170 likes | 256 Views
Projeto O Processo para construção de valor para sua empresa .
E N D
Projeto O Processo para construção de valor para sua empresa Criado em 2009 na Amcham Belo Horizonte, o projeto tem como objetivo disseminar conteúdo diferenciado sobre a captação de recursos no Brasil por meio da reunião de empresas com perfil para a realização de IPO. Este ano foram cinco eventos regionais, durante os quais executivos das empresas dentro do perfil escolhido debateram com especialistas os desafios e obstáculos encontrados no processo de abertura do capital das empresas nos aspectos organizacional, financeiro e jurídico. A ampliação do programa para outras cidades tem como objetivo atender às companhias que se destacam em seus mercados, e que consideram abrir o capital para financiar suas estratégias de crescimento e resultados para custear aquisições ou expansão no mercado. Participaram mais de 250 empresas que têm como objetivo iniciar uma preparação para o processo de IPO em um prazo entre 24 e 36 meses. Introdução Perfil dos respondentes Resultados Conteúdo
Pesquisa Mercado de capitais: sua empresa está preparada? A pesquisa, uma parceria inédita entre Amcham-Brasil juntamente com Ernst & Young Terco, BM&FBOVESPA, Goldman Sachs, Totvs e Souza, Cescon, Barrieu & Flesch Advogados, apresenta percepções de presidentes e executivos-chave brasileiros sobre o grau de preparação das empresas no País para acessar o mercado de capitais e investidores diversos. O levantamento foi conduzido entre agosto e outubro de 2010, em cinco relevantes cidades do País (Recife, Goiânia, Porto Alegre, Curitiba e Campinas) com um total de 106 representantes de diversos segmentos, entre os quais se destacam os setores automotivo, químico e petroquímico, construbusiness, agronegócios, comércio atacadista, vestuário, tecnologia e bens de consumo. Conteúdo
Perfil dos respondentes • 70% dos cargos de confiança das empresas pesquisadas são compartilhados entre profissionais de mercado e membros da família ou ocupados por profissionais do mercado sob a presidência de membro da família. • Concentração de 46% entre R$ 101 e R$ 500 milhões de faturamento anual livre de impostos, tendo como base dezembro de 2009. • 30% possuem entre 1001 e 5000 colaboradores diretos. • 29% possuem entre 101 e 500 colaboradores diretos.
Mercado de capitaisSuaempresaestápreparada? Processos A empresa possui sistema de tecnologia ERP (Enterprise Resource Planning) para integração de áreas e processos? (operacional, financeiro e contábil) 63% dos respondentes apontam que já possuem um sistema integrado maduro, sendo que todas as regiões pesquisadas apresentam a mesma tendência. Base consolidada: 106 Quando questionados em pergunta aberta sobre os principais temas que estão na agenda da empresa pensando no crescimento dos negócios, os respondentes reforçam o tema dos processos e gestão como algo crucial: “melhoria na gestão de processos da empresa é fundamental”
Mercado de capitaisSuaempresaestápreparada? Recursos Quais os tipos de recursos que a empresa utiliza para alavancar seu crescimento? Entidades de fomento e bancos de varejo são os recursos que as empresas mais utilizam para alavancar os negócios. O grande risco está ligado ao fato de que esses recursos são fontes limitadas e geram impacto no endividamento total das empresas. Base consolidada: 106 Curitiba, Porto Alegre e Recife seguem a mesma tendência Brasil.Goiânia inverte o quadro: o endividamento padrão via bancos de varejo aparece com 52% e o financiamento via bancos/entidades de fomento (BNDES, BID, entre outros) com 33% das respostas. Campinas aparece com 35% para ambos os recursos.
Mercado de capitaisSuaempresaestápreparada? Endividamento Qual o percentual de endividamento na estrutura de capital da companhia em Dezembro de 2009? As cidades pesquisadas apresentam as mesmas variações do resultado consolidado – maior concentração entre 10% e 25% no período questionado. Porém, também existem tendências tanto para respostas abaixo de 10%, como acima de 50% de endividamento. Base consolidada: 106 Os resultados demonstram o contraponto das diferentes fases do crescimento das empresas pesquisadas e o acesso ao mercado de capitais, sendo que as empresas de Goiânia apresentam esses opostos de forma mais evidente, com 33% abaixo de 10%, e 30% acima de 50% do capital comprometido. 25% dos respondentes em Campinas apontaram acima de 50% do capital endividado.
Mercado de capitaisSuaempresaestápreparada? Índices financeiros e desempenho Quais os principais índices financeiros levados em consideração para avaliação do desempenho da empresa? Com relação aos principais índices financeiros para avaliação do desempenho das empresas, aparecem com destaque: crescimento de geração de caixa (EBITDA, da receita e da lucratividade (lucro líquido /receita bruta) – o que demonstra a preocupação com os custos pelos executivos Base consolidada: 292Questão de múltipla escolha • Destaque para os percentuais consideráveis de endividamento das empresas conforme slide anterior e o tema não ser apontado entre os três principais índices financeiros para avaliação do desempenho das empresas. • As regiões abordadas no estudo seguem as tendências dos dados consolidados.
