E N D
Objetivos O arquivo Sped Fiscal é uma obrigação fiscal e deve ser gerado mensalmente por alguns estabelecimentos. Esse arquivo deve conter dados das notas fiscais de entrada e saída, inventário (estoque), informações de cartões de crédito/ débito e informações dos cupons fiscais emitidos pelo ECF do estabelecimento.
Para que essas informações estejam corretas, no momento que o arquivo for gerado, é preciso cadastrar dados do contabilista, cadastrar corretamente o fornecedor, cadastrar os cartões utilizados no estabelecimento e cadastrar os dados das notas de entrada e saída corretamente. O texto explica como gerar o arquivo Sped Fiscal.
Cadastrar os dados do contador da empresa • Abra o módulo Retaguarda do sistema.
Abra o menu Administração e clique para abrir a tela Cadastro de Empresa.
Informe a empresa que está cadastrada no sistema. • Clique sobre o botão Alterar.
Na tela Cadastro de empresa, na aba Dados do Contabilista, todos os dados do contador da empresa devem estar preenchidos.
Cadastrar as operadoras de cartão como fornecedoras • Abra o módulo Compras do sistema.
Abra o menu Fornecedor e clique para abrir a tela Cadastro de Fornecedor.
Todas as operadoras de cartão que o estabelecimento trabalha devem ser • cadastradas como fornecedoras. Todos os itens da tela devem ser informados para que os arquivos sejam gerados corretamente.
No módulo Financeiro do sistema, abra o menu Cartão de Crédito e abra a tela Cadastro de Cartão.
Na tela cadastro de cartão, vincule o tipo de cartão ao fornecedor cadastrado (operadora do cartão).
Como gerar o arquivo EFD – Sped Fiscal • Abra o módulo fiscal do sistema.
Clique sobre o menu Arquivos Fiscais e abra a tela Gerar Arquivo EFD (Sped Fiscal).
Utilize a aba “1 – Gerar Inventário” para incluir o inventário de uma determinada data no arquivo do SPED Fiscal. Este procedimento não será necessário todos os meses.
Utilize a aba “1 – Gerar Inventário”: • Pressione o botão Gravar para salvar o inventário do arquivo.
Na aba “2 – Gerar Movimentações dos Cartões” informe o fornecedor do cartão, digite os valores vendidos no cartão e clique em Adicionar. • Informe todos os cartões utilizados no estabelecimento.
Na aba “3 - Importar Cupons Fiscais” clique nos três pontinhos (...) e selecione o caminho do arquivo RFD. • Pressione o botão Adicionar e clique sobre o botão Gerar.
Pressione o botão Validar e posteriormente o botão Exportar.
Na aba Resumo das movimentações fiscais da aba Apurações é possível relacionar os valores de todas as notas fiscais de entrada e saída referente ao mês apurado.
Dúvidas?Acesse o site www.jnmoura.com.bre conecte-se ao suporte on-line.