100 likes | 458 Views
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA !. Definir o que é filosofia nunca foi tarefa das mais fáceis. Qual é o idioma? Filosofia Philosophy Philosophie Filosofía Философия Φιλοσοφί α Mas afinal, o que isso quer dizer? Amor à sabedoria ^__^ v
E N D
Definir o que é filosofia nunca foi tarefa das mais fáceis...
Qual é o idioma? Filosofia Philosophy Philosophie Filosofía Философия Φιλοσοφία Mas afinal, o que isso quer dizer? Amor à sabedoria ^__^ v Será que isso basta pra entender o que é a filosofia e o que faz um filósofo?
E com a filosofia isso também acontece E cada filósofo vai pensar os problemas dessas áreas do seu jeito.
Podemos entender um filósofo pensando em algumas características do seu comportamento. Um filósofo costuma... Refletir Raciocinar (usar a RAZÃO) Duvidar Criticar Estar sempre insatisfeito Ter barba (se for grego) Não ter barba (se for francês) Mas imagino que acima de tudo um filósofo é um curioso!
Talvez a ASTRONOMIA seja uma boa maneira de despertar em nós a curiosidade. Você já pensou em como a sua existência é insignificante no universo? Como será que isso começou? Por que o mundo é assim? Essas são perguntas que as pessoas fazem há muito tempo. São problemas como esses que encantaram os primeiros amantes da sabedoria. (Agora é a hora de exibir um vídeo sobre o universo, mas como a porcaria do Power Point não suporta a formato do vídeo e o professor teve preguiça de converter o arquivo, vamos ter que abri-lo em outro programa. Aguarde por favor.) http://www.youtube.com/watch?v=yYnnUwvRIAI
Um coelho branco é tirado de dentro de uma cartola. E porque se trata de um coelho muito grande esse truque leva bilhões de anos para acontecer. Todas as crianças nascem bem na ponta dos finos pêlos do coelho. Por isso elas conseguem se encantar com a impossibiliadedo número de mágica a que assistem. Mas conforme vão envelhecendo, elas vão se arrastando cada vez mais para o interior da pelagem do coelho. E ficam por lá. Lá embaixo é tão confortável que elas não ousam mais subir até a ponta dos finos pêlos, lá em cima. Só os filósofos têm ousadia para se lançar nessa jornada rumo aos limites da linguagem e da existência. Alguns deles não chegam a concluí-la, mas outros se agarram com força aos pêlos do coelho e berram para as pessoas que estão lá embaixo, no conforto da pelagem, enchendo a barriga de comida e bebida: - Senhoras e senhores – gritam eles -, estamos flutuando no espaço! Mas nenhuma das pessoas se interessa pela gritaria dos filósofos. GAARDER, Jostein. O Mundo de Sofia. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. P. 31.