1 / 22

Razões Trigonométricas do Triângulo Retângulo

1ª aula. Razões Trigonométricas do Triângulo Retângulo. Caderno de Exercícios. Nome do aluno:. Eratostenes. Produção: profª Maria Cristina Kessler prof. Claudio Gilberto de Paula. DICAS PARA USAR ESTE CADERNO. Para continuar trabalhando:

Download Presentation

Razões Trigonométricas do Triângulo Retângulo

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. 1ª aula Razões Trigonométricas do Triângulo Retângulo Caderno de Exercícios Nome do aluno: Eratostenes Produção: profª Maria Cristina Kessler prof. Claudio Gilberto de Paula

  2. DICAS PARA USAR ESTE CADERNO • Para continuar trabalhando: • Para recomeçar do início da apresentação: clique na tecla F5. • Para continuar do ponto onde parou: clique shift + F5 Neste caderno de exercícios você pode escrever nestas caixas. Note que isto só é possível no modo de apresentação. Se o tamanho da caixa parecer pequeno para o que você pretende escrever, não se preocupe pois ela irá se adequar ao texto. Consulte também o material disponível no CD -Matemática do Ensino Propulsor. Bom trabalho! Para salvar o que escreveu você deve: 1 - Sair do modo de apresentação (clicando no botão esc ); 2 – Salvar.

  3. Um pouco de história.. A origem da trigonometria é incerta. Entretanto, pode-se dizer que o início do desenvolvimento da trigonometria se deu principalmente devido aos problemas gerados pela Astronomia, Agrimensura e Navegações, por volta do século IV ou V a.C., com os egípcios e babilônios. É possível encontrar problemas envolvendo a cotangente no Papiro Rhind e também uma notável tábua de secantes na tábula cuneiforme babilônica Plimpton 322. A palavra Trigonometria tem origem grega: TRI (três) + GONO (ângulo) + METRIEN (medida). Etimologicamente, significa medida de triângulos. Fundo: papiro Rhind Veja mais Pitãgoras

  4. Atualmente a trigonometria não se limita a estudar os triângulos. . Encontramos aplicações na mecânica, eletricidade, acústica, música, astronomia, engenharia, medicina, enfim, em muitos outros campos da atividade humana. Um exemplo: A altura das marés A altura da maré é uma função periódica, pois oscila regularmente entre maré alta e baixa. A altura (em metros) no porto de Boston é aproximada pela fórmula abaixo, em que t é o tempo em horas desde a meia-noite de 10 de fevereiro de 1990. y = f(t)= 1,5 + 1,4 cos ( ) Veja mais

  5. Algumas aplicações das relações do triângulo retângulo... Os ajustes na altura de um painel solar: Determinação da altura de um farol:

  6. Vejamos então ... O triângulo retângulo é um triângulo que possui um ângulo reto e outros dois ângulos agudos, conforme figura ao lado. Hipotenusa A a Cateto . C B O lado do triângulo que se opõe ao ângulo reto é denominado de hipotenusa Cateto Vamos estudar a seguir algumas relações que se estabelecem entre lados e ângulos deste triângulo. Os outros lados são chamados de catetos.

  7. Em relação ao ângulo de a, é chamado A sen a = SENO a cateto oposto. Logo C B sen a =

  8. csc a = A COSSECANTE Logo, a C B csc a =

  9. A a Observando estas razões: C B O inverso de um número é outro número que, multiplicado pelo primeiro, resulta 1. Se chamarmos este número de x o inverso deste número será csc a = sen a = se pode concluir que o valor da cossecante de um ângulo é o inverso do valor do seno deste mesmo ângulo. Se o valor do seno for ½ o valor da cossecante será 2. pois x . = 1. Este número pode ser escrito por x-1.

  10. 1) Com o auxílio de uma calculadora responda: Observações sen(35°) = csc(35°) = sen(82°) = csc(82°) =

  11. cos a = Em relação ao ângulo de a, é chamado A COSSENO a cateto adjacente. Logo C B cos a =

  12. sec a = A SECANTE a Logo: C B sec a =

  13. Observando essas razões (cosseno e secante) Cosseno A a Secante C B se pode concluir que o valor da secante de um ângulo é o inverso do valor do cosseno deste mesmo ângulo. Se o valor do cosseno for - 1/3 o valor da secante será -3.

  14. Ainda em relação ao triângulo ABC se pode afirmar: A TANGENTE a tan a= C B Logo: tan a =

  15. Ainda em relação ao triângulo ABC se pode afirmar: A COTANGENTE a cot a = Logo: C B cot a=

  16. Observando essas razões, tangente e cotangente tan a = A a cot a = C B se pode concluir se pode concluir que o valor da tangente de um ângulo é o inverso do valor da cotangente deste mesmo ângulo.

  17. 2) Com o auxílio do aplicativo disponível em http://www.malhatlantica.pt/mat/razoes.htm observe as variações que ocorrem nas funções seno, cosseno e tangente quando se altera os lados do triângulo retângulo e responda 3) Construa um triângulo retângulo em que um dos ângulos agudos é de 20°. Calcule as razões trigonométricas (seno, cosseno e tangente) para o ângulo de 20°. Calcule as razões trigonométricas para o ângulo de 70°. Compare os resultados obtidos. Você observa alguma relação entre os valores encontrados? Escreva suas observações no espaço abaixo. a) Quando o ângulo aumenta o seno deste ângulo aumenta ou diminui? b) E com o cosseno deste ângulo, o que acontece? E com a tangente?

  18. 4) Calcule o valor de x no triângulo representado abaixo: 5) Calcule a área do triângulo retângulo abaixo: 18cm 25º x x 30 cm 35º

  19. 6) Uma pessoa de 1,65 m de altura observa o topo de um farol sob um ângulo de 35º. Determine a altura do farol sabendo que essa pessoa está a uma distância de 50 m dele. 7) A rampa da figura abaixo apresenta diferentes inclinações. Determine : a) a altura (em relação ao solo) em que se encontra uma pessoa no ponto A desta rampa; b) o comprimento da rampa. A 15º 18º 1,5m 2,5m

  20. 8) A figura 1 abaixo mostra um painel solar de 3 m de largura equipado com um ajustador hidráulico (ver esquema-Fig. 2). À medida que o Sol se eleva, o painel é ajustado automaticamente de modo que os raios de Sol incidam perpendicularmente nele. Considere esse enunciado para as três questões seguintes. Para  = 60º, determine o valor de y (em metros). Fig. 2 Para  = 60º, determine o valor de x (em metros). • Para salvar suas respostas você precisa: • Clicar em escpara sair do modo de apresentação. • Agora é só salvar. Fig. 1

  21. Escreva no espaço ao lado suas dúvidas e dificuldades.

  22. Lembre-se: Para salvar o que escreveu você deve : 1 - Sair do modo de apresentação (clicando no botão esc ); 2 – Salvar. Registre ao lado suas dificuldades. Explicite quais os conceitos que não compreendeu bem, exercícios que não conseguiu resolver, etc.

More Related