1 / 20

S ÍNTESE: DO TROVADORISMO AO ROMANTISMO

2 o EM LITERATURA 01 Prof. a Karen Olivan. S ÍNTESE: DO TROVADORISMO AO ROMANTISMO. SÍNTESE: DO TROVADORISMO AO ROMANTISMO. SÍNTESE: DO TROVADORISMO AO ROMANTISMO. SÍNTESE: DO TROVADORISMO AO ROMANTISMO. TROVADORISMO :

Download Presentation

S ÍNTESE: DO TROVADORISMO AO ROMANTISMO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. 2o EM LITERATURA 01 Prof.a Karen Olivan SÍNTESE: DO TROVADORISMO AO ROMANTISMO

  2. SÍNTESE: DO TROVADORISMO AO ROMANTISMO

  3. SÍNTESE: DO TROVADORISMO AO ROMANTISMO

  4. SÍNTESE: DO TROVADORISMO AO ROMANTISMO TROVADORISMO: Produção de cantigas: de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer. Linguagememportuguêsarcaico e atitudeteocêntrica. O reitrovador D. Dinisfoi o autorquedeixou a obramaisconsistentedesseperíodonapenínsulaIbérica.

  5. SÍNTESE: DO TROVADORISMO AO ROMANTISMO Lírico-amorosas Satíricas • Amor: • relação de vassalagem com a mulher; • mulherinacessívelpelaclasse social oupelaidealização do trovador. • Amigo: • mulherlamenta a ausência do “amigo” para as amigas, mãeounatureza; • mulher e amigo pertencem a mesmacamada social (povo). • Escárnio: • Criticaindiretapormeio do humor e da ironia. • Maldizer: • Maisdireta e objetiva, utilizaexpressõesgrosseiras e, até, o nome da pessoasatirizada.

  6. SÍNTESE: DO TROVADORISMO AO ROMANTISMO TROVADORISMO: Osautoresdesseperíodoeramclassificadocomo: trovador: artistaprofissional de classe superior. menestrel: geralmentequemcompunha as cantigas.  jogral: artistaprofissionalde origem popular.

  7. SÍNTESE: DO TROVADORISMO AO ROMANTISMO

  8. SÍNTESE: DO TROVADORISMO AO ROMANTISMO HUMANISMO: Desenvolveu-se naliteratura, napintura e naescultura. Tendênciaantropocêntrica. Produçãode crônicashistóricas (Fernão Lopes), teatro (Gil Vicente), além de poesiaspalacianas, nasquais era registrado o cotidiano de nobres.

  9. SÍNTESE: DO TROVADORISMO AO ROMANTISMO

  10. SÍNTESE: DO TROVADORISMO AO ROMANTISMO CLASSICISMO: Antropocentrismo. Caracterrística central: recionalidade. Equilíbrioentre forma (técnica) e conteúdo (visão de mundo). Principal autor: Luísde Camões (português), com o poemaépicoOslusíadas.

  11. SÍNTESE: DO TROVADORISMO AO ROMANTISMO

  12. SÍNTESE: DO TROVADORISMO AO ROMANTISMO BARROCO: Reaçãoda IgrejaCatólica contra o movimentoda Reformaprotestante e contra a atitudeantropocêntricaproveniente das realizaçõeshumanas do período. Autoresdesenvolveramuma arte teocêntrica, naqual o serhumano vive criseespiritual, comoconsequência do conflito entre valoresterrenos e celestiais. Arte dualística, de instabilidadeemocional. No Brasil, o principal poetabarrocoéGregóriode Matos Guerra, o “Boca do Inferno”.

  13. SÍNTESE: DO TROVADORISMO AO ROMANTISMO

  14. SÍNTESE: DO TROVADORISMO AO ROMANTISMO ARCADISMO: Reaçãoaoabsolutismomonárquico e católico. Retornoà atitudeantropocêntrica e cultoa valores da arte clássicacomo o racionalismo, o equilíbrio, a harmonia e o emprego da mitologiagrecorromana. Tambémchamado de Neoclassicismo. Traçosmarcantes: identificaçãocom a natureza, pregaçãoporumavida simples, como a dos pastores de ovelhas. No Brasil, destaca-se TomásAntônioGonzaga.

  15. SÍNTESE: DO TROVADORISMO AO ROMANTISMO

  16. SÍNTESE: DO TROVADORISMO AO ROMANTISMO ROMANTISMO: Destaque: liberdade individual, a qual se deu a partir de profundasmudançaspolíticas e sociaisoperadasporfatoscomo a RevoluçãoFrancesa e a Independênciado Brasil. O emissorimprimiaa forma com quesentia o mundo a partir de suaprópriarealidade social, conectada à pessoal. O artistapassou a registrar aspectos da culturaemquevivia.

  17. SÍNTESE: DO TROVADORISMO AO ROMANTISMO ROMANTISMO: Essemodelo de abordagem, aoser “contaminado” porpreocupaçõessociais e políticasmaisdefinidas, viria a conferiraoRomantismoo caráter de arte nacionalista. A fugada realidade podia acontecernasobrasde diversasmaneiras: para o passado de épocas de grandesrealizaçõesheroicas, paraosmomentos de descontração da infância, para a valorização de culturasexóticas, pormeio da morte do próprioeulírico. No Brasil, destacam-se: GonçalvesDias, Álvares de Azevedo, Castro Alves e José de Alencar.

  18. SÍNTESE: DO TROVADORISMO AO ROMANTISMO A literaturarealista-naturalistapertence à linha das artesclássicas. Opõe-se aoRomantismo. Osautoresrealistas e naturalistastendem a privilegiara visãoracional do mundo e da sociedadehumana. Logo, desenvolveumaarte engajada, compromissadacom a dignidade do serhumano e com a justiça social. Essaintenção é vista pormeio das denúnciasquefazememsuasobrasoschamados crimes sociais, açõesqueum indivíduoqualquercomete contra outro, socialmentemaisfrágil.

  19. SÍNTESE: DO TROVADORISMO AO ROMANTISMO Esseenfoquelevaosautores a produziremuma arte menospreocupada com recursos e requintesartísticos. A linguageméobjetiva e de fácilentendimentopor parte do leitor.

  20. 2o EM LITERATURA 01 Prof.a Karen Olivan SÍNTESE: DO TROVADORISMO AO ROMANTISMO

More Related