1 / 6

O que pesa mais: 1Kg de chumbo ou 1Kg de algodão?

O que pesa mais: 1Kg de chumbo ou 1Kg de algodão?.

cree
Download Presentation

O que pesa mais: 1Kg de chumbo ou 1Kg de algodão?

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O que pesa mais: 1Kg de chumbo ou 1Kg de algodão? Algumas pessoas responderiam que é o chumbo, porque pensam que o chumbo é mais “pesado” que o algodão. No entanto, na pergunta esta sendo dito que se trata da mesma massa. Logo as duas quantidades indicadas têm o mesmo peso. O que acontece é que o chumbo é mais denso que o algodão. Por isso 1Kg de algodão terá um volume (e não uma massa) muito maior do que 1Kg de chumbo.

  2. A densidade tem relação com a flutuação dos corpos. • O gelo “flutua” na água porque sua densidade é menor que a da água; portanto o gelo é menos denso que a água. • O gelo “afunda” no álcool porque sua densidade é maior que a do álcool; dessa forma, o gelo é mais denso que o álcool. • O óleo é menos denso que a água; portanto, fica na parte superior. • O óleo é mais denso que o álcool; portanto, afunda. • O chumbo afunda na água porque é mais denso.

  3. Importante Densidade e volume são inversamente proporcionais – se compararmos líquidos de mesma massa, mas de densidades diferentes nas mesmas condições de temperatura, o líquido com maior densidade apresentará o menor volume. Densidades e massa são diretamente proporcionais – se compararmos líquidos de densidades diferentes com o mesmo volume nas mesmas condições de temperatura, o líquido com maior densidade apresentará a maior massa.

  4. Mar Morto O excesso de sal nas suas águas torna a vida praticamente impossível por ali. Com exceção da bactéria Haloarculamarismortui, que consegue filtrar os sais e sobreviver nesse cemitério marítimo, todos os organismos que chegam ao mar Morto morrem rapidamente. Outra característica curiosa é que ninguém consegue afundar nas suas águas, graças novamente à alta concentração salina, que o torna muito mais denso do que o corpo humano. Os oceanos têm uma média de 35 gramas de sal por litro de água, enquanto o mar Morto tem quase 300 gramas. Isso se deve basicamente a sua localização - na divisa entre Israel e Jordânia. A região é quente e seca, o que acelera a evaporação e impede a reposição da água pela chuva - em um ano chove tanto quanto um dia chuvoso em São Paulo. Além disso, o mar Morto é o local mais baixo do planeta: alguns pontos ficam a mais de 400 metros abaixo do nível dos oceanos. Isso significa que grande parte das partículas que se soltam dos terrenos a sua volta escoam em sua direção. 

  5. Princípio de ArquimedesEstudo da hidrostática O rei de Siracusa, cidade da Sicília, suspeitava que ouvires que havia feito sua coroa usava uma mistura de ouro e prata, e não apenas ouro, como fora encomendado. O rei solicitou a ajuda de Arquimedes.

  6. Solubilidade - capacidade de um material (soluto) possui de se dissolver em outro (solvente). Solúveis - água e álcool etílico. Insolúveis - água e óleo. Maleabilidade - a matéria que pode ser facilmente transformada em lâminas é considerada maleável – ouro, chumbo, prata, zinco, ferro, ... Ductilidade - é a propriedade que permite a matéria ser transformada em fio – fio de ouro, fio de cobre. Dureza – é a propriedade do material que mede sua resistência ao risco – um estilete de aço risca a madeira

More Related