1 / 5

Transtornos de Ajustamento

Transtornos de Ajustamento. Subtipos:Com rela

afra
Download Presentation

Transtornos de Ajustamento

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


    1. Transtornos de Ajustamento Definição A característica essencial de um Transtorno de Ajustamento é o desenvolvimento de sintomas emocionais ou comportamentais significativos em resposta a um ou mais estressores psicossociais identificáveis, dentro de um período de 3 meses. A importância clínica da reação é indicada por um acentuado sofrimento, que excede o que seria esperado, dada a natureza do estressor, ou por um prejuízo significativo no funcionamento social ou profissional (ou acadêmico). Epidemiologia Aparentemente são comuns; As estatísticas epidemiológicas variam amplamente, em função da população estudada e dos métodos de avaliação utilizados; Porcentagem de indivíduos em tratamento ambulatorial de saúde mental varia de 5 a 20%; Os indivíduos mais desfavorecidos em suas circunstâncias de vida experimentam uma alta taxa de estressores, podendo estar em maior risco para o transtorno; Não há diferença entre os sexos; Ocorrem em qualquer faixa etária.

    2. Transtornos de Ajustamento Subtipos: Com relação ao tipo de sintoma: Com Humor Depressivo: quando as manifestações predominantes são sintomas tais como humor deprimido, tendência ao choro ou sensações de impotência. Com Ansiedade: quando as manifestações predominantes são sintomas tais como nervosismo, preocupação ou inquietação. Misto de Ansiedade e Depressão: quando a manifestação predominante é uma combinação de depressão e ansiedade. Com Perturbação da Conduta: quando a manifestação predominante é uma perturbação da conduta na qual existe violação dos direitos alheios ou de normas e regras sociais importantes, adequadas à idade (por ex., vadiagem, vandalismo, direção imprudente, lutas corporais, descumprimento de responsabilidades legais). Com Perturbação Mista das Emoções e Conduta: quando as manifestações predominantes são tanto sintomas emocionais (por ex., depressão, ansiedade) quanto uma perturbação da conduta. Inespecificado: este subtipo deve ser usado para reações mal-adaptativas (por ex., queixas somáticas, retraimento social, inibição profissional ou acadêmica) a estressores psicossociais. Quanto ao tempo: Agudo: persistência dos sintomas por menos de 6 meses. Crônico: persistência dos sintomas por 6 meses ou mais. Por definição, os sintomas não podem persistir por mais de 6 meses após o término do estressor ou de suas conseqüências. O especificador de duração Crônico, portanto, aplica-se quando a duração da perturbação é superior a 6 meses, em resposta a um estressor crônico ou a um estressor de conseqüências prolongadas.

    3. Transtornos de Ajustamento Etiologia Estressor psicossocial Variação cultural, etária e interpessoal Problemas com o grupo de apoio primário Problemas relacionados ao ambiente social Problemas educacionais Problemas ocupacionais Problemas de moradia Problemas econômicos Problemas com o acesso aos serviços de cuidados à saúde Problemas relacionados à interação com o sistema legal/criminal Outros problemas psicossociais e ambientais

    4. Transtornos de Ajustamento Quadro Clínico e Diagnóstico Desenvolvimento de sintomas emocionais ou comportamentais em resposta a um estressor (ou múltiplos estressores), ocorrendo dentro de 3 meses após o início do estressor (ou estressores). Esses sintomas ou comportamentos são clinicamente significativos, como evidenciado por qualquer um dos seguintes quesitos: sofrimento acentuado, que excede o que seria esperado da exposição ao estressor prejuízo significativo no funcionamento social ou profissional (acadêmico) A perturbação relacionada ao estresse não satisfaz os critérios para outro transtorno mental. Os sintomas não representam Luto. Cessado o estressor (ou suas conseqüências), os sintomas não persistem por mais de 6 meses. Diagnóstico Diferencial Categoria residual Comorbidades Diagnóstico nos transtornos de personalidade Transtorno de Ajustamento X Transtorno de Estresse Pós-Traumático X Transtorno de Estresse Agudo

    5. Transtornos de Ajustamento Tratamento Estratégias psicoterapêuticas: Terapia de orientação psicodinâmica Terapia comportamental Terapia de apoio Grupo Individual Aconselhamento Assistência concreta, objetivando reduzir a exposição ao estressor, quando possível. Medicamentoso: Avaliar adequadamente o benefício do uso de medicações tranquilizantes, visando reduzir ansiedade, melhorar qualidade do repouso, controlar comportamentos disruptivos. Benzodiazepínicos: Diazepam (Valium®) 5-10 mg V.O. Lorazepam (Lorax®) 1-2 mg V.O. Antidepressivos tricíclicos: Amitriptilina (Tryptanol®) 25 mg V.O. Clomipramina (Anafranil®) 10-25 mg V.O. Neurolépticos: Olanzapina (Zyprexa®) 2,5 mg V.O. Haloperidol (Haldol®) 1-2,5 mg V.O. Clorpromazina (Amplictil®) 25-100 mg V.O.

More Related