1 / 35

Gerenciamento Financeiro e Controles Internos (FMC) na Prática

Gerenciamento Financeiro e Controles Internos (FMC) na Prática Monika Kos, Ministério das Finanças , República da Polônia. Escopo da apresentação. O que é FMC?. Gerenciamento Financeiro e Controles Internos (FMC) – conceito. PIFC. 2 níveis de Controle Interno.

Download Presentation

Gerenciamento Financeiro e Controles Internos (FMC) na Prática

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. GerenciamentoFinanceiro e Controles Internos (FMC) naPrática Monika Kos, Ministério das Finanças, República da Polônia

  2. Escopo da apresentação

  3. O que é FMC?

  4. GerenciamentoFinanceiro e ControlesInternos (FMC) – conceito PIFC

  5. 2 níveis de ControleInterno

  6. O que é FMC? Gerenciamento Financeiro e Controles Internos (FMC) é um sistemaabrangente de controleinternodescentralizado, colocadoemprática e sob a responsabilidade dos dirigentesmáximosdas entidades de orçamentopúblico para provergarantiarazoável de que o orçamento e outrosrecursosserãousados de maneiraregular, ética, econômica, efetiva e eficientepara o atingimento de objetivos.

  7. O quehá de novo sobre FMC?

  8. O que o FMC envolve?

  9. Papéis-CHAVE E responsabilidadeS

  10. Atores-chave no estabelecimento do FMC

  11. Elementos do FMC Prestação de contas da gestão

  12. Prestação de contas da gestão • Gestores de entidades do setor de finançaspúblicas de todososníveisprecisamserresponsabilizadospelasatividadesqueexecutamnaspolíticasoperacionais,incluindopolíticas de controle e gestãofinanceira. • O gestor é responsávelporatingirobjetivosdentro do orçamento, no prazo, eficiente e efetivamente.

  13. Requisitos para Prestação de Contas da Gestão

  14. Atores-chave no estabelecimento e manutenção do FMC emnível de entidade

  15. O dirigentemáximo da entidade é responsávelporgarantir:

  16. A prestação de contas da gestãoengloba:

  17. O impacto do FMC no papel do diretorfinanceiro O papel do diretorfinanceiroserádarsuporteaogestore alertá-lo quandoosrecursosnãoestiveremsendousadoseficiente e efetivamente. O diretorfinanceiro se torna um assessor financeiro de alto padrãopara a gestão – emtodososníveis.

  18. As tarefas do diretorfinanceiro O diretorfinanceiro se tornaresponsávelpor: • Forneceraogestor (emqualquernível) informaçõesfinanceirasqueelenecessita para atingireficiência e efetividade; • Garantirqueospadrãoes de controleinternofinanceirosãoseguidosapropriadamenteportoda a organização; • Desenvolvimento de planosfinanceirosestratégicos para a organização; • Trabalharemconjunto com o Ministro das Finançasnapreparação do orçamento/demonstraçõesfinanceiras; • Garantir que os gestores dediquem total atenção aos riscos de gestão relacionados com o processo de despesa do orçamento.

  19. Papel da auditoria interna

  20. FMC e o modelo COSO FMC é fundado sobre cinco componentes inter-relacionados de controle interno (COSO):

  21. A ExperiênciaPoloNEsa

  22. A experiênciapolonesa– regulamento-chave • Regulamentações-chaveincluídasnaLei de FinançasPúblicas (PFA) foramintroduzidasem 2002. • A Lei (PFA) foi atualizada 3 vezes • (2005, 2006 e 2009) • a últimaentrouemvigor • em Janeiro de 2010 A PFA

  23. A experiênciapolonesa – a estrutura Comitês de Auditoria (ministérios)

  24. FMC na Polônia O FMC é chamadoControle de Gestão, o qualcompreende um conjuntogeral de atividadesexecutadas com a finalidade de garantir a implementação de objetivose tarefas: • de maneiraefetiva, • econômica • eoportuna, • emconformidade com osdispositivoslegais.

  25. Os objetivos do FMC são garantir, especialmente:

  26. 2 níveisinterrelacionados de FMC naPolônia

  27. Novasresponsabilidades Desenvolvimento e publicação no site: Plano anual de atividade– ao final de novembro de cadaano Relatóriosobre o plano de execuçãoe Declaraçãosobre o estado do controle de gestão– aofinal de abril de cadaano O Ministroresponsável – obrigatório; Entidadessupervisionadas– pordecisão do ministro; Governo local – pordecisão do dirigentemáximo da entidadeou do órgão supervisor.

  28. Cooperação

  29. desafios e Benefícios

  30. Desafios no nívelestratégico: FMC deveser parte da reforma da administraçãopública, incluindo a reforma da gestão das finançaspúblicas; Osmeioslegaisnecessários para implementar o FMC devemserdevidamentecoordenadoscom todas as outras leis relevantes. O desenvolvimento do FMC não é um papelapenas do CHU e do Ministro das Finanças; deve haver umacooperaçãomuitopróxima com outrasinstituiçõesenvolvidas no processo de reformapública. A lei é apenas o primeiropassonareforma, deveexistirumaestratégia para suaimplementação e manutenção.

  31. Desafios no nível de coordenação: Visão:Visão a respeito do FMC e boa divulgação é necessária. Controle: Entendimento de que o FMC não é um tipo novo de atividades de controle, mas um sistema de gestãoqueenvolvetodososníveis de gerenciamento e de pessoal. Monitoramentopelo CHU: Nãofocarnaexistência de processosburocráticos, mas promover um novo estilo de gestãobaseado no planejamento, gestão de riscos e mensuração do atingimento de objetivos. Cronograma: Garantir tempo e apoioaodirigentemáximo das entidades para construir a nova abordagemdentro da entidade.

  32. Desafios no níveloperacional: Elevar a sensibilidade e profissionalismo dos gestores: oferecerseminários, conferências e treinamento; introduzirprogramaspilotos; compartilharexemplos de boas práticas. Criarferramentas de gestão: padrões, guias, metodologia; serviço de auditoria internaprofissional; ferramentas de auto-avaliação, etc.

  33. O bom FMC deveajudar as entidadespúblicas a::

  34. Conclusão: Desenvolver o FMC é, portanto, um processoiterativoqueenvolvemelhorarcontinuamente o desempenho e a governança, emvez de introduzir um novo sistema. O sistemaatual de gestãodeveserestruturado, formalizado e melhorado de acordo com as considerações de custos e necessidadesidentificadas. Padrões e frameworksnacionaisouinternacionalmentereconhecidosoferecempontosde referênciacomuns de tendênciasnagestãomodernae fornecemumaabordagemestruturada e compreensiva de controleinterno.

  35. perguntas

More Related