1 / 11

Língua Portuguesa Prof. Izabel Por que – Por quê – Porque – Porquê

Língua Portuguesa Prof. Izabel Por que – Por quê – Porque – Porquê. Por que / Por quê / Porque / Porquê: saiba usar!. Observe as seguintes frases: Por que o céu é azul? Por que alguns países vivem em guerra? Por que os bebês choram quando nascem? O que elas têm em comum?

Download Presentation

Língua Portuguesa Prof. Izabel Por que – Por quê – Porque – Porquê

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Língua Portuguesa Prof. Izabel Por que – Por quê – Porque – Porquê

  2. Por que / Por quê / Porque / Porquê: saiba usar! Observe as seguintes frases: Por que o céu é azul? Por que alguns países vivem em guerra? Por que os bebês choram quando nascem? O que elas têm em comum? Todas elas são perguntas diretas e empregam a expressão POR QUE no INÍCIO da frase. Separado e sem acento

  3. Agora observe as próximas frases: O céu é azul por quê? Alguns países vivem em guerra por quê? Os bebês choram quando nascem por quê? O que essas frases têm em comum? Qual a diferença entre essas frases e as três frases anteriores? Essas frases são perguntas diretas, como as três frases anteriores. Porém, POR QUÊ aparece no FINAL da pergunta e passa a ser tônico (forte). Daí a presença do acento. Separado e com acento

  4. Para resumir: Em perguntas diretas, emprega-se POR QUE (no começo da frase) ou POR QUÊ (no final da frase). Por que você não fez a lição? Por que é importante comer legume? Por que as colas grudam? Por que as pessoas morrem de fome no sertão? Maria não viajou por quê? Você não tem ido à aula por quê? José está aborrecido por quê? Eu não posso comer doce antes do almoço por quê?

  5. Observações: • A expressão POR QUE também pode aparecer no meio da frase. Quando isso ocorre, o POR QUE está como sinônimo de: • Por qual razão ou por qual motivo. • Não sei por que o João precisou sair correndo da festa. • Não se sabe por queos governantes tomam certas decisões. • Quero saber por quevocê tirou nota baixa, filho. • Pelo qual ou pelos quais / pela qual ou pelas quais. • O motivo por queJoão precisou sair correndo da festa não nos interessa. • A razão por queos governantes tomam certas decisões precisaria ser explicada. • A causa por quevocê tirou nota baixa me preocupa, filho!

  6. A expressão POR QUÊ também pode aparecer como sinônimo de por qual razão ou por qual motivo. Só que, nesse caso, a expressão sempre aparecerá no FINAL da frase, pois, como foi mencionado anteriormente, o QUE sempre recebe acento quando empregado no final da frase (por ter se tornado tônico). Exemplos: João saiu correndo da festa e nós ficamos sem saber por quê. (=por qual motivo, por qual razão) Minha mãe sempre diz que devo comer legumes, mas nunca me explicou por quê. Maria disse que não vai à festa, mas não me contou por quê. Separado e com acento

  7. Porque: causa ou explicação O termo porque é uma conjunção que estabelece relação de causa ou de explicação entre orações. Assim, o seu uso tem significado aproximado de “pois”, “já que”, “uma vez que”. Observe: Não fui viajar porque estava doente. Minha mãe não foi ao mercado porque não tinha dinheiro. Chegue cedo ao show, porque o estádio estará lotado. Abra a janela, porque o calor está insuportável. Junto e sem acento

  8. Curiosidade Embora pouco recorrente atualmente, a palavra PORQUE também pode ser empregada como conectivo que estabelece relação de finalidade entre orações. Veja as frases a seguir: Não faça mal a ninguém porque não façam a você. (= para que) Estudem porque aprendam. (= para que) Meus pais trabalham muito porque me deem boa vida. (= para que) Maria acordou cedo porque chegasse adiantada ao trabalho. (= para que)

  9. E finalmente... O termo PORQUÊ é sinônimo de “causa”, “razão”, “motivo”, “explicação”. Sendo um substantivo, deve vir precedido por artigo, numeral ou pronome adjetivo (determinantes do substantivo). Veja as frases abaixo: Não sei o porquê de tanta gritaria nesta casa! (artigo) Só tenho um porquê para contestar: minha conta foi bloqueada. (numeral) Havia vários porquês para a discussão entre os irmãos. (pronome adjetivo)

  10. Concluindo... Podemos sintetizar o emprego dos porquês da seguinte forma: • POR QUE • Perguntas diretas (começo da frase): Por quevocê está triste? • Sentido de “por qual motivo” ou “pelo (a/as) qual (is)”: Não sei por que tenho estado distraído ultimamente. • POR QUÊ • Perguntas diretas (final da frase): Você está triste por quê? • Sentido de “por qual motivo”: Tenho estado distraído ultimamente e nem sei por quê. PORQUE Conectivo que estabelece relação de causa ou explicação e de finalidade (menos usual) entre as orações: Leve o guarda-chuva, porque vai chover mais tarde. PORQUÊ Substantivo sinônimo de “causa”, “motivo”, “razão”. Como tal, geralmente é precedido por artigo, podendo também ser precedido por pronome adjetivo ou numeral: Eu ainda não sei o porquê disso tudo!

  11. Exercícios de fixação Complete as frases a seguir usando por que, por quê, porque ou porquê. 1 – Quero saber ***** Mariana está tão chateada hoje. 2 – João perguntou para a esposa o ***** de a conta do cartão de crédito ter sido tão alta. 3 – ***** será que há tanta miséria no mundo? 4 – Minha mãe brigou comigo hoje e eu nem sei *****. 5 – Os homens gostariam de saber o ***** de as mulheres gostarem tanto de bolsas e sapatos. 6 – São ásperos os caminhos ***** passei. 7 – A menina não foi ao baile ***** não tinha um vestido bonito. 8 – Todos lutamos ***** haja justiça social. 9 – Pedro cancelou a reunião *****? 10 – O túnel ***** deveríamos passar desabou ontem.

More Related