160 likes | 411 Views
Trabalho em Equipe e Gestão Colegiada. Profª Drª Eliana Aparecida Villa evilla@enf.ufmg.br. 29/04/2009. Trabalho em Equipe e Gestão Colegiada. Trabalho em equipe. estratégia de mudança do modelo em saúde articulação dos saberes e disciplinas participação dos trabalhadores
E N D
Trabalho em Equipe e Gestão Colegiada Profª Drª Eliana Aparecida Villa evilla@enf.ufmg.br 29/04/2009
Trabalho em Equipe e Gestão Colegiada Trabalho em equipe estratégia de mudança do modelo em saúde articulação dos saberes e disciplinas participação dos trabalhadores co-responsabilidade assistencial
Trabalho em Equipe e Gestão Colegiada Trabalho em equipe “independente da modalidade – pluri, multi, inter ou transdisciplinar – é a reunião de diversos profissionais em um trabalho integrado de equipe”. (Eribarry, 2003)
Trabalho em Equipe e Gestão Colegiada Trabalho em equipe Ação interdisciplinar Possibilidade da prática de um profissional se reconstruir na prática do outro, ambos sendo transformados para a intervenção na realidade em que estão inseridos.
Trabalho em Equipe e Gestão Colegiada Trabalho em equipe Modalidades equipe como agrupamento de agentes equipe como integração de trabalhos. (Peduzzi, 1998, 2001)
Trabalho em Equipe e Gestão Colegiada Trabalho em equipe Critérios de reconhecimento das equipes Comunicação entre os agentes do trabalho Projeto assistencial comum Trabalhos diferentes X trabalhos desiguais Flexibilidade da divisão do trabalho Autonomia técnica (Peduzzi, 19981)
Trabalho em Equipe e Gestão Colegiada Trabalho em equipe Trabalho coletivo que se configura na relação recíproca entre as múltiplas intervenções técnicas e a interação dos agentes de diferentes áreas profissionais. (Peduzzi, 1998).
Trabalho em Equipe e Gestão Colegiada Trabalho em equipe Dificuldades carência de profissionais mudança no compromisso dos gestores relações de mando e autoridade
Trabalho em Equipe e Gestão Colegiada Criação de sistemas de gestão que permitam a descentralização do poder, a autonomia da base no planejamento de metas de acordo com a demanda. (Campos, 1997)
Trabalho em Equipe e Gestão Colegiada Gestão Participativa autonomia dos trabalhadores formulação das diretrizes internas divisão do trabalho e das responsabilidades negociada entre os segmentos proposta assistencial consensual participação de todos os trabalhadores
Trabalho em Equipe e Gestão Colegiada Colegiado Gestor espaço de discussão e pactuação, representantes das categorias profissionais e das ESF discutir e deliberar problemas relativos à unidade exercer o gerenciamento participativo e democrático responsabilização pelas decisões tomadas (Guimarães, 2003).
Trabalho em Equipe e Gestão Colegiada Colegiado Gestor “o poder legal-administrativo está, ainda, muito presente nas instituições de saúde, mesmo naquelas que têm suas estruturas mais horizontalizadas.” (Cecílio, 1999)
Trabalho em Equipe e Gestão Colegiada Na saúde é imprescindível e urgente “negociar novos arranjos e novos vetores que tornem a organização um lugar mais leve e mais iluminado para quem nela trabalha e dela necessita.” (Cecílio, 1999)
Trabalho em Equipe e Gestão Colegiada Referências CAMPOS GW. Subjetividade e administração de pessoal. In: Merhy EE, Onocko R. Agir em saúde: um desafio para o público. São Paulo: Hucitec; 1997. p. 229-66. CAMPOS GW. Um método para análise e co-gestão de coletivos. São Paulo: Hucitec; 2000 CECÍLIO L.C.O. Autonomia versus controle dos trabalhadores: a gestão do poder no hospital. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 4 n. 2, p. 315-29, nov. 1999. IRIBARRY, I. N. Aproximações sobre a transdisciplinaridade Psicologia: Reflexão e Crítica, 16(3), 483-490, 2003. PAIM JS, ALMEIDA FILHO N. A crise na saúde pública e utopia da saúde coletiva. Salvador: Casa da Qualidade Editora; 2000 PAIM, J.S. A investigação em sistemas e serviços de Saúde. In: PAIM, J.S. Saúde política e reforma sanitária. Salvador: CEPS/ISC, 2002. p.435-44. PEDUZZI, M. Equipe multiprofissional de saúde: a interface entre trabalho e interação. Tese (Doutorado) - Faculdade de Ciências Médicas, 1998. PEDUZZI, M. Equipe multiprofissional de saúde: conceito e tipologia – atualização, Rev. Saúde Pública, v. 35, n.1, p.103-9, 2001.
Obrigada a todos! evilla@enf.ufmg.br