃO DE DEUS Punição para os invejosos • No momento em que se viu confrontado e se deparou com Miriã leprosa, Arão reconheceu o seu erro e pediu misericórdia a Moisés que intercedeu por ele ao Senhor. Embora a inveja possa atingir e prejudicar a pessoa invejada, sua ação, na maioria das vezes, causa maiores danos ao invejoso.
3. AÇÃO DE DEUS A vitória daqueles que não são vencidos pelo sentimento de inveja • Após as muitas investidas de Saul contra Davi, Saul foi derrotado e o jovem Davi coroado rei sobre Israel (2Sm 5.1 “Então, todas as tribos de Israel vieram a Davi, a Hebrom, e falaram, dizendo: Eis-nos aqui, teus ossos e tua carne somos”).
CONCLUSÃO Inveja é um sentimento desprovido de amor, por isso, jamais deve habitar o coração dos servos de Deus. Visto que ela é a fonte de muitos males e ainda um atributo de Satanás. Logo somente em Cristo Jesus o homem encontra forças para libertar-se deste terrível mal (Gl 5.25-26).
ENFERMIDADES DA ALMA Identificando os distúrbios emocionais e confrontando-os com soluções divinas e bíblicas