1 / 13

Jornadas de S. Paulo no Centro Social Nossa Senhora de Fátima, Estoril, Galiza 2008-09

Jornadas de S. Paulo no Centro Social Nossa Senhora de Fátima, Estoril, Galiza 2008-09. Jornadas III. Centro Social Nª Sra. de Fátima | Bairro Novo do Pinhal, nº 11 D e E – Galiza 2765-343 ESTORIL

Download Presentation

Jornadas de S. Paulo no Centro Social Nossa Senhora de Fátima, Estoril, Galiza 2008-09

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Jornadas de S. Paulo no Centro Social Nossa Senhora de Fátima, Estoril, Galiza2008-09 • Jornadas III Centro Social Nª Sra. de Fátima | Bairro Novo do Pinhal, nº 11 D e E – Galiza 2765-343 ESTORIL Tel.: 21 468 99 20 | Email: galiza.centrosocial@gmail.com | http://www.salesianas-por.net/galiza/index.html

  2. Gálatas 1, 11-24 por quê? Por quê?

  3. Jesus Cristo revela-se a Paulo “O Evangelho que por mim foi anunciado, não o conheci à maneira humana, pois eu não o recebi nem aprendi de homem algum, mas por uma revelação de Jesus Cristo.”

  4. Excesso de Paulo nozelo pela Lei “Com que excesso perseguia a Igreja de Deus e procurava devastá-la; e no judaísmo ultrapassava a muitos compatriotas da minha idade, tão zeloso eu era pelas tradições de meus pais”

  5. «Deus escolheu-me desde o seio de minha mãe»

  6. "Quando aprouve a Deus revelar o seu Filho em mim, para que o anuncie entre os gentios, não fui consultar criatura humana alguma"

  7. Depoisda revelação partiu para a Arábia “nem subi a Jerusalém para ir ter com os que se se haviam tornado Apóstolos antes de mim. Parti, sim, para a Arábia e voltei outra vez a Damasco.”

  8. Pedro e Paulo “A seguir, passados três anos, subi a Jerusalém, para conhecer Cefas, e fiquei com ele quinze dias.”

  9. Síria * Cilícia * Judeia “Seguidamente, fui para asregiões da Síria e da Cilícia. mas não era pessoalmente conhecido das Igrejas de Cristo que estão na Judeia.

  10. Paulo anuncia o Evangelho Na Judeia, os cristãos apenas tinham ouvido dizer: “Aquele que antes nos perseguia, anuncia agora como Evangelho a fé que outrora devastava.” E, por causa de mim, glorificavam a Deus.

  11. Que zelo era esse pelas tradições dos antepassados? A observância da Lei ou Pentateuco, sempre a ser actualizada = tradições orais e escritas tão importantes quanto a Lei Por ela, como fariseu, Paulo estava disposto a tudo em defesa da fidelidade a Deus, tão fundamental para a vida do seu Povo. Como é que os cristãos estavam a desprezar a Lei e as respectivas tradições? Em Jerusalém, havia dois grupos de cristãos: os Helenistas e os Hebreus. Ambos eram Judeus convertidos a Cristo mas oriundos de lugares diferentes. Os Helenistas (como Estêvão) defendiam que o culto, praticado no templo e regulamentado pela Lei, já não fazia sentido depois da morte redentora de Cristo.

  12. Para eles, o perdão dos pecados, que se procurava obter pelos sacrifícios oferecidos no templo, tinha sido alcançado, definitivamente e para toda a humanidade, por Jesus C., na sua morte e ressurreição. Para a salvação bastava a fé em Jesus Messias. E baseavam-se nas próprias palavras de Jesus (Mc 14,58; Jo 2, 21s). Assim foi Estêvão acusado de “falar contra este Lugar Santo e contra a Lei”. E por isso o mataram (Act 7). Foi quando os outros helenistas cristãos tiveram de fugir de Jerusalém. Mas não abandonaram as suas convicções. Saulo saíra em perseguição deles mas acabou por chegar a Damasco como cristão… Razão tinham os cristãos da Judeia para glorificar a Deus: não só pela vitória sobre o fanatismo de Paulo mas por tantas outras maravilhas, entretanto operadas por meio dele no anúncio da fé…até hoje…

  13. Vamos rezar o Salmo 30 - de confiança em Deus, no meio das provações, como aquelas por que passaram Jesus e Estêvão. Em Vós, Senhor, me refugio, jamais serei confundido, pela vossa justiça salvai-me. Inclinai para mim os vossos ouvidos, apressai - Vos em libertar-me. Sede a rocha do meu refúgio e a fortaleza da minha salvação, porque Vós sois a minha força e o meu refúgio, por amor do vosso nome, guiai-me e conduzi-me. Livrai-me da armadilha que me prepararam, porque Vós sois o meu refúgio. Em vossas mãos entrego o meu espírito, Senhor, Deus fiel, salvai-me.

More Related