30 likes | 170 Views
Bosque Areia-Árvore (folha 96 da Carta militar). Lugar de Areia – Árvore – Vila do Conde. EB1/JI de Areia - Árvore. Árvore – Vila do Conde - Porto. 1º ano – 22 alunos. Fátima Silva – Todas.
E N D
Bosque Areia-Árvore (folha 96 da Carta militar) Lugar de Areia – Árvore – Vila do Conde EB1/JI de Areia - Árvore Árvore – Vila do Conde - Porto 1º ano – 22 alunos Fátima Silva – Todas
Neste bosque as espécies dominantes são o pinheiro e o eucalipto surgindo em menor quantidade o carvalho e o sobreiro. Aparece também vegetação arbustiva e herbácia variada. A fauna observada consta principalmente de pássaros (pardal, rola …) e no solo os caracóis, formigas, centopeias e outros insectos. Na altura em que o visitamos (Novembro) pudemos encontrar algumas variedades de cogumelos que entusiasmaram o grupo pela sua descoberta. Este bosque é atravessado por estrada movimentada por todo o tipo de veículos e tem muita construção de prédios para habitação.
As aprendizagens realizadas constaram principalmente da observação do bosque em geral e das espécies vegetais existentes incluindo a familiarização com os respectivos nomes e características principais que as distinguem umas das outras, a sua utilidade, etc. Durante esta visita (a primeira) os alunos ficaram entusiasmados e procuravam percorrer o espaço sem um objectivo chamando a atenção para tudo o que para eles era novo. Feitos os grupos e acompanhados por monitoras fizeram observação das espécies de árvores, arbustos e ervas existentes naquele espaço. Recolheram materiais que depois foram novamente observados e estudados na sala de aula, realçando apenas os aspectos mais simples: nomes das plantas, partes das mesmas, sua utilidade, forma das folhas, sementes…Encontraram, com frequência e variedade, cogumelos no solo e em alguns troncos de árvores, que para os alunos foi uma surpresa e encanto. Quanto à fauna observaram alguns pássaros que passavam entre as árvores; no solo encontraram principalmente formigas, centopeias, aranhas, caracóis e outros insectos cujo nome desconhecemos.