1.42k likes | 1.59k Views
Prof. João Beauclair Conferencista e palestrante internacional sobre temas educacionais e psicopedagógicos em diversos congressos, eventos e fóruns. Arte-educador, Escritor, Psicopedagogo, Mestre em Educação. www.profjoaobeauclair.net joaobeauclair@yahoo.com.br. “Sentipensar”:. novos modos
E N D
Prof. João Beauclair Conferencista e palestrante internacional sobre temas educacionais e psicopedagógicos em diversos congressos, eventos e fóruns. Arte-educador, Escritor, Psicopedagogo, Mestre em Educação. www.profjoaobeauclair.netjoaobeauclair@yahoo.com.br
“Sentipensar”: novos modos de ser e estar na escola, na família, nas instituições.
Abraçar:novas idéias,novos desejos,novos movimentos,novos entusiasmos,novas motivações...
Abraçar... Novos pensamentos...novos sentimentos...Sentipensar...
Meu desejo maior nesta nossa manhã é este:abraçarmos juntos a alegria da vida, numa dimensão maior de nossa existências: amar o aprender e o ensinar... Sentipensar....
Nosso legado....vamos ver, olhar com atenção, para Sentipensar....
1- Sentipensar: do que se trata?2- Desafios de nosso tempo: uma síntese necessária.3- Contribuições da Psicopedagogia: a possibilidade do (re)encontro.4- Novos modos de ser e estar nas escolas, nas famílias e nas instituições ou uma (res)significação do já vivido? 5- Apontamentos para uma conclusão em aberto.
Os papéis da Escola, da Família e da Educação Nos últimos tempos, muita discussão a este respeito. Discute-se sobre: • funções e papéis de cada um; • o tempo; • o tempo de fazer; • o tempo de executar; • discute-se o tempo do ter; • falta-nos o tempo do Ser.
Mansidão,afabilidade de doçura nas relações humanas: o resgate necessário a partir das instituições.
Pilares da UNESCO para a Educação no Século XXI. Aprendizagem ao longo da vida: Aprender a SER, Aprender a FAZER, Aprender a CONHECER, Aprender a CONVIVER.
O quinto pilar da Educação para o século XXI: Aprender a amar
APRENDER AMAR “O que está no início, o jardim ou o jardineiro? É o segundo. Havendo um jardineiro, cedo ou tarde, um jardim aparecerá. Mas um jardim, sem um jardineiro, cedo ou tarde desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro.” Rubem Alves, Folha de São Paulo, p.3, 27 de maio 1998.
De onde falo? Quem eu sou? O que penso? Como me situo? O que eu tenho feito?
APRENDER & ENSINAR É ACREDITAR NA EDUCAÇÃO COMO AÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DAS PERSPECTIVAS E POTENCIALIDADES HUMANAS.
Meta maior:A vivência da amorosidade, compreendida como estratégia subjetiva que amplia os valores humanos da paz, do amor, da verdade, da açãocorreta e da não-violência .
Contextos permeados e atravessados por novas relações afetivas.Construir uma cotidianidade de mansidão e afabilidade. Ampliar perspectivas de crescimento pessoal para ensinantes e aprendentes
O desafio de humanizar o humano, deve ser enfrentado com a coletiva construção de estratégias significativas à sensibilização de corações & mentes
É vital nos determinarmos com coragem, força, tempo e energia, para que seja possível a alegria da autoria, no cotidiano de nossas vidas!
sexta-feira, 30 de outubro de 2014 - 17:52 Enfrentamento aos desafios do tempo PRESENTE...
Cada dia que passa fica mais difícil para o mundo aceitar as dificuldades de alguns. A idéia da globalização traz consigo a ilusão de que todos são iguais e, com isso, a diferença salta aos olhos e faz com que as dificuldades sejam pouco aceitas.
GlobalizaçãoUma breve contemplação do “artificial”...
Educar nas Diferenças Como Ensinantes do Presente, nosso momento é o de fazer uma sensível leitura do mundo e de todas as suas transformações!!!
O Grande Desafio é entender: - O que está acontecendo no mundo atual?
Estamos respeitando o Tempo dos nossos Aprendentes?E o Nosso Tempo?
O que é essencial e o que é fundamental? Essencial: é tudo aquilo que você não pode deixar de ter: felicidade, amorosidade,lealdade,amizade... Fundamental : é tudo aquilo que o ajuda a chegar ao essencial. Trabalho não é essencial é fundamental.
SER ENSINANTE DO PRESENTE É SER UM PROFISSIONAL DA INCOMPLETUDE Responsável por promover aberturas que possibilitem novos desdobramentos para quem pensa, ACREDITA e faz educação, POS AFINAL ENSINAR É ACREDITAR!!!
DIVIDIMOS O IMPOSSÍVEL Somos profissionais do impossível. O Impossível entre o homem e o mundo. Existe uma distância: se não houvesse, não haveria Educação. Por isso nós estamos aqui... discutindo e buscando.
É hora de (re)pensar nossas atividades como ensinantes... Compreender nossas motivações...
Ensinante... Você já se perguntou por que os seus aprendentes reagem de maneira diferente diante das diversas atividades propostas em nossas vidas? Quem são os nossos aprendentes hoje?
Qual a nossa concepção de ensino, de aprendizagem, de construção de sujeito, de desenvolvimento humano, que fundamenta nossas ações e práticas com crianças e jovens hoje? Onde estamos? Para onde vamos?
O Olhar Subjetivo A capacidade de perguntar é construída na relação com o outro (ensinante-aprendente). Olhar o que o aprendente já possui e não o que lhe falta. Olhar a relação daquele sujeito com o saber e suas construções. Fazer uso de uma escuta sensível. Adaptar e individualizar sempre. Compreender as diferentes histórias.
“... Você verá que é mesmo assimque a história não tem fimcontinua sempre que você responde sim a sua imaginaçãoa arte de sorrircada vez que o mundo diz não...”
Educar....sempre... Eduquemos sempre com princípios. Isso significa assumir responsabilidades por nossas ações. Saber onde queremos chegar e o COMO chegar.
Prezados professores,“Sou sobrevivente de um campo de concentração. Meus olhos viram o que nenhum homem deveria ver: câmaras de gás construídas por engenheiros FORMADOS;
Crianças envenenadas por médicos DIPLOMADOS. Recém-nascidos mortos por enfermeiras TREINADAS. Mulheres e bebês fuzilados e queimados por graduados em COLÉGIOS e UNIVERSIDADES.
Meu pedido é este: ajudem seus alunos a tornarem-se humanos.Seus esforços nunca deverão produzir monstros treinados.
Aprender a ler, a escrever, aprender aritmética só são importantes quando servem para fazer nossos jovens mais humanos.” (Autor desconhecido)