250 likes | 544 Views
Ecologia Educação Ambiental. Histórico. Ecologia. INTERAÇÃO Seres vivos. Meio Ambiente. Homem. Contribuição: filósofos gregos. Hipócrates. Aristóteles. Darwin. Relação tipo de bico e item alimentar. Ciência 1869. Fenômenos complexos. Sociologia. Meteorologia. Zoologia. Física.
E N D
Ecologia Educação Ambiental Histórico
Ecologia INTERAÇÃO Seres vivos Meio Ambiente Homem
Contribuição: filósofos gregos Hipócrates Aristóteles
Ciência 1869 Fenômenos complexos Sociologia Meteorologia Zoologia Física Genética Botânica Antropologia Pedagogia Biologia Geografia Matemática Estatística Química
2ª Guerra Mundial Ecologia Educação Ambiental Ambientalismo Ecólogo Ecologista Meio Ambiente Conhecimento Problemáticas Ambientais
“O livro“Primavera Silenciosa”,publicado, na década de 60, pela jornalista norte–americana Rachel Carson, já alertava sobre os efeitos danosos de inúmeras ações humanas sobre o ambiente. Histórico da Educação Ambiental 1968 - Reino Unido - Conselho para Educação Ambiental,reunindo mais de 50 organizações voltadas para temas de educação e meio ambiente.
1968: Roma • Consumo; • Reservas de recursos naturais não-renováveis • Crescimento da população mundial até meados do século XXI • Atividades industriais nos países ricos
Poluição • Destruição dos rios • Ar (gases venenosos e partículas tóxicas) • Uso abusivo e incorreto de fertilizantes • e biocidas (inseticidas, fungicidas, etc.) • Água e os solos • Espécies animais e vegetais (extinção)
Clube de Roma: • Conservação dos recursos naturais • Controle do crescimento populacional • Mudança radical: • mentalidade consumo e procriação. O homem deve examinar a si próprio, seus objetivos e valores. O ponto essencial da questão não é somente a sobrevivência da espécie humana, porém ainda mais a sua possibilidade de sobreviver sem cair em um estado inútil de existência (Reigota, 1998, p.13).
O.N.U 1972 Primeira Conferência Mundial sobre Meio Ambiente Humano (Estolcomo, Suécia) Brasil “milagre econômico” “a poluição é o preço que se paga pelo progresso”. O cidadão deve ser educado para a solução dos problemas ambientais.
Belgrado, Iugoslávia (1975):Programa Internacional de Educação Ambiental (P.I.E.A.) (Princípios e orientações sobre a Educação Ambiental) Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO*)em cooperação com oPrograma das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) MARCO DA EA Tibilissi (Geórgia, ex-União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) 1ª Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental (1977)
A Educação Ambiental deveria considerar o meio ambiente em sua totalidade, ser contínua, atingir todas as faixas de idade, ocorrer dentro e fora da escola e examinar as questões ambientais, locais e internacionais, sob um enfoque interdisciplinar. UNESCO e PNUMA: Congresso Internacional sobre Educação e Formação Ambientais Moscou, Rússia (1987) Análise das conquistas e dificuldades da Educação Ambiental em todo o mundo e traçadas as metas para a década de 90. 10 anos se passaram:
Ministério da Educação e Cultura (MEC),pronunciava-se sobre Educação Ambiental. • Brasil livros com temas dasCiênciasou daEcologiarotulados de Educação Ambiental. • Os cursos de treinamentos eram escassos, desse modo, os professores tinham dificuldades em ter acesso à informações sobre a Educação Ambiental.
Promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil em 1988: Capítulo especial - Meio Ambiente (Cap. VI) e um item específico sobre a Educação Ambiental (Art. 225, item VI) que diz: Cabe ao poder público promover a Educação Ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do Meio Ambiente.
Todavia, na prática pouco se fez... ·Inexistência de política definida para a Educação Ambiental ·Maioria dos professores querendo desenvolver atividades de Educação Ambiental, continuou sem receber materiais, treinamentos ou qualquer orientação para o assunto.
Eco 92 - Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento Re-orientar a Educação para o desenvolvimento sustentável, e falou-se sobre o analfabetismo ambiental. Em 1993, as instituições governamentais brasileiras adotaram como prioridade o investimento em treinamento e formação de profissionais na área de Educação Ambiental
1992 Conferencia sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, UNCED, Rio/92 Criação da Agenda 21 Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis FORUN das ONG’s- compromissos da sociedade civil com a Educação Ambiental e o Meio Ambiente. Carta Brasileira de Educação Ambiental. Aponta as necessidades de capacitação na área - MEC.
1994 Aprovação do Programa Nacional de Educação Ambiental PRONEA, com a participação do MMA/IBAMA/MEC/MCT/MINC Publicação da Agenda 21 feita por crianças e jovens em português -UNICEF.
1996 Novos Parâmetros Curriculares do MEC,nos quais está incluída a Educação Ambiental como tema transversal do currículo.
1997 I Conferência Nacional de Educação Ambiental.Brasília. ICNEA 1999 Aprovação da LEI 9.597/99que estabelece a Política Nacional de EA Programa Nacional de Educação Ambiental (PNEA)
2000 Curso Básico de Educação Ambiental a Distancia DEA/ MMA UFSC/ LED/ LEA 2002 Lançado o Sistema Brasileiro de Informação sobre Educação Ambiental e Práticas Sustentáveis (SIBEA)
OBRIGADUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU!!! E tchau!!!!!!