60 likes | 150 Views
São Cosme e São Damião 27 de Setembro. s Santos taumaturgos e anárgiros Cosme e Damião da Mesopotâmia nasceram na
E N D
São Cosme e São Damião 27 de Setembro s Santos taumaturgos e anárgiros Cosme e Damião da Mesopotâmia nasceram na Ásia Menor. Seu pai, que era pagão, morreu enquanto eles ainda eram crianças, e sua mãe, Teodota, os criou na Religião Cristã. Pelo calendário litúrgico da Igreja Ortodoxa Russa o dia de São Cosme e São Damião é o dia 1º de Novembro.
Ao alcançarem a idade adulta, aprenderam medicina, e, por suas virtudes re-ceberam do Espírito Santo o dom de cura das en-fermidades do corpo e do espírito, capaz de advogar contra feitiços, bruxarias e mau-olhado, trazendo a paz da União. Por amor a Deus e ao próximo, eles jamais co-braram por seus serviços, seguindo estritamente o mandamento do Divino Mes-tre: "Recebestes de graça, de graça dai!". «Os Santos Cosme e Damião, médicos, com seus instrumentos de trabalho»
Eles tratavam inclusive os animais. A fama dos Santos Cosme e Damião se espalhou por toda a região da Mesopotâmia, e o povo apelidou os irmãos de médicos anárgiros, ou seja, "aqueles que não recebem prata (dinheiro)". Consta ainda terem sofrido o martírio através da degola pelos inimigos do Cristianismo, du-rante o governo de Caio Valério Diocleciano. «Os Santos Cosme e Damião, médicos, com seus instrumentos de trabalho»
Um certo dia, os santos foram chamados para atender uma senhora acometida de uma doença incurável, de nome Paládia, a quem todos os médicos recusaram-se a tratar. Pela confiança e pelo chamado dos santos dons dos irmãos, o Senhor curou a doença de Paládia, que logo em seguida levantou-se de seu leito, com perfeita saúde, para agradecer a Deus. Querendo recompensar seus médicos de algum modo, em um gesto de gratidão a idosa senhora foi conversar com Damião, e lhe presenteou com três ovos de ouro, dizendo "Aceite estes ovos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo". Ao ouvir o nome da Santíssima Trindade, o santo médico não ousou recusar o presente.
No entanto, quando Cosme soube o que acontecera, entristeceu-se, pois cria que seu irmão havia quebrado seu voto de caridade. Após certo tempo, chegou a hora de São Cosme repousar no Senhor. Antes do seu desencarnamento, ele decla-rou que não gostaria de ser enterrado ao lado de seu irmão por este haver quebrado seu voto de não aceitar nenhuma recom-pensa. Alguns meses depois, São Damião também veio a desencarnar. Os Santos Cosme e Damião, médicos, recebem do céu a caixa dos instrumentos
Todos os seus amigos e parentes ficaram ocupados, pois não sabiam onde deveriam enterrar São Damião. Porém, pela vontade de Deus, quando os cristãos recolheram seus corpos para sepultá-los, um camelo começou a bradar com voz humana, dizendo que não houvesse dúvidas, os irmãos deveriam ser enterrados juntos, pois São Damião aceitara o presente da velha senhora não como pagamento, mas em respeito ao Nome de Deus e em caridade, para não humilhar a nobre senhora. E assim, os gêmeos foram enterrados lado a lado, em Theremam, Mesopotâmia, atual Síria, no ano de 303 AD. O povo, na época, em louvor a ambos, construiu a primeira Igreja Cristã.