100 likes | 215 Views
Reuniões Atraentes. 7. Uma língua que encoraja. O líder de célula edifica com sua boca, criando assim uma atmosfera de comunhão. Seu objetivo é desenvolver, edificar e nesse processo, transformar seus ouvintes.
E N D
Reuniões Atraentes 7 Uma língua que encoraja
O líder de célula edifica com sua boca, criando assim uma atmosfera de comunhão. Seu objetivo é desenvolver, edificar e nesse processo, transformar seus ouvintes. INFLUÊNCIA“A extensão e expressão de nossa influência sobre outros dependem da profundidade de nossa preocupação pelos outros.
A BOA COMUNICAÇÃO Você sempre poderá encontrar alguma coisa boa em cada resposta. O fato de o membro ter se arriscado a falar é positivo. Dê crédito à pessoa em cada oportunidade. Encoraje a pessoa que deu a opinião, mesmo que não possa endossá-la por completo. Agradeça à pessoa o comentário, esteja ele certo ou errado. TRÊS MANEIRAS CERTAS DE REAGIR A UMA RESPOSTA ERRADA. 1º - “Acho que não me expressei claramente – o que eu realmente estou perguntando é...” 2º - “Esta é uma ilustração do que quero dizer...” 3º - “Hum. E o que os demais pensam?
Nunca rejeite totalmente uma opinião. Busque uma maneira de explorar o que a opinião tem de bom.Confirme a pessoa que deu a opinião, mesmo que você não concorde inteiramente com ela.
LIDANDO COM O FALANTE O líder de célula é o porteiro, o protetor do rebanho, e precisa saber que se ele permitir que uma pessoa domine a reunião, a liberdade de expressão de outros membros será comprometida. Lidar com falantes provavelmente é o maior desafio nas reuniões de célula. Os líderes de célula não devem dominar o grupo porém, isso também significa que um ou dois membros do grupo não devem dominá-lo.
PRÁTICAS QUE PODEM AJUDAR A SUPERAR ESSE PROBLEMA. • Sente-se ao lado do falante para que haja menos comunicação visual entre vocês. • Peça às outras pessoas que dêem suas opiniões. • Redirecione a conversa para outras pessoas quando o falante fizer uma pausa. • Fale diretamente para a pessoa. • Se o problema persistir, fale com a pessoa que está diretamente acima de você. (Ex: Supervisor, Pastor de congregação) • Peça à pessoa para ajudá-lo a fazer com que haja mais participação do grupo. • Explique claramente a regra de que ninguém poderá falar uma segunda vez até que cada um tenha tido a oportunidade de falar pela primeira vez.
MANTENHA AS LINHAS DA COMUNICAÇÃO ABERTAS. Toda família briga. A questão é, ela briga de modo justo? O retraimento não é uma opção. Nem a fofoca ou calúnia. A única saída é aproximar-se calmamente da pessoa que o ofendeu, fazer a ela boas perguntas para averiguar suas ações e motivos, e dar ou receber perdão conforme a situação. Se você não puder prosseguir, peça a alguém outro para ajudá-lo a resolver a questão.
O apóstolo Paulo enfrentou conflitos nas igrejas que fundou. Ele exortou duas pessoas na igreja em Filipos a fazer as pazes entre si: “O que rogo a Evódia e também a Síndique é que vivam em harmonia no Senhor” (Fp 4.2) Qual é a melhor maneira de lidar com pessoas em conflito? 1º - Reconhecer o problema. 2º - Ore. 3º - Converse em particular com cada parte ofendida. 4º - Leve as pessoas a ouvirem umas às outras. 5º - Inclua apenas as pessoas afetadas.
COMUNICAÇÃO SEM BARREIRAS “E consideremos uns aos outros para nos incentivarmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia” (Hb 10.24,25).
DICAS DE COMUNICAÇÃO QUE DESENVOLVEM A COMUNHÃO. • Demonstre que se importa desde o instante em que alguém entra na sala. • Reaja com entusiasmo às pessoas durante toda a reunião. • Ore pelos membros de sua célula durante a semana. • Esteja atento a qualquer necessidade material e procure supri-la. • Compartilhe parte de sua própria vida com eles. • Faça contato com eles fora da reunião do grupo.