1 / 6

s Santos taumaturgos e anárgiros Cosme

São Cosme e São Damião 27 de Setembro. s Santos taumaturgos e anárgiros Cosme e Damião da Mesopotâmia nasceram na

corina
Download Presentation

s Santos taumaturgos e anárgiros Cosme

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. São Cosme e São Damião 27 de Setembro s Santos taumaturgos e anárgiros Cosme e Damião da Mesopotâmia nasceram na Ásia Menor. Seu pai, que era pagão, morreu enquanto eles ainda eram crianças, e sua mãe, Teodota, os criou na Religião Cristã. Pelo calendário litúrgico da Igreja Ortodoxa Russa o dia de São Cosme e São Damião é o dia 1º de Novembro.

  2. Ao alcançarem a idade adulta, aprenderam medicina, e, por suas virtudes re-ceberam do Espírito Santo o dom de cura das en-fermidades do corpo e do espírito, capaz de advogar contra feitiços, bruxarias e mau-olhado, trazendo a paz da União. Por amor a Deus e ao próximo, eles jamais co-braram por seus serviços, seguindo estritamente o mandamento do Divino Mes-tre: "Recebestes de graça, de graça dai!". «Os Santos Cosme e Damião, médicos, com seus instrumentos de trabalho»

  3. Eles tratavam inclusive os animais. A fama dos Santos Cosme e Damião se espalhou por toda a região da Mesopotâmia, e o povo apelidou os irmãos de médicos anárgiros, ou seja, "aqueles que não recebem prata (dinheiro)". Consta ainda terem sofrido o martírio através da degola pelos inimigos do Cristianismo, du-rante o governo de Caio Valério Diocleciano. «Os Santos Cosme e Damião, médicos, com seus instrumentos de trabalho»

  4. Um certo dia, os santos foram chamados para atender uma senhora acometida de uma doença incurável, de nome Paládia, a quem todos os médicos recusaram-se a tratar. Pela confiança e pelo chamado dos santos dons dos irmãos, o Senhor curou a doença de Paládia, que logo em seguida levantou-se de seu leito, com perfeita saúde, para agradecer a Deus. Querendo recompensar seus médicos de algum modo, em um gesto de gratidão a idosa senhora foi conversar com Damião, e lhe presenteou com três ovos de ouro, dizendo "Aceite estes ovos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo". Ao ouvir o nome da Santíssima Trindade, o santo médico não ousou recusar o presente.

  5. No entanto, quando Cosme soube o que acontecera, entristeceu-se, pois cria que seu irmão havia quebrado seu voto de caridade. Após certo tempo, chegou a hora de São Cosme repousar no Senhor. Antes do seu desencarnamento, ele decla-rou que não gostaria de ser enterrado ao lado de seu irmão por este haver quebrado seu voto de não aceitar nenhuma recom-pensa. Alguns meses depois, São Damião também veio a desencarnar. Os Santos Cosme e Damião, médicos, recebem do céu a caixa dos instrumentos

  6. Todos os seus amigos e parentes ficaram ocupados, pois não sabiam onde deveriam enterrar São Damião. Porém, pela vontade de Deus, quando os cristãos recolheram seus corpos para sepultá-los, um camelo começou a bradar com voz humana, dizendo que não houvesse dúvidas, os irmãos deveriam ser enterrados juntos, pois São Damião aceitara o presente da velha senhora não como pagamento, mas em respeito ao Nome de Deus e em caridade, para não humilhar a nobre senhora. E assim, os gêmeos foram enterrados lado a lado, em Theremam, Mesopotâmia, atual Síria, no ano de 303 AD. O povo, na época, em louvor a ambos, construiu a primeira Igreja Cristã.

More Related