110 likes | 449 Views
VERBOS – Modo Indicativo e Subjuntivo Professora Vívian 7ª série. Imagine que, em um diálogo entre duas pessoas, uma delas fizesse a seguinte pergunta: “Como resolver esse problema?” Vamos supor que a outra pessoa desse uma destas três respostas: 1. Você mesmo encontrará uma solução.
E N D
VERBOS – Modo Indicativo e Subjuntivo Professora Vívian 7ª série
Imagine que, em um diálogo entre duas pessoas, uma delas fizesse a seguinte pergunta: “Como resolver esse problema?” Vamos supor que a outra pessoa desse uma destas três respostas: 1. Você mesmo encontrará uma solução. 2. Gostaria muito que você mesmo encontrasse uma solução.
Esse falante estaria usando formas de modos verbais diferentes para exprimir sua atitude em relação ao fato verbal. Assim: encontrará – atitude de certeza – indicativo encontrasse – atitude de desejo, hipótese, dúvida – subjuntivo Modo é, portanto, a flexão verbal que possibilita ao falante revelar sua própria atitude em relação ao fato expresso pelo verbo.
Tempo Verbal Se imaginarmos uma linha do tempo e tomarmos como referência o momento em que falamos (ou escrevemos), podemos subdividi-la em três partes para localizar a ocorrência de um fato: Passado – Presente – Futuro Veja, a seguir, os principais usos desses tempos, no modo indicativo.
Modo Indicativo Presente Esse tempo é empregado para exprimir fatos que ocorrem no mesmo momento em que o falante faz referência a ele, fatos habituais ou idéia de permanência. Ex: Um vento frio sopra lá fora e a cidade ainda dorme. Corro freqüentemente nesta avenida. Adoro chocolate.
Pretérito (passado) Pretérito Perfeito: exprime fatos totalmente concluídos antes do momento da fala. Ex: Fiz a prova ontem. Pretérito Imperfeito: usado em referência a um fato que não havia chegado ao final no momento em que outro fato ocorreu ou algo que ocorria com freqüência no passado. Ex: As estrelas ainda brilhavam, quando iniciamos a viagem. Ele corria freqüentemente nesta avenida.
Pretérito-mais-que-perfeito: faz referência a um fato totalmente concluído e que ocorreu antes de outro fato também já concluído. Ex: Quando ligamos a televisão, o jogo já terminara. Era tarde demais quando ele descobriu que ela se envenenara.
Futuro Futuro do Presente: exprime fatos cuja ocorrência localiza-se depois do momento da fala. Hoje à noite, haverá um debate entre os candidatos. Futuro do Pretérito: indica um fato futuro, mas relativo a um outro, no passado. Ele teria vencido, se lutasse com mais convicção.
Indique o tempo, modo, o número e a pessoa de cada uma das formas verbais destacadas nas frases abaixo (modo indicativo e subjuntivo): a) Digo o que penso. b) Não trataríamos de alguém como ele. c) Ninguém relatara nada a ela. d) Se ao menos você provasse... e) Queixava-se constantemente de que ninguém ali dava importância a ele. f) Pediste a verificação de teus projetos? g) Talvez eu faça a prova amanhã.