1 / 10

COMISSÃO (Sede: Bruxelas, Bélgica)

COMISSÃO (Sede: Bruxelas, Bélgica). A Comissão (1). A Comissão lato sensu (2). A Comissão stricto sensu (3). O colégio de comissários É constituído por comissários designados por cada estado-membro.

angus
Download Presentation

COMISSÃO (Sede: Bruxelas, Bélgica)

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. COMISSÃO (Sede: Bruxelas, Bélgica)

  2. A Comissão (1)

  3. A Comissão lato sensu (2)

  4. A Comissão strictosensu(3) Ocolégio de comissários É constituído por comissários designados por cada estado-membro. Entre os comissários, um deles desempenha a função de Presidente da comissão e outro, sob designação do Conselho, a função de Alto Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, sendo, por estatuto, um dos vice-presidentes. Os comissários, juntamente com o Presidente e o Alto Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, são actualmente 27, um por casa estado-membro. A partir de 1 de Novembro de 2014, o número de comissários será igual a dois terços dos estados-membros (= 18), salvo disposição em contrário, por unanimidade, do Conselho (TL art. 17º, nº 5).

  5. A Comissão strictosensu (4) Forma de constituição Em cada quinquénio, até seis meses após as eleições para o Parlamento Europeu, é empossada a Comissão. O modo de nomeação é o seguinte: 1º O Conselho Europeu, deliberando por maioria qualificada, propõe ao Parlamento o Presidente da Comissão. 2º O Parlamento Europeu elege (ou não) o Presidente designado, por maioria simples. 3º O Conselho, depois de aprovado pelo P. E. o Presidente e em concertação ele, tendo em conta as sugestões de cada estado-membro, adoptaa lista de candidatos para a Comissão e remete-a ao Parlamento Europeu. 4º O Presidente, o Alto Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança e os demais membros da Comissão são colegialmente sujeitos a um voto de aprovação do Parlamento Europeu. 5º Com base nessa aprovação, a Comissão é nomeada pelo Conselho Europeu, deliberando por maioria qualificada.

  6. Natureza e objectivos da Comissão (5) • A Comissão é uma instituição supranacional. • A Comissão promove o interesse geral da União Europeia, agindo em conformidade para a prossecução desse objectivo. • A Comissão vela pela aplicação dos tratados e do direito europeu em geral. • A Comissão tem a iniciativa de proposta para os actos legislativos da União Europeia. • A Comissão exerce as suas responsabilidades com total independência. • Salvo o disposto para o Alto Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, os membros da Comissão não solicitam nem aceitam instruções de nenhum Governo, instituição, órgão ou organismo. • A Comissão é responsável perante o Parlamento Europeu.

  7. A Comissão strictosensu (6) Competências do Presidente • Dirigir politicamente a Comissão. • Distribuir os pelouros pelos comissários. • Convocar e dirigir as reuniões semanais da Comissão. • Constituir grupos de trabalho. • Demitir os comissários (com o consenso dos restantes). • Representar a Comissão, interna e externamente (participa nos debates do Parlamento Europeu e tem assento no Conselho)

  8. A Comissão strictosensu (7) Competências da Comissão 1. Apresentação de propostas legislativas ao Parlamento e/ou ao Conselho. 2. Executar as políticas e gerir o orçamento da União Europeia. 3. Garantir a aplicação do direito comunitário e zelar pela respeito dos tratados (através do Tribunal de Justiça). 4. Representar a União Europeia ao nível internacional, com excepção da PESC, negociar acordos com países terceiros ou outras organizações internacionais. 5. Dirigir os serviços e toda a máquina administrativa e logística.

  9. Relações Institucionais e Estratégia de Comunicação Empresas e Indústria Justiça, Liberdade e Segurança Assuntos Administrativos, Auditoria e Luta Antifraude Transportes Sociedade da Informação e Meios de Comunicação Ambiente Assuntos Económicos e Monetários Política Regional Assuntos Marítimos e Pesca Programação Financeira e Orçamento Ciência e Investigação Educação, formação, cultura e juventude Alargamento Desenvolvimento e Ajuda Humanitária Fiscalidade e União Aduaneira Concorrência Agricultura e Desenvolvimento Rural Relações Externas e Política Europeia de Vizinhança Mercado Interno e Serviços Emprego, Assuntos Sociais e Igualdade de Oportunidades Comércio Energia Protecção dos Consumidores Multilinguismo Saúde A Comissão strictosensu (8) Pelouros (2004-2009)

  10. Comissão actual (9) Consultar: http://ec.europa.eu/commission_2010-2014/index_pt.htm

More Related