E N D
O Programa ATITUDE – Atenção Integral aos Usuários de Drogas e seus familiares – é coordenado pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH). O trabalho está alinhado com as ações do Programa Pacto pela Vida. O ATITUDE amplia as ações desenvolvidas, requalificando um conjunto de serviços com foco na prevenção e atendimento a usuários de álcool, crack e outras drogas, com atenção também direcionada aos parentes da pessoa atendida.
ATITUDE NA RUA • 03 equipes Aproximação de Rua • Carros adaptados para atendimento social. Equipe multidisciplinar com: psicólogos, assistentes sociais, educadores entre outros. • Objetiva a intervenção psicossocial e socioassistencial junto aos usuários de drogas, em especial àqueles em situação risco, de forma itinerante em espaços não convencionais (praças, escolas, bares, ruas, comunidades) promovendo, dessa forma, a sensibilização dos mesmos para encaminhamentos direcionados para rede SUS, SUAS e demais políticas setoriais. • Capacidade: 50 pessoas acompanhadas por equipe.
ATITUDE – ACOLHIMENTO E APOIO • Serviço com funcionamento 24 h, sendo um espaço de acolhimento a usuários de drogas e os seus familiares. Enfatiza a escuta psicossocial e socioassistencial como possibilidade de (re)estruturação de vínculos e ressignificação para novos modos de existir. • O Espaço realiza de Oficinas de Arte, Cultura, Reciclagem, Cidadania e ainda realiza articulação para inclusão do público atendido, em cursos profissionalizantes. • Capacidade: 30 pessoas diurnas, 10 pessoas pernoite (mais de 10 cômodos 02 quartos, 02 salas, espaços aberto, cozinha – 03 refeições, espaço de saúde e qualidade de vida)
ATITUDE ACOLHIMENTO INTENSIVO • Espaço de Acolhimento Intensivo – Nova unidade do programa ATITUDE com estrutura de área de lazer mini-campo de vôlei e futebol, piscina, lago, horta orgânica e salas de aula e oficinas. • Capacidade: 30 pessoas no regime intensivo 24h. • Serviço de Proteção Integral Intensivo 24h para usuários de drogas com vínculos familiares e comunitários rompidos. O tempo de estadia para as pessoas atendidas, varia de um a seis meses de acordo com o perfil do usuário. São desenvolvidas atividades de apoio psicológico, social, fortalecimento de vínculos afetivos, grupo com a família, grupo ecumênico, oficinas de esporte, arte cultura, horta orgânica, com foco na sua recuperação e reinserção social.
“O que se opõe ao descuido e ao descaso é o cuidado. Cuidar é mais que um ato; é uma ATITUDE. Portanto, abrange mais que um momento de atenção. Representa uma atitude de ocupação, preocupação, de responsabilização e de envolvimento afetivo com o outro.” (Leonardo Boff)