100 likes | 292 Views
Sociologia. Prof. Everton da Silva Correa. Recapitulando. https://www.facebook.com/Prof.EvertonCorrea. Para Tocqueville, o avanço da democracia era inexorável, ela vinha para ficar.
E N D
Sociologia Prof. Everton da Silva Correa
Recapitulando https://www.facebook.com/Prof.EvertonCorrea
Para Tocqueville, o avanço da democracia era inexorável, ela vinha para ficar. Contudo, mesmo baseada em um conjunto de princípios comuns, a democracia não funcionava de maneira idêntica nas sociedades que a abraçavam.
França e Estados Unidos Tocqueville chegou a essa conclusão através da comparação entre dois países que conheceu de perto – a França, onde nasceu, e os Estados Unidos, onde residiu durante noves meses. A partir dessas duas experiências, percebeu que a combinação dos ideais democráticos com os costumes, as tradições e a cultura dos povos produz regimes democráticos singulares.
Revolução Francesa e de 1848 Tocqueville viu de perto em seu país duas revoluções deflagradas em nome da democracia – a Revolução Francesa e a Revolução de 1848. A Primeira desembocou no Terror, e a segunda o preocupava por se parecer com um “vulcão”.
Essas inquietações de Tocqueville diante dos possíveis desdobramentos da democracia o levaram a fazer uma série de perguntas: • Como a liberdade pode ser ameaçada em um regime que garante a participação da maioria? • Ou, como garantir o equilíbrio entre a igualdade e a liberdade em sociedades democráticas? • Ou ainda, o sufrágio universal e a escolha dos governantes garantem a liberdade? Esses foram os problemas “teóricos” que mobilizaram sua “imaginação sociológica”.
Temas Foi com esses temas importantes que Tocqueville contribuiu para o desenvolvimento das ciencias sociais. Os métodos de investigação que empregou em seus estudos – sobretudo a comparação de um mesmo fenomeno social em dois contextos diferentes – são usados até hoje.
Etnógrafo Ao registrar as diversas facetas da vida dos norte-americanos, ou o que hoje os cientistas sociais chamam de etnografia, Tocqueville gerou dados que formam a base do trabalho dos cientistas sociais.
Conclusão Em relação às conclusões de Tocqueville, apesar de estarem afastadas de nós cerca de 150 anos, não podemos deixar de concordar com elas: A democracia envolve vigilância permanente, e a participação dos cidadãos é fundamental para a garantia dos direitos. Ele também nos ensinou que viver livre dá muito mais trabalho do que se pode supor à primeira vista.