150 likes | 262 Views
FACULDADE LUCIANO FEIJÃO COORDENADORIA DE EXTENSÃO. PROJETO DE EXTENSÃO Ação, Atuação e Capacitação sobre a Memória Cultural , Artística e Patrimonial.
E N D
PROJETO DE EXTENSÃOAção, Atuação e Capacitação sobre a Memória Cultural , Artística e Patrimonial
Grande Área de Conhecimento - Ciências Sociais Aplicadas - Área Temática – Principal: Educação e Secundária: Cultura- Linha de Extensão - Gestão Institucional - Palavras Chaves - Educação Superior. Memória Cultural. Patrimônio.
JUSTIFICATIVA • A cultura de um povo, em suas diferentes formas de expressão, representa todo um modo de “ser e viver,” e o como se relaciona em uma dada sociedade. • Na medida em que o indivíduo adquire o conhecimento sobre a sua história e cultura, aprende a valorizá-las e preservá-las. • Nesse sentido, é de fundamental importância que em conjunto com o Poder Público, as Instituições de Ensino Superior sejam parceiras na preservação e na disseminação dos movimentos artísticos e culturais da cidade, visando o fortalecimento da cultura e a socialização para as novas gerações.
FORMULAÇÃO DO PROBLEMA • Como resgatar a memória e o patrimônio cultural da cidade de Sobral na perspectiva histórica e educativa dos alunos da Faculdade Luciano Feijão e Comunidade?
OBJETIVO GERAL • Propor ações de extensão para resgatar o conhecimento sobre a memória e o patrimônio cultural da cidade de Sobral na perspectiva histórica e educativa para os alunos da Faculdade Luciano Feijão e Comunidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1. Conhecer os aspectos legais que regem a memória e o patrimônio artístico e cultural da cidade de Sobral; 2. Mapear o conhecimento dos alunos e da comunidade sobre a memória e o patrimônio artístico e cultural da cidade de Sobral; 3. Conscientizar os alunos e a comunidade sobre a importância da preservação e manutenção da memória e do patrimônio artístico cultural da cidade de Sobral. 4. Conhecer os recursos de marketing que permitem projetar a imagem da cidade através da memória e do patrimônio histórico cultural.
HIPÓTESES Hipótese básica: Divulgar a história do patrimônio artístico e cultural estimula seu povo a preservá-lo. Hipóteses Secundárias: H1:Educação promove a conscientização e manutenção da memória e do patrimônio artístico cultural de um povo. H2: Ações de marketing projetam a imagem da memória e do patrimônio artístico cultural da cidade de Sobral.
METODOLOGIA • Trata-se de uma pesquisa exploratória. • Apresenta uma abordagem de caráter qualitativo e descritivo. • Os dados serão coletados através de entrevista semi-estruturada. • A análise qualitativa das informações será realizada pelo método de análise de conteúdo.
-Público Alvo – Docentes e discentes da Faculdade Luciano Feijão. - Público Atingido - Os participantes destes grupos artísticos e culturais sob livre escolha - Abrangência - Sobral
EQUIPE DE TRABALHO COORDENADOR – Rita Lopes e Márcia Rodrigues BOLSISTAS DA FACULDADE LUCIANO FEIJÃO - Alanda Beatriz Carvalho de Albuquerque
RESULTADOS • Palestra de Lançamento do Projeto de extensão com o tema Patrimônio Histórico: conhecer para preservar, destinado à comunidade interna e externa; • Disseminação do conhecimento sobre as Leis que regem o Patrimônio Histórico; • Distribuição de Guias de Bolso contendo resumos e fotos dos principais patrimônios com propósito de instigar a curiosidade da comunidade acadêmica a uma visita; • Visita aos patrimônios históricos da cidade de Sobral com a comunidade acadêmica; • Criar um documentário da visita realizada com depoimentos que sensibilize outras pessoas a conhecerem e preservarem os patrimônios culturais de Sobral. Realizar projeções de vídeos em Escolas e Universidades;
RESULTADOS • Exposição itinerante de fotos do patrimônio histórico cultural nas universidades e escolas em parceria com fotógrafos da terra; • Workshop: Marketing Cultural - destinado a acadêmicos e profissionais que cuidam dos patrimônios; • Criação de um “Cardápio” de ações de Marketing Cultural , em parceria com a Empresa Junior e comunidade acadêmica para ser disponibilizado para os órgãos públicos e parceiros executarem; • Organizar uma coletânea de artigos sobre o Patrimônio Histórico e cultural de Sobral; • Mapear pessoas que contam/ colecionam a história de Sobral; • Apresentar a história antiga e contemporânea de Sobral através da literatura de cordel; • Criar(Instituir) a semana do patrimônio artístico e cultural da cidade de Sobral (apoio da prefeitura).
BIBLIOGRAFIA BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009. CHAUI. Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1997 COELHO NETO. José Clodoveu de Arruda.Sobral: Patrimônio Histórico-cultural Nacional.Fortaleza:2008 COOPER, D.R. & SCHINDLER, P.S.Métodos de Pesquisa em Administração. São Paulo: Bookman, 7a. ed, 2000 DENZIN, N. K.;LINCOLN, Y.S.O planejamento da pesquisa qualitativa: Teorias e abordagens. Porto Alegre: Bookman, 2006. GROPPO. Luis Antonio. Juventude: ensaios sobre a sociologia e histórias da juventude moderna. Rio de Janeiro: DIFEL, 2000 MATTAR, F.N.Pesquisa de marketing. São Paulo: 2005 MINAYO, C de S. Teoria, métodos e criatividade. Petropolis: 2002 MUYLAERT, Roberto. Marketing Cultural & Comunicação Dirigida. Globo. São Paulo,1993. ORTIZ.Renato. Cultura brasileira e identidade nacional. Publisher, Brasiliense, 1985 PELLICCIOTTA, M. M. B.: Uma aventura política: as movimentações estudantis da década de 70. Dissertação de mestrado. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP. Campinas-SP, 1997.