100 likes | 446 Views
Gênero Textual - Fichamento. O que é um fichamento?. Segundo o dicionário Houaiss: “conjunto dos dados relevantes de alguma coisa, ger. anotados, arrolados em fichas, folhas avulsas, etc.”.
E N D
O que é um fichamento? Segundo o dicionário Houaiss: “conjunto dos dados relevantes de alguma coisa, ger. anotados, arrolados em fichas, folhas avulsas, etc.”
Fichamento é a elaboração de fichas de leitura, em que constam informações relevantes sobre um texto lido. É uma espécie de resumo, no qual o leitor tem a liberdade de escrever com as próprias palavras as ideias fundamentais extraídas de um livro, um artigo, entre outros.
Para que serve um fichamento? O fichamento serve como material de consulta e estudos posteriores sobre determinado texto ou conteúdo.
Aspectos importantes em um fichamento Um aspecto importante no fichamento, e que deve ser indicado no início, é a referência bibliográfica. Esta consiste no conjunto de elementos fundamentais que identificam uma obra, sendo eles: nome do(s) autor(es), título da obra, edição, editora, local e ano de publicação. Para os textos lidos em revistas, jornais ou artigos na internet, o endereço do site e a data de consulta são elementos obrigatórios.
Ao elaborar um fichamento... Faça uma primeira leitura do texto, sublinhando o que considerar mais importante. Releia o texto e, então, comece a registrar, na folha do fichamento, as ideias-chaves transmitidas pelo autor. Você deve se certificar de que compreendeu muito bem o que leu, pois isso o ajudará a registrar, de maneira clara e objetiva, o conteúdo do texto.
Cuidado com o plágio! Caso seja feita uma cópia literal (exatamente como se lê) de um determinado trecho do texto, este deve ser posto entre aspas, acrescentando, entre parênteses, o número da página de onde foi retirado. Desta maneira, o leitor saberá, de imediato, que aquele trecho não está escrito com palavras suas, e será dado o crédito a quem realmente escreveu o trecho citado.
Modelo de fichamento Indicação bibliográfica (conforme as normas da ABNT) 1ª parte - apresentação objetiva das ideias do autor . 1 – Resumo (baseado no esquema) 2 – Pequenas citações (entre aspas e páginas) 2ª parte: elaboração pessoal sobre a leitura. 1 – Comentários (parecer e crítica) 2 – Ideação (novas perspectivas)