1 / 25

Seleção, qual a melhor proposta ?

I Encontro Nacional de Pós-Graduação em Medicina e Saúde. Salvador , 18-20 de outubro de 2007. Seleção, qual a melhor proposta ?. Prof. Dr. Isac Almeida de Medeiros isac@ltf.ufpb.br Laboratório de Tecnologia Farmacêutica Universidade Federal da Paraíba. Objetivos da Pós-graduação :

carlos-ruiz
Download Presentation

Seleção, qual a melhor proposta ?

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. I Encontro Nacional de Pós-Graduação em Medicina e Saúde Salvador, 18-20 de outubro de 2007 Seleção, qual a melhor proposta ? Prof. Dr. Isac Almeida de Medeiros isac@ltf.ufpb.br Laboratório de Tecnologia Farmacêutica Universidade Federal da Paraíba

  2. Objetivos da Pós-graduação :  Formação qualificada de recursos humanos  Produção do conhecimento científico

  3. Níveis • Mestrado • Doutorado Para os dois níveis : “O programa de pós-graduação” - Critérios diferenciados ! ?

  4. O Edital Requisitos para a inscrição do candidato: • Provas • Níveis • Número de Vagas • Documentação necessária • Critérios de seleção

  5. Carta de Aceite de orentador credenciado no Programa de Pós-Graduação

  6. Mestrado Etapas: a) Prova Escrita, de caráter eliminatório; b) Análise de Curriculum vitae (Prova de Títulos), de caráter eliminatório. c) Entrevista, de caráter classificatório;

  7. Prova Escrita A prova escrita constará de 24 (vinte e quatro) questões, sendo 12 (doze) de ELEMENTOS DE FISIOLOGIA E FARMACOLOGIA e 12 (doze) de ELEMENTOS DE QUÍMICA elaboradas de acordo com o Programa de Seleção (ANEXO) do Edital. Os candidatos que optarem pela área de FARMACOLOGIA deverão escolher 10 (dez) das doze questões de ELEMENTOS DE FISIOLOGIA E FARMACOLOGIA e (duas) entre as doze questões de ELEMENTOS DE QUÍMICA para responder. Por outro lado, os candidatos que optarem pela área de FARMACOQUÍMICA deverão escolher 10 (dez) das doze questões de ELEMENTOS DE QUÍMICA e 2 (duas) questões de ELEMENTOS DE FISIOLOGIA para responder.

  8. Prova Escrita A Comissão de Seleção atribuirá nota de 0 (zero) a 10 (dez) à prova escrita. Será considerado ELIMINADO o candidato que não acertar 50% das questões escolhidas, ou seja, 5 (quatro) questões na sua área de escolha e 1 (questão) na área afim à escolhida pelo candidato no ato da inscrição.

  9. Prova de Títulos • Na apreciação dos títulos, serão considerados os documentos comprobatórios de desempenho acadêmico, atividades docentes, técnico-científicas e produção intelectual constantes no ANEXO do Edital e obedecida à escala de pontuação estabelecida no referido anexo. • Só será analisada a produção intelectual (científica) qualificada segundo os critérios Qualis da CAPES/MEC, obtida nos últimos 5 (cinco) anos. • Não serão pontuadas quaisquer outras atividades ou produções que não constem do ANEXO do Edital. OBS: O candidato que obtiver pontuação máxima na avaliação do Curriculum vitae receberá a nota 10,0 (Dez), e os demais terão a nota relativa a esta pontuação máxima.

  10. M E S T R A D O

  11. M E S T R A D O

  12. D O U T O R A D O

  13. D O U T O R A D O

  14. Entrevista • Só se submeterão à entrevista os candidatos que forem classificados na prova escrita. • A Comissão de Seleção atribuirá nota de 0 (zero) a 10 (dez) à entrevista.

  15. Nota final de cada candidato A nota final de cada candidato será a média ponderada das notas obtidas nas Provas Escritas e de Títulos, e na entrevista, aplicados os seguintes pesos: Prova Escrita, peso 5 (cinco); Prova de Títulos, peso 3 (três); entrevista, peso 2 (dois).

  16. Doutorado Etapas: a) Avaliação do Projeto, de caráter eliminatório; b) Defesa do Pré-Projeto pelo candidato, de caráter eliminatório; c) Análise de Curriculum vitae (Prova de Títulos), de caráter classificatório.

  17. Avaliação do Pré-Projeto A Comissão de Seleção, nomeada pelo Colegiado do Programa de Pós Graduação, analisará além dos critérios técnico-científicos (Introdução, Justificativa, Objetivos, Metodologias, Referências Bibliográficas e Cronograma de Execução), também os seguintes parâmetros: a) Adequação do Projeto a pelo menos uma das Linhas de Pesquisa do Programa e às suas prioridades; b) Viabilidade de execução do Projeto, tanto do ponto de vista técnico quanto financeiro. Caso o Projeto não atenda aos parâmetros supracitados (alíneas a e b), o candidato será automaticamente desclassificado. Será atribuída nota de 0 (zero) a 10,0 (Dez) ao Projeto. O candidato que obtiver nota inferior a 7 (sete) será desclassificado.

  18. Defesa do Projeto pelo candidato O candidato deverá fazer uma apresentação oral do seu Projeto de Doutoramento para a Comissão de Seleção, em um tempo mínimo de 15 e máximo de 20 minutos, e em seguida responder à argüição proferida pela Comissão, na forma de diálogo. OBS: Será atribuída nota de 0 (zero) a 10,0 (Dez) à Defesa do Projeto. O candidato que obtiver nota inferior a 7,0 (sete) será desclassificado.

  19. Prova de Títulos • Na apreciação dos títulos, serão considerados os documentos comprobatórios de desempenho acadêmico, atividades docentes, técnico-científicas e produção intelectual constantes no ANEXO V deste Edital e obedecida a escala de pontuação estabelecida no referido anexo. * Será analisada a produção intelectual (científica) qualificada segundo os critérios Qualis da CAPES/MEC, obtida nos últimos 5 (cinco) anos. Na análise do Coeficiente de Rendimento Acadêmico (C.R.A.) no mestrado (Histórico Escolar), em caso de REPROVAÇÃO só será aceita a pontuação 1,0 (um).

  20. A nota final • A nota final de cada candidato será a média ponderada das notas obtidas na Análise do Pré-Projeto, Defesa do Pré-Projeto e Prova de Títulos, aplicados os seguintes pesos: Projeto, peso 3 (três); Defesa do Projeto, peso 4 (quatro); Prova de Títulos, peso 3 (três). • Será considerado aprovado o candidato que obtiver média final igual ou superior a 7,0 (sete).

  21. Em caso de igualdade de Pontos, para fins de classificação final, terá preferência sucessivamente, o candidato que: a) Obtiver maior nota na Prova Escrita, no caso do Mestrado e melhor desempenho na defesa do Projeto, no caso do Doutorado. b) Obtiver maior nota na Prova de Títulos (Curriculum vitae) c) Cujo orientador apresente maior critério de classificação como bolsista do CNPq.

  22. O momento da Área • Vigilância sanitária (falsificações, adulterações, desvios de qualidade, casos de óbitos associados ao uso de medicamentos, etc) • Medicamentos Genéricos vs Similares • Medicamentos Fitoterápicos • Assistência Farmacêutica • Medicamentos Manipulados • Fracionamento de Medicamentos • Inserção da área (Fármacos e Medicamentos) como um dos pilares da Política Industrial Tecnológica e de Comércio Exterior do País

More Related