1 / 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC CAMPUS ÁGUAS DE SÃO PEDRO Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria

CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC CAMPUS ÁGUAS DE SÃO PEDRO Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria 3º período – 1º semestre 2011 Disciplina Infra-estrutura e Conservação Patrimonial Prof. Celso Guerra. Conceitos de Qualidade.

amir-hardin
Download Presentation

CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC CAMPUS ÁGUAS DE SÃO PEDRO Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC CAMPUS ÁGUAS DE SÃO PEDROCurso Superior de Tecnologia em Hotelaria 3º período – 1º semestre 2011 DisciplinaInfra-estrutura e Conservação PatrimonialProf. Celso Guerra

  2. Conceitos de Qualidade • A palavra qualidade tem uma variedade de conceitos e definições na literatura especializada e em outras áreas do conhecimento. • Podemos citar algumas, aplicadas ao ramo da hospitalidade: • Baseada no usuário: • Qualidade consiste na capacidade de satisfazer desejos. (Edwards,1968, p.37 apud MARSHALL JR, 2003, p.28). • Na análise final de mercado, a qualidade de um produto depende de até que ponto ele se ajusta aos padrões das preferências do consumidor. (Kuehn & Day,1962,p.101 apud MARSHALL JR, 2003, p.28)

  3. Conceitos de Qualidade • Baseada no valor: • Qualidade é o grau de excelência a um preço aceitável e o controle da variabilidade a um custo aceitável. (Broh,1982,p.3 apud MARSHALL JR, 2003, p.28) • Qualidade quer dizer o melhor para certas condições do cliente. Essas condições são: a) o verdadeiro uso e b) o preço de venda do produto. (Feigenbaum,1961,p.1 apud MARSHALL JR, 2003, p.28)

  4. Conceitos de Qualidade A norma ISO 8402-94 define a qualidade como : (...) “conjunto das características de uma entidade que lhe conferem a aptidão para satisfazer necessidades exprimidas e implícitas”. (PILLOU, 2004) A norma ISO 9000:2000 é definida como uma “aptidão de um conjunto de características intrínsecas para satisfazer exigências”. (PILLOU, 2004)

  5. Sistema ISO 9000 A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão de qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão. A sigla "ISO" refere-se à International Organization for Standartization,, organização não-governamental fundada em 1947, em Genebra, Suíça, e presente atualmente em cerca de 157 países. A sua função é a de promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada.

  6. Sistema ISO 9000 Esta família de normas estabelece requisitos que auxiliam a melhoria dos processos internos, a maior capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade. Aplicam-se a campos tão distintos quanto materiais, produtos,processos e serviços.

  7. Evolução das Normas ISO 9000 ISO 9000:1987 ISO 9000:1994 ISO 9001:1994 ISO 9001:2000 A principal mudança foi a introdução da visão de foco no cliente. Anteriormente, o cliente era visto como externo à organização, e doravante passa a ser percebido como integrante do sistema da organização. A qualidade, desse modo, passa a ser considerada como uma variável de múltiplas dimensões, definida pelo cliente, por suas necessidades e desejos. Além disso, não eram considerados como clientes apenas os consumidores finais do produto, mas todos os envolvidos na cadeia de produção. ISO 9000:2005 ISO 9001:2008 As normas foram elaboradas por meio de um consenso internacional acerca das práticas que uma empresa deve tomar a fim de atender plenamente os requisitos de qualidade total. A ISO 9000 não fixa metas a serem atingidas pelas organizações a serem certificadas; as próprias organizações é quem estabelecem essas metas.

  8. Referências Bibliográficas LINZMAYER, E. Guia Básico para administração da manutenção hoteleira. 3 ed. São Paulo: Senac, 2004.

More Related