1 / 9

A Grécia Antiga I

A Grécia Antiga I. Os pais da Civilização Ocidental Franco de Souza Cabral. Características Geográficas. Localizada na Península Balcânica e cercada pelos Balcãs e Alpes Dináricos, o que os levou ao isolamento cultural por um bom tempo

aricin
Download Presentation

A Grécia Antiga I

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A Grécia Antiga I Os pais da Civilização Ocidental Franco de Souza Cabral

  2. Características Geográficas • Localizada na Península Balcânica e cercada pelos Balcãs e Alpes Dináricos, o que os levou ao isolamento cultural por um bom tempo • Apresenta solo pobre para a agricultura, o que os incentivou na prática do comércio • Conta também com uma boa quantidade de ilhas ao seu redor, o que lhes incentivou a praticar o comércio marinho. - O solo é extremamente montanhoso, o que levou ao isolamento das cidades em cidades – estado (pólis)

  3. Povoamento Grego • Povoada entre os anos 2000 a 1200 a.C. por povos indo – europeus, que subjugaram os pelágios (nativos), ma ilha de Creta. Os de maior destaque foram os aqueus. • Mais tarde no ano de 1700 a.C. os Eóliospara colonizar de Tróia, e um pouco depois, os jônios na região de Atenas • E finalmente por volta de 1200 a.C. chegam na região de Esparta os dórios,que já contavam com armas de ferro, além do abuso da violência que usavam contra inimigos de batalha. - Macetinho: Aquela coxinha com óleome deixou com em jôo e dor.

  4. Povoamento Grego • Antes da chegada dos dórios, a cidade de Micenas vinha conquistando o controle da península balcânica. • A principal concorrente era a ilha de Creta, e desta disputa entre Grécia e Creta, surge a lenda do “Minotauro”. (os reis de Creta eram chamados de “Minos”. • Os micênicos também se chocaram com a cidade de Tróia (a guerra de Tróia). A cidade também era conhecida como Ílion, inspirando o nome do poema de Homero: Íliada. • A hegemonia micênica só chegou ao fim com a chegada dos dóricos.

  5. Os Tempos Homéricos(séc.XII a.C. ao Séc. VIII a.C.) - Grande parte do que se conhece desta época, foi retratado nos poemas de Homero: A Ilíada (que conta a história da guerra de Tróia), e A Odisséia (que descreve as aventuras do herói grego Ulisses (ou Odisseu)). • A extrema violência dórica incentivou os povos que se concentravam na costa balcânica a se refugiarem para o interior balcânico, para a Ásia Menor e para as ilhas do Mar Egeu, esse fato ficou conhecido como a Primeira Diáspora Graga. • A primeira diáspora foi decisiva para a formação dos genos, que consistiam em populações isoladas nas áreas entre as montanhas, formando organizações familiares e comunitárias.

  6. Os Tempos Homéricos(séc.XII a.C. ao Séc. VIII a.C.) • Os genos apresentavam as seguintes características: • Sociedade igualitária • Economia coletiva • Poder religioso e militar patriarcal Era função do patriarca (paterfamiliias), fazer as orações diárias, interpretar a vontade dos deuses e de comandar a comunidade em casos de guerra. Logo, as classes sociais não eram divididas pela propriedade, mas pelo nível de parentesco com o patriarca.

  7. Os Tempos Homéricos(séc.XII a.C. ao Séc. VIII a.C.) • Apesar do aparente sucesso do novo sistema, ele só sería possível com pequenas populações, pois além de não suportar um crescimento demográfico muito acentuado (por ser familiar), e não apresentar uma grande produção agrícola. • A ausência da falta da terra e de comida levou a um maior rigor por parte dos patriarcas que expulsaram os revoltosos, outros síram por vontade própria. Esse processo ficou conhecido como Segunda Diáspora. • Se na primeira diáspora os gregos partiram rumo à Ásia Menor, na segunda diáspora, o principal destino foi o sul da Itália e o norte da África.

  8. Atividades • Por ordem de chegada na Grécia, cite os nomes dos povos Indo-europeus, e as cidades formadas por eles. 2) Quais foram as causas da primeira diáspora? Que consequencias ela causou? Qual foi sua importância na História? 3) Complete o texto abaixo: “Desses pequenos agrupamentos isolados – cujo o número de componentes, a princípio chegava a apenas algumas centenas- originou-se os _____, que possuía a seguinte estrutura: sociedade ______, economia _____ e poder religioso e militar _____.

  9. Atividades 4) “O expansionismo resolveu apenas momentaneamente a questão. A solução definitiva foi a repartição das terras, procedida pelo paterfamilias, que, obviamente, favoreceu seus parentes mais próximos, dando origem às desigualdades sociais.” O texto acima se refere a: a) Invasão micênica à Tróia b) Confronto violento dos dórios contra os gregos nativos c) Primeira e Segunda Diáspora d) Segunda Diáspora e fim dos Tempos Homéricos e) Trecho de um dos poemas de Homero 5) Com suas palavras descreva a Segunda Diáspora, e comente a importância de tal fato.

More Related