140 likes | 309 Views
Apresentação VI Seminário do Projeto UFRGS-GUARITA-FINEP. Desenvolvido por: André Casagrande. Objetivos:. Fazer revisão geral sobre o Projeto: justificativas, metodologia, objetivos e resultados; Apresentar cronogramas (inicial e atual), refletir sobre alterações;
E N D
Apresentação VI Seminário do Projeto UFRGS-GUARITA-FINEP Desenvolvido por: André Casagrande
Objetivos: • Fazer revisão geral sobre o Projeto: justificativas, metodologia, objetivos e resultados; • Apresentar cronogramas (inicial e atual), refletir sobre alterações; • Apresentar quadro geral de valores envolvidos; • Apresentar o que se fez até aqui (fev/07) e os próximos passos: seminários, workshop, levantamento de materiais e bibliografias, reforma;
Justificativa Necessidades do transporte de cargas exigem, constantemente, que sejam definidos os critérios sob os quais devam ser realizadas obras de modernização em unidades existentes. Essas intervenções têm o propósito de prolongar a vida útil das mesmas, mantendo o seu "status" legal. Na Região Sul do país há uma significativa movimentação de cargas perigosas através da navegação interior. Tratando-se de embarcação destinada ao transporte de produtos perigosos, recomenda-se que o conjunto seguinte seja identificado como resultante da integração de dois grupos de sistemas:
...Justificativa Com o tempo esses sistemas vão se submetendo ao desgaste e, à obsolescência decorrente do avanço tecnológico somado ao processo evolutivo. Tornam-se indispensáveis intervenções, muitas vezes profundas, denominadas de obras de modernização. Muitas vezes essas obras são executadas concomitantemente com outras determinadas por razões de ordem econômica, introduzindo alterações no porte e/ou agregando capacidade para outras cargas, nestes casos denominadas conversões. Nas embarcações de Navegação Interior essas intervenções são facilitadas pela simplicidade e pelas características dos materiais e equipamentos empregados na sua construção. Tais condicionantes determinam que o tratamento técnico a ser empregado na determinação da sobrevida dessas embarcações mereça estar fundamentado em critérios diferenciados em relação aos adotados para as embarcações marítimas
...Justificativa A realização de obras de modernização dessas embarcações da Classe de Navegação Interior proporciona, maior sobrevida em condições técnicas e econômicas aceitáveis. Elas repercutem na determinação de uma "nova idade de referência" ou "idade equivalente" como indicador. Trata-se de um novo código de linguagem para atender necessidades novas de armadores, avaliadores, embarcadores, seguradoras e autoridades normativas. Esse é o propósito do presente projeto, cujos benefícios poderão atingir mais de 2.400 unidades pertencentes à frota brasileira de embarcação da Classe de Navegação Interior.
Metodologia Será dividida em etapas, as quais podem ser concomitantes ou não, conforme o seguinte: a) Análise e compilação de normas / bibliografias que possa subsidiar as tarefas a serem desenvolvidas; b)Instrumentação e medição de navio(s), podendo ser o próprio NT Guarita entre outros, que será(ão) considerado(s) como padrão(ões) para determinar ações típicas a serem utilizadas nas análises numéricas e nos critérios das recomendações a serem realizadas: A intenção nesta etapa seria conseguir caracterizar através de medição e monitoramento de embarcações os diferentes sistemas existentes, definindo as situações de carregamentos, movimentação, operação e funcionamento de todos eles para diversas situações, tanto navegando quanto parado. c) Criação de modelos de elementos finitos de diferentes niveis de complexidade que permitam avaliar global e/o localmente as respostas esperadas no navio objeto de nosso estudo:
...Metodologia d)Realização da Readecuação de um dos navios da Instituição Interveniente - Navegação Guarita. Desta forma, alguns sub-itens podem ser citados, que são: d1)Inspeção com mapeamento de todos os sistemas da embarcação; d2)Determinação dos desvios destes sistemas em relação ao original; d3)Parada da embarcação para correção destes desvios e acréscimo das exigências faltantes; d4)Recolocação em funcionamento da embarcação com nova inspeção e mapeamento de todos os sistemas; d5)Determinação dos desvios resultantes e) A partir da experiência adquirida nas etapas anteriores serão propostas mudanças nas normas existentes para mar aberto com o objetivo de adequar-las ao caso navegação interior: Elaborando um texto que permita caracterizar e determinar as ações a serem tomadas em casos de renovação de embarcações gerais de navegação interior.
Objetivo Geral(Objeto da Proposta) Determinar Critérios de análise dos sistemas das embarcações para avaliação do estado e determinação da vida residual de cada sistema, orientando as revisões de projeto e a extensão das obras de modernização a partir dos quais estariam resgatadas as qualidades da embarcação em termos de equivalência em qualidade relativas às construções mais modernas.
Resultados Esperados -determinação de critérios para determinação de idade equivalente para embarcações de transporte interior -criar critérios para serem incluidos na forma de uma norma regulamentadora -Publicações em periódicos nacionais/internacionais e congressos modernização de uma embarcação de aprox. 20 anos, objeto deste estudo (NT Guarita) -Criação de grupo especializado em adequação de embarcações antigas de navegação interior -realização de modelos numéricos complexos com comparações de análises experimentais -trabalhos de conclusão, dissertações de mestrado, teses de doutorado -criação de massa crítica para inspeção de embarcações -critérios para determinação do valor da embarcação reformada ou modificada -critérios para cobertura de riscos e estabelecimentos de prêmios de seguros -critérios para uso e aplicação em embarcações com idade superior a 15 anos
1 workshop apresentado pelos Engenheiros da Guarita introduzindo assuntos relacionados à navegação, projeto e construção de embarcações, nomenclaturas, etc. 1 workshop apresentado pelo Engenheiro Ivan e outros sobre arquitetura naval; 5 seminários sobre temas relacionados: nomenclaturas, normam 02, arquitetura naval, BCH e IBC code, introd. BV; I GMAp Offshore; O que foi feito:
Seguir o cronograma de metas; Revisão bibliográfica geral. Levantar material bibliográfico nacional e importado; Finalizar obras GMAp; Levantar dados sobre cursos, palestras, seminários, congressos referentes ao tema; Contato com instituições (BV, ) para apresentação das idéias, solicitar cursos, etc; Programar viagem junto à embarcação; Programar o que poderá ser realizado em termos experimentais na parada do navio??? O que falta fazer (curto prazo):