1 / 10

REDAÇÃO Texto, gênero e tipologia textual – conceitos fundamentais Professora: Ane Caroline

REDAÇÃO Texto, gênero e tipologia textual – conceitos fundamentais Professora: Ane Caroline. Afinal, o que é texto?. Texto é tudo aquilo que informa alguma coisa; e, se informa, é passível de interpretação.

cianna
Download Presentation

REDAÇÃO Texto, gênero e tipologia textual – conceitos fundamentais Professora: Ane Caroline

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. REDAÇÃO Texto, gênero e tipologia textual – conceitos fundamentais Professora: Ane Caroline

  2. Afinal, o que é texto?

  3. Texto é tudo aquilo que informa alguma coisa; e, se informa, é passível de interpretação. Um texto é uma manifestação linguística produzida por alguém (um emissor), em alguma situação concreta (contexto), com determinado objetivo. Essa definição, embora ampla, conduz a algumas reflexões: 1) O texto é sempre dirigido a alguém, ou seja, a produção textual sempre pressupõe a existência de um receptor. 2) Para produzir um texto, você deve dominar o assunto e se organizar para comunicá-lo. Precisará de um contexto – circunstâncias históricas, juízos de valores, conhecimentos partilhados... 3) Não se pode esquecer da intenção comunicativa. Daí...o grande duelo: Gêneros textuais x Tipologias textuais

  4. Texto I DE PERNAS PRO AR 2Prestes a abrir sua primeira sex shop nos Estados Unidos, em sociedade com Marcela (Maria Paula), Alice (Ingrid Guimarães) tem um novo desafio: levar para a América um produto erótico inédito. Muito agitada e obsessiva, Alice também precisa descobrir como equilibrar a ambição profissional e a vida pessoal, já que seu casamento, novamente, está em risco. A situação começa a ficar fora de controle na festa de inauguração da 100ª loja SexDelícia no Brasil, quando ela tem um piripaque por excesso de trabalho e é obrigada pelos médicos a passar uns dias no Spa Desestresse. Ao fugir da clínica para encontrar a sócia nos Estados Unidos e fechar negócio com investidores americanos, Alice vive as mais inusitadas situações para esconder da família que, na verdade, está lá a trabalho e não a passeio, como tinha dito. Texto II Texto III O BICHO (Manuel Bandeira)Vi ontem um bichoNa imundície do pátio Catando comida entre os detritos. Quando achava alguma coisa,Não examinava nem cheirava:Engolia com voracidade.O bicho não era um cão,Não era um gato,Não era um rato.O bicho, meu Deus, era um homem.

  5. É hora de sistematizar no caderno :) Gêneros textuais são tipos específicos de textos de qualquer natureza, literários ou não. Correspondem à diversidade de textos que ocorrem nos ambientes discursivos de nossa sociedade. IPCM: forma e função. Tipologia textual é a forma como um texto se apresenta. São de três tipos. Modo de organização do discurso é a maneira como eu organizo o meu tipo de texto. São de quatro tipos.

  6. “Aprender sem pensar é tempo perdido.” Então, vamos praticar juntos agora? A tarefa é analisar: - Gênero textual; - Tipo de texto; - Público-alvo; - Função.

  7. Texto I “Mandei minha sogra para o Butantan” Texto II Texto III “Trocando o campo de futebol pelo canavial, o livro pela enxada. Essa é a realidade de muitas crianças brasileiras atualmente. O trabalho infantil, que é constitucionalmente proibido, é uma realidade brasileira que se tornou gritante e insustentável. Do contexto de miséria, falta de solução e jogo de interesses, a infância no Brasil parece estar diminuindo significativamente.”

  8. Texto IV Texto V

  9. (ENEM) - Texto VI Amor é fogo que arde sem se ver, é ferida que dói, e não se sente; é um contentamento descontente, é dor que desatina sem doer. É um não querer mais que bem querer; é um andar solitário entre a gente; é nunca contentar-se de contente; é um cuidar que ganha em se perder. É querer estar preso por vontade; é servir a quem vence, o vencedor; é ter com quem nos mata, lealdade. Mas como causar pode seu favor nos corações humanos amizade, se tão contrário a si é o mesmo Amor? O poema pode ser considerado como um texto: (a) Argumentativo (c) Épico (e) Teatral (b) Narrativo (d) De propaganda

More Related