1 / 11

João é seu nome

João é seu nome. Ligue o som. Celebramos hoje a festa do nascimento de JOÃO BATISTA. É o único santo que a Liturgia celebra também a festa do nascimento (geralmente só o dia da morte...)

bly
Download Presentation

João é seu nome

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. João é seu nome Ligue o som...

  2. Celebramos hoje a festa do nascimento de JOÃO BATISTA. É o único santo que a Liturgia celebra também a festa do nascimento (geralmente só o dia da morte...) As Leituras bíblicas nos ajudam a compreender a grandeza de sua pessoa e de sua missão.

  3. Na 1ª Leitura,Isaías fala de um “Servo do Senhor” chamado por Deus desde o ventre da mãe "para levar luz e salvação a todas as nações."(Is 49,1-6) Nesse servo, os cristãos reconheceram sempre a imagem de Cristo. Mas João Batista também foi escolhido desde o seio de sua mãe e plenificado com a força de Deus, em vista de uma grande missão: preparar o caminho para Cristo, Luz das nações.

  4. Na 2ª Leitura, São Paulo mostra como Deus preparou o seu povo para a vinda do Messias e como João Batista cumpriu sua missão de “Precursor".(At 13,22-26) O Evangelho narra o nascimento do Precursor. (Lc 1,57-66.80) Mostra que com João iniciou uma nova era: Terminou o tempo das promessas e iniciou o tempo da realização. Deus cumpriu a sua palavra.

  5. O texto tem três partes: 1. Fala do NASCIMENTO do Batista: Mãe estéril e Pai mudo: "O nascimento de João Batista anuncia a chegada dos tempos messiânicos, nos quais a esterilidade se tornará fecundidade e o mutismo exuberância profética."(Oração oriental) Deus mostra como é grande o seu poder e gratuito o seu amor, tornando fecunda uma mulher estéril.

  6. * É uma explosão de ALEGRIA, que envolve a todos, os pais, os vizinhos... É sempre assim quando Deus entra na historia do homem. 2. O NOME de João: Entre os antigos, o nome era importante: indicava a pessoa, as suas qualidades, o seu destino... - Zacarias = Deus se recordou... - João = O senhor manifestou sua bondade...

  7. 3. Resumo da INFÂNCIA de João: - O Deserto, para Israel, relembrava o tempo decisivo da história... - No deserto, João Batista passa sua adolescência e juventude, preparando-se para a Missão: "Veio a Palavra do Senhor no deserto a João..."

  8. Exemplo de João: • 1. Profunda HUMILDADE: • aceita ser relegado a segundo plano • para que Jesus apareça melhor: • "Agora convém que Ele CRESÇA e que eu diminua." * Essa atitude questiona: -Anunciadores...que se colocam acima da mensagem... -Grupos...que se colocam acima do conjunto da Igreja... -Pessoasque se ligam ou desligam da Igreja, por causa daquele agente que as cativou ou as decepcionou... e Jesus fica de lado... -Comunidadesque zelam nas construções e não na Evangelização.

  9. 2. Viveu no DESERTO muito tempo no silêncio, oração, sobriedade * Anunciar Jesus é Missão muito séria, não se improvisa: quem evangeliza tem que se preparar com estudo e oração. É o mínimo que podemos fazer...

  10. A Liturgia dá o tom da grandeza de João Batista "Proclamamos hoje as maravilhas que operastes em São João Batista, precursor de vosso Filho e Senhor nosso, consagrado como o maior entre os nascidos de mulher. Foi o único dos profetas que mostrou o Cordeiro redentor. Batizou o próprio autor do Batismo... e derramando seu sangue, mereceu dar o perfeito testemunho de Cristo". (Prefácio)

  11. À procura de um NOME... Com o Lema: “Deus viu que tudo era muito bom” E o Tema: “Migração, Cultura e Vida nesse chão”, recordamos hoje no Brasil o "Dia do Migrante", que precisa deixar sua terra à procura de trabalho e de casa para morar, à procura de um NOME... Eles precisam da "Boa Nova" de uma vida melhor, sem precisar acampar ao longo das estradas ou buscar refúgio nas periferias. Reforma agrária justa e educação são algumas das Boas Notícias. Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS 24.06.2007

More Related