80 likes | 257 Views
As Correntes Pré-Sociológicas e a Sociologia na França :. Os Contra-Revolucionários : . De Maitre (1753-1821) . De Bonald (1754-1840) Socialismo Utópico : . Saint-Simon (1760-1825) Sociologia Positivista : . Comte (1798-1857) (como ‘física social’) . Durkheim (1858-1917).
E N D
As Correntes Pré-Sociológicas e a Sociologia na França: Os Contra-Revolucionários: . De Maitre (1753-1821) . De Bonald (1754-1840) Socialismo Utópico: . Saint-Simon (1760-1825) Sociologia Positivista: . Comte (1798-1857) (como ‘física social’) . Durkheim (1858-1917)
O otimismo de Saint-Simon com os rumos da sociedade o conduziu a formular um positivismo como método de estudo da sociedade. Luta contra os parasitas do Estado (Clero e Monarquia), que não eram produtivos como os industriais e os trabalhadores. Saint-Simon torna-se defensor de um Socialismo Utópico como forma de conquistar justiça social. Sociedade Os contra-revolucionários formularam sistemas Teocráticos de governo. A ordem social viria com a retomada do poder do Rei (dado por Deus), e com a monarquia e o Clero auxiliando este governo. Comte funda o positivismo como corrente da sociologia como método para se instalar a ordem social.
Saint-Simon (1760-1825) Sociedade Positiva Socialismo Utópico bem comum justiça social coesão social cooperação pelo trabalho satisfação das necessidades materiais e espirituais desenvolvimento moral comuna harmonia social trabalho para o bem comum desenvolvimento da indústria (sistema industrial) desenvolvimento cientifico
POSITIVISMO A sociedade é regida por leis naturais, invariáveis, independentes da vontade e da ação humanas. A primeira lei é que a sociedade tende a uma harmonia natural. A sociedade pode ser estudada com as metodologias das ciências naturais. As ciências sociais têm que estudar os fenômenos sociais com objetividade. Livre de pré-noções, preconceitos, de julgamentos de valor ou ideologias, ou seja, de forma neutra.
O objeto da sociologia é a história da espécie humana, (como foi, como é, como será). Como a humanidade chegou até o positivismo e como será o devir. O positivismo deve resolver a desordem da sociedade moderna, que por congregar duas ordens distintas: teológico-militar e científico-industrial se encontra sem ordem. Para isso toda a humanidade tem que compartilhar as mesmas crenças, ou seja, acreditar que o positivismo é a única forma de compreensão do mundo. O Positivismo de Auguste Comte (1798-1857)
O Positivismo de Auguste Comte (1798-1857) Formação de um poder espiritual dado pelos cientistas. A unidade da sociedade é feita pela crença na ciência positiva, que traz um desenvolvimento científico e industrial. O progresso do espírito humano é o desígnio da história. Essa história é uma só para toda a humanidade.