670 likes | 756 Views
TERRAS TEPUYES MONTANHAS ACHATADAS Parque Nacional de Canaima, constituído em 1962 e declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1994. Trata-se de uma área de 30 000 km², maior do que a Bélgica, o sexto maior parque do mundo, com dois bilhões de anos de existência. L I GUE O
E N D
TERRAS TEPUYES MONTANHAS ACHATADAS Parque Nacional de Canaima, constituído em 1962 e declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1994. Trata-se de uma área de 30 000 km², maior do que a Bélgica, o sexto maior parque do mundo, com dois bilhões de anos de existência. LIGUE O SOM
Os tepuyes vistos de longe. Verdadeiras mesas de pedra Para quem nunca ouviu falar dessas montanhas achatadas que se erguem no meio da floresta tropical, os tepuyes da Venezuela são formações únicas, mais antigas do que os dinossauros! Essas mesas de pedra são áreas intocadas, com paredes de mais de 700m de altura e que as mantiveram longe do alcance das pessoas, animais e vegetação, formando um lugar extremamente preservado.
Existem cerca de 14 grandes tepuyes no mundo, e todos estão em território venezuelano, exceto o Roraima, que faz divisa com Brasil, Guiana e - de novo - Venezuela.
Alguns tepuyes, como o Roraima ou o Auyan, chegam a ter mais de 20 km de largura, de uma ponta a outra. No Auyan, está o famoso Salto Angel, Cataratas Angel,nome nativo Parekupa-meru, gerado pela queda do rio Churún, no sudeste da Venezuela, próximo da fronteira Brasil-Guiana. É o mais alto do mundo, com 979m de altura (807m de queda sem interrupção), Seu nome é alusivo ao aviador americano James Crawford Angel, primeira pessoa a avistá-lo (18.11.1933).
E, se você tiver a oportunidade de um dia ir a um tepuye, não pense duas vezes. O lugar é a lua na terra. Falar desses lugares daria um livro, portanto vamos às imagens.