1 / 21

Biblioteca Viva: O Livro na Cena Cultural do IFSUL

Biblioteca Viva: O Livro na Cena Cultural do IFSUL. Bolsista: Jennifer Pereira Baptista Coordenadora: Maria Helena Campos de Bairros Bibliotecárias: Patrícia Mousquer e Rosinei Klein Miozzo. Justificativa.

Download Presentation

Biblioteca Viva: O Livro na Cena Cultural do IFSUL

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Biblioteca Viva: O Livro na Cena Cultural do IFSUL Bolsista: Jennifer Pereira Baptista Coordenadora: Maria Helena Campos de Bairros Bibliotecárias: Patrícia Mousquer e Rosinei Klein Miozzo

  2. Justificativa Através de atividades culturais relacionadas à leitura, tendo como foco irradiador a biblioteca, o projeto Biblioteca Viva: O Livro na Cena Cultural do IFSUL, visa à transformação do ambiente usual da biblioteca, vista tradicionalmente como o local em que os livros ficam depositados à espera de alguém para consultá-los.

  3. Objetivos • Geral: Fomentar a leitura e as ações que envolvem o livro no contexto cultural do IFSUL Campus Sapucaia do Sul. • Específicos: • Formar leitores, buscando, de maneira continuada, substantivo aumento do índice de leitura; • Incentivar a frequência à biblioteca, tornando-a um espaço vivo de atuação cultural; • Democratizar o acesso à leitura.

  4. Cenário da Biblioteca do IFSUL em 2010 • Baixos índices de leitura; • Baixa compreensão leitora; • Baixa procura e retirada de livros; • Descontinuidade de ações motivadores de leitura.

  5. Ações

  6. Lançamento do livro Esporro

  7. Mural Sugestão de Leitura

  8. Exposição de Autores

  9. Agenda Cultural

  10. Leia Mais

  11. Marca-páginas

  12. Exposição de Obras Recém Adquiridas

  13. Atividades Planejadas • Organização de sebo; • Seminário “A Literatura Interpreta o Brasil”.

  14. Cenário da Biblioteca Após o Início do Projeto • O número de livros de literatura retirados em 2011 até o início do projeto foi de 296. Após o início do projeto, de 28 de agosto de 2011 a 21 de maio de 2012, foram retirados 723 livros de literatura. Registra-se, assim, um acréscimo de mais de 117% do índice de retirada de livros. • Além disso, percebe-se aumento na frequência dos alunos ao espaço da biblioteca.

  15. Formação de Leitores Embora o país apresente baixos índices de leitura, pouco se desenvolve acerca de políticas públicas preocupadas com este problema, ou que coloquem o livro como um irradiador do processo de formação de leitores.

  16. Formação de Leitores A escola é um dos espaços onde ocorre a preparação do indivíduo para a vida. Por que não, neste espaço, tentar formar um cidadão com o hábito da leitura, que, assim, torna-se mais crítico e preocupado com as questões do mundo que o cerca?

  17. Formação de Leitores Quando se fala em formação de leitores e fomentação de leitura, estas atividades sempre são vistas como desafios. No caso do IFSUL, Campus Sapucaia do Sul, não foi diferente. É extremamente complicado tornar um público adepto da leitura, principalmente quando se trata de jovens e adultos. Este público já tem o pensamento e suas vontades formadas, tornando difícil uma mudança de comportamento.

  18. Formação de Leitores Porém, as atividades desenvolvidas no projeto apresentaram um resultado muito positivo. Mas esta não pode ser uma atividade isolada. Se o que se busca é que, cada vez mais, os índices de leitura e pessoas alfabetizadas no país aumentem, deve-se trabalhar com ações que fomentem a leitura de maneira continuada.

  19. “Um público comprometido com a leitura é crítico, rebelde, inquieto, pouco manipulável e não crê em lemas que alguns fazem passar por ideias.” Mário Vargas Llosa

  20. Referências • AZEVEDO, Ricardo. Formação de leitores, cultura popular e contexto brasileiro. • AZEVEDO, Ricardo. Formação de leitores e razões para a Literatura. • ROSA, Flávia Goullart Mota Garcia; ODDONE, Nanci. Políticas públicas para o livro, leitura e biblioteca. Ci. Inf., Brasília, 2006. • ROCCO, Maria Thereza Fraga. A Importância da Leitura na Sociedade Contemporânea e o Papel da Escola Nesse Contexto. • SIM-SIM, Inês. Formar leitores: A inversão do círculo. F. L. Viana, M. Martins & E. Coquet, 2002. • SALLUM, Erika; LOPES, Juliana. Revista Superinteressante: 101 Livros Que Mudaram a Humanidade. São Paulo: Editora Abril, 2005. (Super Essencial; v.1)

More Related