E N D
Hedonismo Tradicional Valorização das experiências e estímulos externos reais que podiam conferir sensações prazerosas às pessoas. Uma série de atividades poderia dar prazeres, tais como alimentar-se, beber, ter relações sexuais, estabelecer relações sociais, cantar, dançar jogar etc. O hedonista tradicional buscava ficar cada vez mais tempo nessas atividades comendo, bebendo, dançando e fazendo sexo.
Hedonismo moderno • A chave para o desenvolvimento do hedonismo moderno está no deslocamento da preocupação primordial das sensações para as emoções. • A emoção une imagens mentais a estímulos físicos e com isso, confere ao sujeito um controle autônomo sobre a obtenção de prazeres.
Hedonismo Moderno • O hedonismo moderno apresenta todos os indivíduos com a possibilidade de exercer controle sobre os estímulos que experimentam e sobre o prazer que obtêm. Essa autonomia emocional se dá através do controle do significado que se confere a tudo. • O controle emocional implica repressão dos sentimentos, como também, e principalmente, o cultivo deliberado de uma emoção na ausência de qualquer estímulo ambiental.
Hedonismo Moderno • O hedonista moderno possui o poder muito especial de evocar estímulos na ausência de quaisquer sensações exteriormente geradas. Esse controle se dá através do poder da imaginação e proporciona à ampliação das experiências agradáveis possibilidades infinitamente maiores do que era disponível, sob o hedonismo realista e tradicional.
Colin Campbell • O autor considera o hedonista moderno um artista do sonho, com sua aptidão de inventar uma ilusão que se reconhece falsa, mas que se sente verdadeira. • “O indivíduo é tanto o autor como a platéia no seu próprio drama” (Campbell, 2001, p.115).
Colin Campbell • Campbell comenta que a frustração com a vida e a busca da realização dos prazeres pela ilusão geram anseio contínuo nas pessoas, desencadeando um consumo de relacionamentos, assim como de bens e serviços que se renovam a partir de sucessivas decepções.
Colin Campbell • “O ciclo de desejo-aquisição-desilusão-desejo renovado é um aspecto geral do hedonismo moderno e se aplica tanto às relações interpessoais românticas quanto ao consumo de produtos culturais como roupas e discos” (Campbell, 2001, p.132-133).
Romantismo • É um modo de sentir, um estado mental em que a sensibilidade e a imaginação predominam sobre a razão, e tende para o novo, para o individualismo, a revolta, a fuga, a melancolia e a fantasia. Outras características típicas desse modo de sentir seriam: a insatisfação com o mundo contemporâneo, uma inquieta ansiedade em face da vida, uma preferência pelo estranho e curioso, uma inclinação para o sonho e o devaneio, um pendor para o misticismo, e uma celebração do irracional.