1 / 38

AS FINANÇAS DO LAR: Pensando em como lidar com o dinheiro para o bem da família

Ministério de Casais. AS FINANÇAS DO LAR: Pensando em como lidar com o dinheiro para o bem da família. DINHEIRO o que é?. Na sociedade ocicental moderna dinheiro é um SÍMBOLO, geralmente paupável em uma cédula ou moeda.

aren
Download Presentation

AS FINANÇAS DO LAR: Pensando em como lidar com o dinheiro para o bem da família

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Ministério de Casais AS FINANÇAS DO LAR: Pensando em como lidar com o dinheiro para o bem da família

  2. DINHEIRO o que é?

  3. Na sociedade ocicental moderna dinheiro é um SÍMBOLO, geralmente paupável em uma cédula ou moeda. Nada é em si, mas carrega diferentes significados, tanto para as pessoas que o possuem, como para as que não o tem.

  4. Para o cristão dinheiro é uma responsabilidade. O cristão tem uma grande responsabilidade em relação ao dinheiro, uma vez que administra o que não lhe pertence. O cristão tem uma grande responsabilidade em relação ao dinheiro, uma vez que administra o que não lhe pertence.

  5. Qual é a fonte de toda riqueza? Deuteronômio 8. 17-18 Não digas, pois, no teu coração: A minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas. Antes, te lembrarás do SENHOR, teu Deus, porque é ele o que te dá força para adquirires riquezas; para confirmar a sua aliança, que, sob juramento, prometeu a teus pais, como hoje se vê.

  6. Salmo 35. 27 Cantem de júbilo e se alegrem os que têm prazer na minha retidão; e digam sempre: Glorificado seja o SENHOR, que se compraz na prosperidade do seu servo!

  7. I Crônicas 29. 12 Riquezas e glória vêm de ti, tu dominas sobre tudo, na tua mão há força e poder; contigo está o engrandecer e a tudo dar força.

  8. IDEIA DE MORDOMIA CRISTÃ Somos mordomos Administramos o que a nós tem sido confiado por Deus e . prestaremos contas da maneira como administramos os recursos dEle.

  9. I Coríntios 4. 2 Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel.

  10. COMO LIDAR COM O DINHEIRO PARA O BEM DA FAMÍLIA?

  11. DIAGNÓSTICO: O casal precisa se perguntar Qual é a qualidade da nossa relação com o dinheiro?

  12. A pergunta anterior deve preceder a seguinte: Qual a quantidade de dinheiro que possuímos?

  13. Pensaremos na QUALIDADE da relação que estabelecemos com o dinheiro, visando o bem da família.

  14. A relação com o dinheiro tem sido fonte de conflitos para muitos casais

  15. Numa relação sadia com o dinheiro, os cônjuges se amam e usam o dinheiro, não o contrário.

  16. Para lidar com o dinheiro, buscando o bem da família, o casal precisa agir.São necessárias atitudes de fé e prática

  17. Princípio para as atitudes do casal: I Coríntios 10:31 Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.

  18. Atitudes elementares: 1 – SER DIZIMISTA REGULAR E FIEL Crendo que tudo o que tem vem do Senhor e tendo uma vida consagrada a Ele, o cristão fica com 90% do que é de Deus, devolvendo-lhe 10%.

  19. Gênesis 14. 20 E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus adversários nas tuas mãos. E de tudo lhe deu Abrão o dízimo. Lucas 18. 12 Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho. Malaquias 3.8 Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.

  20. Ageu 1.6 Tendes semeado muito e recolhido pouco; comeis, mas não chega para fartar-vos; bebeis, mas não dá para saciar-vos; vestis-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o para pô-lo num saquitel furado.

  21. 2 – PLANEJAR O casal deve honrar TODOS os compromissos. Antes, deve assumir como despesa regular apenas o que couber em seu orçamento. Provérbios 19. 2 Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado.

  22. 3 – OFERTAR E DOAR São privilégios. Recebemos bençãos materiais de Deus e podemos auxiliar pessoas ou instituições a suprirem necessidades específicas e particulares. I João 3. 17-18 Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus? Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade.

  23. 2 – INVESTIR E POUPAR - poupar para eventualidades e/ou para realizar desejos mais caros; - investir em bens importantes para a família; - investir na família: bem estar; lazer; momentos de convivência; edificação espiritual; comunhão com a Igreja, etc.

  24. QUANTO AS FINANÇAS DO LAR Algumas atitudes podem ser perigosas

  25. 1- A atitude das contas separadas; 2- A atitude do comandante; 3- A atitude de comprar amor; 4- A atitude de economizar para a hora do aperto;

  26. 5- A atitude 'deixa que eu pago'; 6- A atitude de ter várias contas correntes em vários bancos; 7- A atitude de ter vários cartões: de lojas; de bancos; etc; 8- A atitude de não deixar pai e mãe financeiramente;

  27. 9- A atitude de decidir sem o outro as questões financeiras; 10- A atitude de pensar que mais dinheiro pode promover a felicidade;

  28. 11- A atitude de ser fiador de alguém Provérbios 11.15 Quem fica por fiador de outrem sofrerá males, mas o que foge de o ser estará seguro. 17.18 O homem falto de entendimento compromete-se, ficando por fiador do seu próximo. 20.16 Tome-se a roupa àquele que fica fiador por outrem; e, por penhor, àquele que se obriga por estrangeiros. 22.26 Não estejas entre os que se comprometem e ficam por fiadores de dívidas. Hebreus 7.22 por isso mesmo, Jesus se tem tornado fiador de superior aliança.

  29. QUANTO ÀS FINANÇAS DO LAR Algumas atitudes podem ser positivas

  30. 1- Não comprar por impulso; 2- Aprender a distinguir entre desejo e necessidade; 3- Adquirir o melhor que lhe for possível e não o que o outro possui; 4- Buscar comprar tudo à vista; 5- Ter várias poupanças com objetivos diversos;

  31. 6- Fazer vários orçamentos; 7- Ter listas para curto, médio e longo prazo (de compras, de necessidades, de desejos, etc.); 8- Anotar tudo que gasta; 9- Pagar tudo que deve, conforme o combinado; 10- Buscar a liberdade financeira.

  32. Quem cuida do dinheiro?

  33. Tanto Faz... Não Importa...

  34. … desde que o casal seja UM também financeiramente. Gênesis 2. 24 Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.

  35. Sugestão de planilha para organização das finanças do lar

  36. Felipenses 4. 11 • Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. I Tessalonicenses 5. 18 Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.

More Related