180 likes | 386 Views
Sociologia. Prof. Everton da Silva Correa. O Brasil ainda é um país católico?. https://www.facebook.com/Prof.EvertonCorrea. Por que a sociologia se interessa pela religião?. Vigília – JMJ 2013. Para pensar. Você conhece alguém que nunca ouviu falar em religião, que não saiba o que é isso?
E N D
Sociologia Prof. Everton da Silva Correa
O Brasil ainda é um país católico? https://www.facebook.com/Prof.EvertonCorrea
Por que a sociologia se interessa pela religião? Vigília – JMJ 2013
Para pensar... Você conhece alguém que nunca ouviu falar em religião, que não saiba o que é isso? Aposto que não.
Ainda que estejamos distantes de qualquer ambiente religioso; Ou que não nos identifiquemos com qualquer religião, Encontramos sempre à nossa volta quem frequente um templo e acredite no seu deus.
Uma avó ou um avô, tio ou tia, primo ou prima, o amigo do lado, o colega de sala, o conhecido, as personagens da novela - há sempre quem diga que tem essa ou aquela religião.
Cada um tem a sua preferência, e cada um defenderá seu ponto de vista com vigor ou até intransigência. Alguma tradição religiosa, algum objeto sagrado, algum ritual ou celebração estão sempre presentes quando indagamos sobre as crenças das pessoas. Há inclusive um ditado no Brasil, segundo o qual religião, futebol e política são coisas que não se discutem.
A presença constante dos rituais religiosos desde os primórdios da humanidade merece realmente ser estudada. E essa recorrência tão grande, em lugares e culturas tão diferentes e distantes, tanto no espaço quanto no tempo, sempre interessou aos quiseram e querem aprofundar seu conhecimento sobre as sociedades.
Muitos pensadores, antropólogos e sociólogos deram bastante atenção às crenças religiosas que se espalham pelas sociedades. A próprio palavra “religião”, por exemplo, pode nos ajudar a entender por que, desde sua origem, a sociologia se interessou por esse assunto. Religião tem a mesma origem de religar, que significa ligar de novo, ou ligar fortemente.
Mas, ligar quem a quem ou a quê? Uma pessoa religiosa responderia que a religião que professa a liga a um deus, a uma fé, a uma doutrina - que, por sua vez, unem muitas pessoas em torno de si.
E é isso que interessa à sociologia: Como conjuntos imensos de pessoas tão diferentes se ligam a uma só ideia. Não importa o deus, não importa a doutrina ou o objeto sagrado, a religião é um fenômeno que até hoje está presente em todas as sociedades. Na nossa também.
Atividade O colégio Novo Rumo é um microcosmo. Isso significa que representa de algum modo a sociedade a que pertencemos. Mas como seus funcionários e alunos se posicionam diante da religião?
Raio-X Em grupo traçaremos o perfil religioso dos professores, funcionários e alunos. Semelhante ao trabalho do Censo – IBGE.
Etapas • Criar 10 perguntas sobre a religião e os hábitos/costumes dos adeptos. • Aplicar o questionário nas dependências do colégio. • Criar gráficos (colunas, linha, pizza, barra, área e radar) para exposição pública dos dados coletados.
FIM BOMENY, Helena; FREIRE-MEDEIROS, Bianca. Tempos modernos, tempos de sociologia. São Paulo: Editora do Brasil, 2010. p. 168.