Mercado de capitaisSuaempresaestápreparada? Índices não financeiros e desempenho Quais os principais índices não financeiros levados em consideração para avaliação do desempenho da empresa? Métricas de qualidade e avaliação da satisfação dos clientes ganham destaque entre os índices não financeiros. Apenas 8% apontaram a questão de habilidade no recrutamento e retenção de pessoas. As cidades pesquisadas seguem os mesmos índices, com destaque para Porto Alegre, onde credibilidade e experiência dos gestores fica acima dos resultados consolidados, com 19%. Base consolidada: 296Questão de múltipla escolha • O item qualidade do plano de negócios e a capacidade de ele ser executado, aparece empatado em segundo lugar com credibilidade e experiência dos gestores e marketshare, o que demonstra a preocupação dos executivos com o tema. • Com 5%, os indicadores para avaliação da marca não foram adicionados à lista dos principais índices, mas o assunto aparece de forma recorrente na agenda dos respondentes quando questionados em pergunta aberta sobre o crescimento dos negócios : “a necessidade de investimentos para a valorização da marca é grande”
Mercado de capitaisSuaempresaestápreparada? Crescimento Qual a perspectiva de crescimento de receita bruta projetada para os próximos 5 anos? Qual o histórico de crescimento de receita bruta da sua empresa nos últimos 5 anos? O crescimento apontado pelos executivos na sua grande maioria representa um percentual acima do projetado para o PIB Brasil em 2010 (entre 6% e 7%) e maior que o projetado para os próximos 5 anos (5,9%). Base consolidada: 106 Base consolidada: 106 • Na pergunta aberta sobre os principais temas que estão na agenda das empresas para o crescimento dos negócios, os respondentes deixam claro: “a estabilidade da economia brasileira trouxe um potencial enorme para crescimento” , “a estabilidade local e internacional ajudará muito”. *Segundo projeções do Banco Central e o estudo “Economia Brasileira em Perspectiva” produzido pelo Ministério da Fazenda
Mercado de capitaisSuaempresaestápreparada? Planejamento A empresa possui um plano estratégico estruturado e alinhado com toda a liderança? (considerar plano estratégico um documento comercial, de gestão e metas claras a serem cumpridas em um período acordado de tempo) Apesar do alto percentual (66%), os caminhos para elaboração de um planejamento estratégico eficiente e de longo prazo são desafiadores. Questionamentos como “o documento reflete o que será feito para atingir as taxas de crescimento sugeridas?” são alguns dos fatores que os executivos devem contemplar. • Todas as regiões pesquisadas seguem a tendência da base total. • Recife, com percentuais ainda maiores, apresentou 82% para “sim, possuem documento estruturado e alinhado”. Base consolidada: 106
Mercado de capitaisSuaempresaestápreparada? Abertura de Capital Em caso positivo, pensando na abertura de capital (IPO), qual é a perspectiva? A empresa cogita ou cogitou utilizar o mercado de capitais para financiar o seu crescimento? Base consolidada: 106 Base consolidada: 52 Entre os respondentes que pontuaram que não cogitam a abertura de capital, 50% afirmam que necessitam de mais informações sobre o tema para tomada de decisão • Campinas desponta com 65% dos executivos indicando que as empresas trabalham com a possibilidade de utilizar o mercado de capitais para financiar o crescimento • Curitiba e Goiânia são as regiões que apresentam maior percentual de respostas em relação a necessidade de mais informações (50% e 69% respectivamente).
Mercado de capitaisSuaempresaestápreparada? Em relação aos fundos de investimento: Apesar de fases diferentes, os dois principais resultados revelam que 61% dos executivos buscarão ou aprofundarão o entendimento sobre o papel dos fundos de investimento no processo de crescimento das empresas Base consolidada: 106 • A busca por mais informações / conhecimento vem à tona novamente e demonstra algo latente entre os respondentes. • As respostas dos executivos em Recife apontam um alto percentual de empresas que ainda não estudou a possibilidade - representando 41%. Goiânia apresenta dados ainda maiores (48%). As outras regiões seguem as mesmas tendências da base total.
Mercado de capitaisSuaempresaestápreparada? Vantagens Quais as vantagens que a empresa identifica para realizar a atração de fundos de investimento ou realizar a abertura de seu capital? As respostas foram unânimes em todas as regiões, sendo que o acesso ao capital para financiar o crescimento da empresa chega a 30% em Curitiba e 33% em Porto Alegre. Base consolidada: 253Questão de múltipla escolha • Em pergunta aberta sobre os principais temas na agenda dos executivos visando o crescimento dos negócios das empresas, a questão da governança corporativa aparece como um ponto recorrente e de atenção dos executivos: “concluir o processo de implementação da governança corporativa de forma consistente” , “melhorias na governança corporativa”