1 / 16

Sociologia

Sociologia. Prof. Everton da Silva Correa. Apresentando Norbert Elias. https://www.facebook.com/Prof.EvertonCorrea. Norbert Elias. (Breslau, Alemanha, 22 de junho de 1897 – 1º de agosto de 1990). Biografia e bibliografia.

eliora
Download Presentation

Sociologia

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Sociologia Prof. Everton da Silva Correa

  2. Apresentando Norbert Elias https://www.facebook.com/Prof.EvertonCorrea

  3. Norbert Elias (Breslau, Alemanha, 22 de junho de 1897 – 1º de agosto de 1990)

  4. Biografia e bibliografia Ainda que sua obra só tenha recebido atenção a partir da década de 1970, Norbert Elias é hoje considerado um dos mais importantes pensadores do século XX. Além de O processo civilizador (1939), Norbert Elias escreveu outros trabalhos de grande destaque, como por exemplo A sociedade de corte (1969), O que é sociologia? (1970) e A sociedade dos indivíduos (1987).

  5. As sociedades reveladas Em todos os estudos e escritos de Norbert Elias predomina uma convicção: A de que as manifestações culturais, artísticas, culinárias, as maneiras de lidar com o sofrimento e com a alegria, tudo isso revela muito sobre as sociedades. Diante de uma manifestação como o esporte, por exemplo, ele se fez a seguinte pergunta.

  6. “Que espécie de sociedade é esta onde as pessoas, em número cada vez maior, e em quase todo o mundo, sentem prazer, quer como atores ou espectadores, em provas físicas e confrontos de tensões entre indivíduos ou equipes, e na excitação criada por estas competições realizadas sob condições onde não se verifica derrame de sangue, nem são provocados ferimentos sérios nos jogadores?” ELIAS, Norbert; DRUNNING, Eric. A busca da excitação. Lisboa: Difel, 1992.

  7. Jogo entre as seleções do Brasil e da Suécia durante a Copa do Mundo de 1958, Suécia.

  8. A seu ver, uma atividade como o esporte, que emociona multidões, também acaba sendo reveladora do tipo de cultura e de sociedade que a incentiva e a incorpora em seu cotidiano. Trata-se de uma sociedade em que os intensos sentimentos coletivos que o esporte provoca são contidos por regras, normas e freios, sem os quais o próprio esporte e a própria sociedade sucumbiriam.

  9. Também a morte, na visão de Elias, é reveladora. As sociedades não lidaram sempre da mesma maneira com a morte, nos diz ele, porque ela não se reduz a um acontecimento biológico e natural. Acompanhar as mudanças no trato da morte nos revela muito, portanto, sobre as mudanças que as sociedades sofreram em seus costumes.

  10. Por exemplo, As sociedades urbano-industriais criaram um ritual de morte particular: Separaram a morte do ambiente doméstico. Os doentes terminais vão para o hospital, e o velório, assim como o enterro, não é mais feito em casa.

  11. Mas nem sempre foi assim. Na Idade Média, a morte era mais presente e familiar – cabia aos parentes cuidar no próprio lar de seus velhos enfermos –, e ao mesmo tempo mais coletiva.

  12. O livro em que Elias trata desse tema chama-se A solidão dos moribundos Em referência ao isolamento daqueles que estão no final da vida, são apartados de suas famílias e de seus casas, e entregues à tecnologia hospitalar e médica.

  13. Elias é um sociólogo instigante, que compreendeu a sociedade como resultado de muitos processos, movimentos do corpo e da alma, manifestações as mais diversas. Onde menos esperamos, lá está a sociedade sendo revelada, parece nos dizer ele em cada um de seus escritos.

  14. Entre seus livros, grande parte dos quais já foi publicada no Brasil, um o tornou mais conhecido: O processo civilizador. Talvez nessa obra em dois volumes esteja sua tese fundamental.

  15. Principalmente no primeiro deles, Intitulado Uma história dos costumes, Elias acompanha em detalhe a história das maneiras, dos hábitos das pessoas, grupos e sociedades. A história dos costumes, nos diz ele, é uma boa pista para sabermos como a sociedade se pensa, se movimenta e é percebida.

  16. FIM BOMENY, Helena; FREIRE-MEDEIROS, Bianca. Tempos modernos, tempos de sociologia. São Paulo: Editora do Brasil, 2010. p. 168.

More Related