1 / 7

Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)

Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

callia
Download Presentation

Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Centro de Controle de Zoonoses(CCZ) • Definição- Instituição municipal vinculada ao órgão de saúde local, interligadas através de uma coordenação estadual do Sistema Único de Saúde, coordenadas pelo Ministério da Saúde.- Os CCZs constituem as bases operacionais destinadas ao controle das populações animais devendo ter uma estrutura administrativa compatível com os programas desenvolvidos.- A implantação e/ou implementação de CCZs municipais com recursos da União se dá através da elaboração de Projeto Técnico pela Secretaria Municipal de Saúde, encaminhado à Presidência da FNS

  2. Objetivos do CCZ • Controlar os animais domésticos, silvestres e exóticos visando a prevenção das zoonoses onde esses animais possam atuar como reservatórios, portadores e/ou transmissores e vetores; • Controlar espécies animais sinantrópicas para a prevenção das zoonoses e para evitar incômodos que possam causar à população • Detectar e atuar nos focos de zoonoses visando romper o elo de transmissão animal/homem; • Executar ações de vigilância epidemiológica;

  3. Objetivos do CCZ • Controlar os animais peçonhentos, com exceção dos ofídios, quando estes causam danos à população; • Atuar em trabalho de educação em saúde para zoonoses; • Integrar as diferentes instituições visando a atuação conjunta no sentido de proceder a identificação e o controle permanente das zoonoses incidentes e prevalentes; • Envolver as Universidades em atividades relacionadas à pesquisa e capacitação de recursos humanos.

  4. Capacidade Operacional de um Centro de Controle de Zoonoses - A capacidade do CCZ deve ser estabelecida levando-se em consideração os seguintes fatores: • população humana existente e animal estimada a serem atendidas • espécies animais, zoonoses incidentes e/ou prevalentes a serem controladas e população envolvida em acidentes com animais; • reservatórios, vetores e animais peçonhentos a serem controlados.

  5. Áreas de Trabalho de um Centro de Controle de Zoonoses * Controle de Grandes e Pequenos Animais * Apreensão de Animais • Este serviço tem sido necessário como medida educativa para estimular os proprietários de animais soltos em vias públicas à responsabilidade, como parte de um programa de controle de doenças (zoonoses) • O serviço de captura, transporte e manutenção de animais no CCZ é caro. Requer pessoal treinado, equipamentos específicos, veículos adequados e canil construído para tal fim.

  6. Áreas de Trabalho de um Centro de Controle de Zoonoses • Esses funcionários devem ser treinados e supervisionados por Médicos veterinários ligados à Saúde Pública. O treinamento deve incluir a captura e o manejo humanitário dos animais; devem entender e serem capazes de esclarecer à comunidade a importância desse trabalho. Devem receber instruções sobre o manejo de animais suspeitos de Raiva e receber o tratamento Pré-exposição.

  7. de rotina: elaborar roteiros periódicos capazes de incluir toda a área urbana e percorrer com maior frequência as áreas de risco, indicadas pelo serviço de Epidemiologia e Estatística, visando diminuir as agressões às pessoas, acidentes nas vias públicas, etc; • em controle de foco: intensificar a captura de cães e gatos nas áreas de foco de Raiva e Leishmaniose, visando a quebra no ciclo de transmissão da doença.

More Related