280 likes | 453 Views
Sócrates. Adaptador por Professor Marcelo Rocha Contin. Filósofo grego Nasceu em Atenas em 470 a.C. e morreu em 399 a.C.. Filho de Sofrônico(escultor) e Fenáreta (parteira).
E N D
Sócrates Adaptador por Professor Marcelo Rocha Contin
Filósofo grego Nasceu em Atenas em 470 a.C. e morreu em 399 a.C.. Filho de Sofrônico(escultor) e Fenáreta (parteira). Sócrates recebeu uma educação tradicional, estudando a obra de Homero(Ailíada e a Odisséia) , ginástica , música e gramática. DESCRIÇÃO
Aprendeu a arte do pai mas dedicou-se a meditação e a filosofia. Casou-se com Xântipe(bastante mais nova do que ele e temperamento bastante difícil). Teve três filhos(Lamproles ,Sphoronicus e Menexenus). Preocupou-se pouco com sua família.
Sempre foi modelo de bom cidadão. Foi convidado para o senado dos Quinhentos; Mas manteve-se afastado da vida pública e da política pois contestavam com seu temperamento crítico. A elite começa a encerar Sócrates como: Um inimigo público e um agitador em potencial.
Sócrates atrai a atenção de muitos jovens, em função de suas idéias inovadoras. Assim a elite grega com medo de uma mudança na sociedade, começam a encarar Sócrates como um inimigo público.
Sócrates não é bem aceito por parte da aristocracia grega. Pois defendia algumas ideias contrarias ao funcionamento da aristocracia grega. Afirmava que crenças religiosas e costumes não ajudavam no desenvolvimento intelectual dos cidadãos.
Então Sócrates é preso. E em júri de cinqüenta pessoas, foi acusado de pretender subverter a ordem social, corromper a juventude e provocar mudanças na religião grega.
Sócrates foi condenado à morte: E teve de ingerir cicuta (uma planta venenosa), em 399 a.C. Teve que esperar por mais de um mês a morte dentro de seu cárcere. Durante esse tempo Criton preparou uma fuga e a propôs ao mestre este porém recusou. Em sua cela
Suas palavras finais foram: “Devemos um galo a Esculápio” Dizendo que o deus da medicina havia o livrado do mal da vida com o dom da morte . Morreu com 71 anos de idade em Atenas, Grécia.
Não sou nem Ateniense, nem Grego. Mas sim um cidadão do mundo. Sócrates
Sócrates não deixou escrito seus pensamentos. As fontes primárias sobre ele são: os autores Xenofonte, Aristófanes e Platão. Platão era um de seus discípulos.
Seu objetivo era formar cidadãos sábios , honestos e temperados. Diferentemente dos sofistas que: Formavam verdadeiros egoístas , capazes apenas de acometer uns contra os outros escravizar o próximo.
Em vários livros de Platão, Sócrates aparece como personagem.(“Eutifron”, “Critão”, “Frédon”). Diante da tirania popular Sócrates aparecia como chefe de uma aristocracia intelectual.
Que a mente do homem era algo de maior importância, para se estudar. O valor da vida era ser viver de forma coerente com o que se pensa e com o que se faz Acreditar estar sempre em busca Postura de Sócrates
Seu método de transmissão de conhecimento e sabedoria era o diálogo. Fazia perguntas que conduziam o discípulo ao conhecimento da verdade.
Método usado em suas conversas com os cidadãos, que consistia em: Facilitar a parturição de idéias. Comparada a profissão materna, trazia a luz , as idéias,que já existiam em seus interlocutores. Maiêutica
Quem pergunta Não afirma nada Não duela com o outro Busca a contradição Auxilia o outro a criar verdade universais Deve ficar mais atento no que é dito pelo outro Não induz as respostas Quem responde Busca respostas mais universais É levado a refletir sobre aquilo que diz Não duela com o outro Cria novas ideias Produz pensamentos autênticos Descarta o aparente e busca o essencial Papeis na Maiêutica
Quando questionado a responder aquilo que sabe, Sócrates afirmava “Só sei que nada sei”. Tal frase demostrava a ignorância socrática e também fazia com que o outro fosse o responsável a criar novas ideias Ironia
Conhece-te a ti mesmo Só sei que nada sei
AS ETAPAS DO SABER SERIAM: Ignorar sua ignorância; Conhecer sua ignorância ; Ignorar seu saber e conhecer seu saber.
Para ele a virtude da alma é a sabedoria que aproxima de Deus. A sabedoria tem a ver com a humildade intelectual e não com a quantidade do saber.
Os limites humanos são segundo Sócrates: Ter consciência da condição humana. Não ser mais do que é para os homens serem.
FONTES www.coladaweb.com www.consciencia.org www.educ.fc.ul.pt www.mundodosfilosofos.com.br www.paideuma.net www.pensador.info www.suapesquisa.com www.wikipedia.org www.paideuma.net www.mundodosfilosofos.com.br www.educ.fc.ul.pt Fontes pesquisadas