530 likes | 1.23k Views
Ministério de Casais. AS FINANÇAS DO LAR: Pensando em como lidar com o dinheiro para o bem da família. DINHEIRO o que é?. Na sociedade ocicental moderna dinheiro é um SÍMBOLO, geralmente paupável em uma cédula ou moeda.
E N D
Ministério de Casais AS FINANÇAS DO LAR: Pensando em como lidar com o dinheiro para o bem da família
DINHEIRO o que é?
Na sociedade ocicental moderna dinheiro é um SÍMBOLO, geralmente paupável em uma cédula ou moeda. Nada é em si, mas carrega diferentes significados, tanto para as pessoas que o possuem, como para as que não o tem.
Para o cristão dinheiro é uma responsabilidade. O cristão tem uma grande responsabilidade em relação ao dinheiro, uma vez que administra o que não lhe pertence. O cristão tem uma grande responsabilidade em relação ao dinheiro, uma vez que administra o que não lhe pertence.
Qual é a fonte de toda riqueza? Deuteronômio 8. 17-18 Não digas, pois, no teu coração: A minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas. Antes, te lembrarás do SENHOR, teu Deus, porque é ele o que te dá força para adquirires riquezas; para confirmar a sua aliança, que, sob juramento, prometeu a teus pais, como hoje se vê.
Salmo 35. 27 Cantem de júbilo e se alegrem os que têm prazer na minha retidão; e digam sempre: Glorificado seja o SENHOR, que se compraz na prosperidade do seu servo!
I Crônicas 29. 12 Riquezas e glória vêm de ti, tu dominas sobre tudo, na tua mão há força e poder; contigo está o engrandecer e a tudo dar força.
IDEIA DE MORDOMIA CRISTÃ Somos mordomos Administramos o que a nós tem sido confiado por Deus e . prestaremos contas da maneira como administramos os recursos dEle.
I Coríntios 4. 2 Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel.
COMO LIDAR COM O DINHEIRO PARA O BEM DA FAMÍLIA?
DIAGNÓSTICO: O casal precisa se perguntar Qual é a qualidade da nossa relação com o dinheiro?
A pergunta anterior deve preceder a seguinte: Qual a quantidade de dinheiro que possuímos?
Pensaremos na QUALIDADE da relação que estabelecemos com o dinheiro, visando o bem da família.
A relação com o dinheiro tem sido fonte de conflitos para muitos casais
Numa relação sadia com o dinheiro, os cônjuges se amam e usam o dinheiro, não o contrário.
Para lidar com o dinheiro, buscando o bem da família, o casal precisa agir.São necessárias atitudes de fé e prática
Princípio para as atitudes do casal: I Coríntios 10:31 Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.
Atitudes elementares: 1 – SER DIZIMISTA REGULAR E FIEL Crendo que tudo o que tem vem do Senhor e tendo uma vida consagrada a Ele, o cristão fica com 90% do que é de Deus, devolvendo-lhe 10%.
Gênesis 14. 20 E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus adversários nas tuas mãos. E de tudo lhe deu Abrão o dízimo. Lucas 18. 12 Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho. Malaquias 3.8 Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.
Ageu 1.6 Tendes semeado muito e recolhido pouco; comeis, mas não chega para fartar-vos; bebeis, mas não dá para saciar-vos; vestis-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o para pô-lo num saquitel furado.
2 – PLANEJAR O casal deve honrar TODOS os compromissos. Antes, deve assumir como despesa regular apenas o que couber em seu orçamento. Provérbios 19. 2 Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado.
3 – OFERTAR E DOAR São privilégios. Recebemos bençãos materiais de Deus e podemos auxiliar pessoas ou instituições a suprirem necessidades específicas e particulares. I João 3. 17-18 Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus? Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade.
2 – INVESTIR E POUPAR - poupar para eventualidades e/ou para realizar desejos mais caros; - investir em bens importantes para a família; - investir na família: bem estar; lazer; momentos de convivência; edificação espiritual; comunhão com a Igreja, etc.
QUANTO AS FINANÇAS DO LAR Algumas atitudes podem ser perigosas
1- A atitude das contas separadas; 2- A atitude do comandante; 3- A atitude de comprar amor; 4- A atitude de economizar para a hora do aperto;
5- A atitude 'deixa que eu pago'; 6- A atitude de ter várias contas correntes em vários bancos; 7- A atitude de ter vários cartões: de lojas; de bancos; etc; 8- A atitude de não deixar pai e mãe financeiramente;
9- A atitude de decidir sem o outro as questões financeiras; 10- A atitude de pensar que mais dinheiro pode promover a felicidade;
11- A atitude de ser fiador de alguém Provérbios 11.15 Quem fica por fiador de outrem sofrerá males, mas o que foge de o ser estará seguro. 17.18 O homem falto de entendimento compromete-se, ficando por fiador do seu próximo. 20.16 Tome-se a roupa àquele que fica fiador por outrem; e, por penhor, àquele que se obriga por estrangeiros. 22.26 Não estejas entre os que se comprometem e ficam por fiadores de dívidas. Hebreus 7.22 por isso mesmo, Jesus se tem tornado fiador de superior aliança.
QUANTO ÀS FINANÇAS DO LAR Algumas atitudes podem ser positivas
1- Não comprar por impulso; 2- Aprender a distinguir entre desejo e necessidade; 3- Adquirir o melhor que lhe for possível e não o que o outro possui; 4- Buscar comprar tudo à vista; 5- Ter várias poupanças com objetivos diversos;
6- Fazer vários orçamentos; 7- Ter listas para curto, médio e longo prazo (de compras, de necessidades, de desejos, etc.); 8- Anotar tudo que gasta; 9- Pagar tudo que deve, conforme o combinado; 10- Buscar a liberdade financeira.
Tanto Faz... Não Importa...
… desde que o casal seja UM também financeiramente. Gênesis 2. 24 Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.
Felipenses 4. 11 • Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. I Tessalonicenses 5. 18 Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.