120 likes | 208 Views
ALINHAMENTO ESTRATÉGICO DA GESTÃO DAS OPERAÇÕES EM CADEIAS DE SUPRIMENTO. Prof. Dr. Marcos Ricardo Rosa Georges. INTRODUÇÃO.
E N D
ALINHAMENTO ESTRATÉGICO DA GESTÃO DAS OPERAÇÕES EM CADEIAS DE SUPRIMENTO Prof. Dr. Marcos Ricardo Rosa Georges
INTRODUÇÃO Este projeto de pesquisa visa discutir como deve ser planejada e executada a gestão das operações nas empresas a partir de uma percepção estratégica mais ampla, compreendendo que a empresa pertence a uma cadeia de suprimentos e que, a cadeia de suprimento como um todo, deve buscar a máxima eficiência operacional sentido a obtenção de fatores de diferenciação que propiciem ao produto fornecido por esta cadeia de suprimento, maiores condições de motivar o consumidor a comprá-los.
CADEIAS DE SUPRIMENTO Cadeias de Suprimento é um arranjo temporário de diversas empresas que se organizam para conjuntamente produzir e oferecer ao mercado um determinado produto. A Administração da Cadeia de Suprimentos abrange o planejamento e o gerenciamento de todas as atividades envolvidas no fornecimento e aquisição, na transformação, e em todas as atividades logísticas. Exige a coordenação e colaboração de todos os elos de modo a integrar o fornecimento e a demanda entre e através de todas as empresas que a compõe.
CADEIAS DE SUPRIMENTO A Administração da Cadeia de Suprimentos é uma função integradora com a responsabilidade principal de integrar as principais funções das empresas e seus processos de negócio em um modelo de gestão coeso e de alto desempenho.
CADEIAS DE SUPRIMENTO A competição não se dá mais entre empresas, mas sim entre cadeias de suprimento. O planejamento e gestão das operações devem ser concebida a partir de uma orientação estratégica mais ampla derivada da estratégia competitiva adotada pela cadeia de suprimentos. Não adianta cada empresa elaborar sua estratégia e acreditar que o resultado será uma cadeia de suprimentos eficiente e competitiva. É necessário alinhar as estratégias de cada empresa em prol de uma orientação estratégica comum adotada pela cadeia de suprimentos e, a partir deste ponto, planejar a gestão das operações da empresa.
ALINHAMENTO ESTRATÉGICO O Alinhamento Estratégico da Cadeia de Suprimentos é um modelo simples e poderoso no sentido de dar uma orientação comum às empresas pertencentes a cadeia de suprimento. Permite, de modo simples, integrar a estratégia competitiva adotada pela cadeia de suprimentos à gestão de operações adotada por cada empresa. O Alinhamento Estratégico é feito a partir do reconhecimento do tipo de mercado que a cadeia de suprimentos está atuando, podendo ser um mercado com Alta Incerteza Implícita de Demanda ou um mercado com Baixa Incerteza Implícita de Demanda.
ALINHAMENTO ESTRATÉGICO A partir destas definições há uma zona de alinhamento que orienta a definição da estratégia da gestão das operações das empresas em prol de uma estratégia competitiva comum da cadeia de suprimentos.
GESTÃO DAS OPERAÇÕES A Gestão das Operações compreende a Produção e a Logística em todos os níveis, do estratégico ao operacional, e também as demais funções adjacentes, como qualidade, compras e sistema de informação. Em específico, neste trabalho, a gestão das operações é composta pelas atividades de Estoque, Localização, Transportes, Produção e Informação, que devem ser orientadas segundo o alinhamento estratégico da cadeia de suprimentos, como ilustra a figura 3 a seguir.
RESULTADOS Embora preliminares, é possível esboçar um quadro que ilustra as decisões a serem tomadas para planejar cada área da gestão das operações segundo a orientação estratégica derivada do alinhamento estratégico da cadeia de suprimentos.