390 likes | 1.09k Views
Modo Indicativo. É o modo da certeza, empregado para indicar que algo seguramente acontece, aconteceu ou acontecerá. Ex: A Terra gira . Tempo: PRESENTE É empregado para: Exprimir um fato que ocorre no momento em que se fala – Agora está frio.
E N D
Modo Indicativo • É o modo da certeza, empregado para indicar que algo seguramente acontece, aconteceu ou acontecerá. Ex: A Terra gira. Tempo: PRESENTE É empregado para: • Exprimir um fato que ocorre no momento em que se fala – Agora está frio. • indicar ações ou estados permanentes ou exprimir uma verdade científica – A noite cai. – O Sol é uma estrela.
c) exprimir uma ação habitual, mesmo que não esteja sendo praticada no momento que se fala. – Não durmo tarde. d) tornar presente e dar vivacidade a fatos ocorridos no passado. – Em 1500, Cabral chega ao Brasil. e) Expressar um fato que ainda vai ocorrer mas que já é considerado como certo no momento que se fala. – Em julho viajo pra Campos.
PRESENTE (1ª conj.) (2ª conj.) (3ª conj.) falo vendo parto falas vendes partes fala vende parte falamos vendemos partimos falais vendeis partis falam vendem partem
Tempo: PRETÉRITO O pretérito, ou passado, se subdivide em três tempos: pretérito perfeito; pretérito imperfeito e pretérito mais-que-perfeito. • PRETÉRITO PERFEITO: Transmite a ideia de uma ação completamente concluída – Nas férias, ele viajou bastante.
PRETÉRITO IMPERFEITO: Expressa a ideia de: 1- uma ação habitual ou contínua – Perto de 300 a.C.apareceram as primeiras facas de bronze. 2- uma ação que vinha acontecendo , mas foi interrompida por outra ação – Ele tirava o carro da garagem quando começou a chover. 3- também é o tempo em que normalmente são narradas as histórias. Veja este trecho do conto “O príncipe sapo” – Há muitos anos um rei vivia feliz com sua linda filha num castelo perto de um bosque. A princesa gostava de brincar ali...”
PRETÉRITO MAIS-QUE-PERFEITO : expressa a ideia de uma ação ocorrida no passado e anterior a outra ação também passada – Quando a mãe percebeu, a criança já pusera o sapato na boca.
OBS: Este tempo é empregado também na forma composta - ...a criança já tinha posto o sapato na boca.
Tempo: FUTURO O futuro se subdivide em futuro do presente e futuro do pretérito. • FUTURO DO PRESENTE : indicar um fato que deve ocorrer após o momento em que se fala – Ele terminará o teste amanhã. Obs: O futuro do presente COMPOSTO é usado para indicar que uma ação futura estará terminada antes de outra – Antes de bater o sinal, ele terá terminado o teste.
FUTURO DO PRETÉRITO : expressa um fato futuro em relação a um momento passado – Ontem ele disse que dançaria hoje.
Podemos classificar os verbos em REGULARES e IRREGULARES.Agora, estudaremos os REGULARES. • não apresentam alterações no radical durante sua conjugação: