1 / 21

Mulheres na história da Igreja e possibilidades contemporâneas

Mulheres na história da Igreja e possibilidades contemporâneas. Comunicação Eclesial Protestante no Brasil. Primeira Iniciativa data de 1929. Os luteranos (...) foram os primeiros protestantes no Brasil a utilizar o Rádio como meio de comunicação massivo para a difusão da fé.

carlotta
Download Presentation

Mulheres na história da Igreja e possibilidades contemporâneas

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Mulheres na história da Igreja e possibilidades contemporâneas

  2. Comunicação Eclesial Protestante no Brasil

  3. Primeira Iniciativa data de 1929 • Os luteranos (...) foram os primeiros protestantes no Brasil a utilizar o Rádio como meio de comunicação massivo para a difusão da fé. • No dia 25 de maio de 1929, foi anunciado na Rádio Clube do Brasil, que a noite seria transmitido um culto pela Igreja Evangélica Luterana. • Conforme Rodolpho A. Wart: “ este foi o primeiro culto radiofônico a ser apresentado no Brasil e na América do Sul”.¹

  4. Mulheres Metodistas e os programas radiofônicos religiosos: • “Domingo, dia 16 de agosto, p. p. O Instituto Central do Povo fez-se representar na ‘Hora Cristã’ da Rádio Educadora (das 15 as 16) com um programa infantil de alunos da Escola Diária, organizado pelas professoras, Sras. Jurema D’Avila, Eunice de Oliveira e Alba Pereira.”² ¹ SOUZA, Herbert Rodrigues de. “ Trajetória da comunicação eclesial protestante no Brasil: o pensamento e a ação de Reinhard Brose”.2005. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pós Graduação em Comunicação Social, Universidade Metodista de São Paulo,2005. p. 52 ²EXPOSITOR CRISTÃO: Órgão Oficial da Igreja Metodista no Brasil. São Paulo, vol. 45, nº 33,23 de setembro de . 1931. p.13

  5. Em Brasília surgem iniciativas de metodistas em utilizarem o rádio e a TV como meio de evangelização: “Almir Pereira Bahia, pastor metodista designado para atuar no Distrito Federal, inicia um programa radiofônico, dominicalmente à 8h45, transmitido, pela Rádio Nacional de Brasília aos domingos. ( Expositor Cristão,1963,1).”³

  6. O Expositor Cristão de 1958, encontramos Ercília Escobar, chamada de “ A sentinela Avançada”. Nascida na cidade de Santa Rita do Passa Quatro, em Minas Gerais, era filha de Ana Jacinta B. Escobar e Moisés Claro Escobar. Estudou no Colégio Isabela Hendrix, em Belo Horizonte e no Instituto Granbery, em Juiz de Fora, e exerceu o magistério em várias cidades do interior e também na capital mineira.Conta-nos a reportagem que ela instalou em Santa Rita do Passa Quatro uma torre para irradiação de um programa diário:

  7. Diariamente era irradiado o programa composto por músicas, hinos, sermões e orações, cujo poderoso som penetrava no templo católico romano local que se situa nas proximidades da torre. Com a contínua irradiação, aqueles desinteressados se tornaram ouvintes, a princípio por curiosidade, depois em ouvintes atentos ao ponto de maravilhados pedirem bis aos discos. Primitivamente a torre era um alto poste de madeira, constantemente danificada pelos inimigos e seus secuasses, daí a necessidade de ser substituída pela torre metálica, 13 metro de altura.4 ³ SOUZA, Herbert Rodrigues de. Op. cit. p. 62. 4 Ercília Escobar usava o pseudônimo de Bráulia d’ Eufrásio, pois também era conhecida como poetisa da cidade, cf. EXPOSITOR CRISTÃO: Órgão Oficial da Igreja Metodista no Brasil. São Paulo, vol.73, nº 4, 9 de outubro de 1958. p.15.

  8. Notícia extraída do necrológio não há data de nascimento e morte, apenas o autor cognominado de D. Rizzo, encerra dizendo “terminou assim a missão daquela ‘sentinela avançada’ que foi um grande incentivo do Protestantismo naquele ambiente de incompreensão religiosa.”

  9. Constatação: • Se o programa de rádio iniciado em Brasília ocorreu em 1963 e no relato datado de 1958 encontramos no interior de Minas Gerais o protagonismo de uma mulher metodista, mesmo que não fosse em nível nacional a irradiação deste programa, certamente em Santa Rita do Passa Quatro ao irradiar músicas, sermões orações e hinos, ela também se envolvia no cotidiano das pessoas daquela localidade.

  10. Nesta trajetória encontramos igualmente um breve comentário sobre o trabalho realizado em nome da Sociedade Metodista de Senhoras de Poços de Caldas: “É de se destacar também o trabalho feito na Rádio local por duas sócias”. Segundo as fontes pesquisas, estas foram às atuações das mulheres metodistas em relação aos programas religiosos radiofônicos.

  11. As mulheres metodistas e sua atuação na televisão

  12. Os programas protestantes televisionados iniciaram-se na década de 60, e a Igreja Metodista é considerada a protagonista neste processo histórico.

  13. Segundo as pesquisas realizadas(...) “os pioneiros na inserção protestante na televisão foram os metodistas com o programa ‘ O Cantinho da minha Fé’, provavelmente lançado no mês de fevereiro de 1961”5

  14. O programa era exibido no canal 9 TV Excelsior,aos domingos ás 15 horas. Joel Jorge de Melo interpretava o evangelista Stanley Jones, numa série de conferências, realizadas na Igreja Metodista Central de São Paulo,

  15. e o grupo coral da Escola Dominical daquela também cantava em quase todos os programas, exceto naqueles em que houvesse apresentação especial de algum grupo musical convidado. É importante ressaltar que este programa também ficou conhecido pela música “Graça dou” utilizada na abertura, que foi traduzida por Alice Ostergren (regente do coral). 5 SOUZA, Herbert Rodrigues de op. cit.p.59. 6 Joel Jorge de Melo era membro da Igreja Metodista de Vila Mariana –SP, e presidente do partido político em formação intitulado “ Ação Cristã Brasileira”, cf.; EXPOSITOR CRISTÃO: Órgão Oficial da Igreja Metodista no Brasil. São Paulo, vol.78 nº4,15 de fevereiro de 1963, p.4. Atualmente há uma rua em São Paulo que tem o nome de Melo, localizada em frente a Igreja Metodista da Vila Mariana.

  16. Graças dou Graças dou por esta vida, Pelo bem que revelou. Graças dou pelo futuro E por tudo que passou. Pelas bênçãos derramadas, Pelo amor, pela aflição, Pelas graças reveladas, Graças dou pelo perdão. Graças pelo azul celeste E por nuvens que há também. Pelas rosas do caminho E os espinhos que ela tem. Pela escuridão da noite, Pela estrela que brilhou, Pela prece respondida E a esperança que falhou.

  17. Pela cruz e o sofrimento E também ressurreição Pelo amor que é sem medida, Pela paz no coração. Pela lágrima vertida, E o consolo que É sem par. Pelo Dom da eterna vida Sempre graças hei de dar

  18. Quanto á repercussão deste programa, o IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) dá como bom o índice de audiência, com oscilações. O nosso programa é um dos poucos que no primeiro mês de apresentação conseguiu classificação entre os programas preferidos pelos telespectadores. Já em fevereiro o nosso programa alcançava 5% das audições dominicais!

  19. Há ainda, uma notícia que data de 1960: A escolinha dominical se apresentava com os seguintes quadros: A classe com 10 alunos e tendo como professora a Dra. Alba Marinho, da Igreja Metodista de Vila Isabel. O conselho do pastor, cargo do Rev. Stelco Severino da Silva, pastor da Igreja Presbiteriana de Botafogo (...) Coral – Cada domingo do mês participa um dos categorizados coros da capital da República. 8

  20. O programa Escolinha Dominical dirigido pela professora Alba Marinho era televisionado no Distrito Federal, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, onde a TV Rio – canal 13 tinha alcance. Porém, o coordenador deste programa, Guilherme Monteiro, no período de publicação da matéria, estava em negociação com a TV Record para que o programa chegasse até São Paulo. No que tange as mulheres metodistas, é evidente o protagonismo de Alba Marinho na história dos programas protestantes televisionados. 7 EXPOSITOR CRISTÃO: Órgão Oficial da Igreja Metodista no Brasil. São Paulo, vol. 76, nº 17,15 de setembro de 1961. p.12. 8 Id. Ibid. vol.75, nº 9,3 de março de 1960. p. 1.

  21. Mulheres na história da Igreja e possibilidades contemporâneas

More Related