1 / 26

ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO

ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO. Tema 10: As Escolas Clássicas do Direito Natural: Montesquieu, Kant e Hegel. Professores: Ana Patrícia Rodrigues Pimentel Jair José Maldaner Web-tutor: Caio Monteiro Melo.

dacey
Download Presentation

ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO Tema 10: As Escolas Clássicas do Direito Natural: Montesquieu, Kant e Hegel. Professores: Ana Patrícia Rodrigues Pimentel Jair José Maldaner Web-tutor: Caio Monteiro Melo

  2. CONTEXTUALIZAÇÃO ILUMINISMO SÉC. XVIII.A RAZÃO CONSEGUE ILUMINAR E RESOLVER TODOS OS PROBLEMAS DA HUMANIDADE.

  3. FATOS:RENASCIMENTO;REFORMA;PROGRESSO DA CIÊNCIA.

  4. CARACTERÍSTICAS DO ILUMINISMO:-IGUALDADE JURÍDICA;-TOLERÂNCIA RELIGIOSA E FILOSÓFICA;-LIBERDADE PESSOAL E SOCIAL;-VENERAÇÃO PELA CIÊNCIA;-ANTI-TRADICIONALISMO;-OTIMISMO.

  5. MONTESQUIEU (1689-1755)OBRA: “O ESPÍRITO DAS LEIS”PARA EVITAR ARBÍTRIO, VIOLÊNCIA E ABUSOS DOS GOVERNANTES E PROTEGER AS LIBERDADES INDIVIDUAIS PROPÕE A SEPARAÇÃO DOS PODERES EXECUTIVO, JUDICIÁRIO E LEGISLATIVO.

  6. OS TRÊS PODERES DEVEM MANTER-SE AUTÔNOMOS E DEVEM SER CONSTITUÍDOS POR PESSOAS DIFERENTES.

  7. -A LEI E AS INSTITUIÇÕES JURÍDICAS EMERGEM DO POVO E SÃO RESULTADO DA AÇÃO DE FATORES NATURAIS, CULTURAIS E HISTÓRICOS.-RELATIVISMO DAS LEIS.

  8. EMANUEL KANT (1724-1804)OBRAS: -CRÍTICA DA RAZÃO PRÁTICA, -FUNDAMENTOS DA METAFÍSICA DOS COSTUMES;-SOBRE A PAZ PERPÉTUA.

  9. EXISTE UMA LEI MORAL DE VALOR ABSOLUTO.A LEI MORAL E AS LEIS DA NATUREZA NÃO PODEM TER ORIGEM NA EXPERIÊNCIA, POIS SERIAM PARTICULARES, VARIÁVEIS E CONTINGENTES.

  10. IMPERATIVO CATEGÓRICO:OBEDECER À LEI PELA PRÓPRIA LEI E NÃO POR OUTRO MOTIVO. (DEVER PELO DEVER)

  11. COMO SABER SE MINHA AÇÃO ESTÁ DE ACORDO COM O IMPERATIVO CATEGÓRICO?-UNIVERSALIDADE DA LEI:“AGE DE TAL MODO QUE A MÁXIMA DA TUA AÇÃO POSSA SEMPRE VALER TAMBÉM COMO PRINCÍPIO UNIVERSAL DE CONDUTA”.

  12. HUMANIDADE COMO FIM:“AGE DE TAL MODO QUE TRATES A HUMANIDADE COMO FIM E NUNCA COMO MEIO”.

  13. VONTADE LEGISLADORA UNIVERSAL:“AGE SEGUNDO MÁXIMAS TAIS QUE A VONTADE DE QUALQUER HOMEM, ENQUANTO VONTADE LEGISLADORA UNIVERSAL, POSSA APROVÁ-LAS”.

  14. MORALIDADE E DIREITO:MORALIDADE: PRESSUPÕE AUTONOMIA, LIBERDADE, DEVER E AUTO-CONSCIÊNCIA;É INTERNA.DIREITO: PRESSUPÕE COERCITIVIDADE. DIZ RESPEITO À AÇÃO EXTERNA, PRÁTICA DE UMA PESSOA EM RELAÇÃO COM OUTRA.

  15. DIREITO:REGULA A LIVRE COEXISTÊNCIA ENTRE AS PESSOAS. A META DAS NORMAS JURÍDICAS É A PACIFICIDADE DO CONVÍVIO.

  16. ESTADO:INSTRUMENTO PARA A REALIZAÇÃO DOS DIREITOS. META DO ESTADO : GARANTIR AS LIBERDADES, A CONVIVÊNCIA PACÍFICA E QUE TODOS POSSAM GOVERNAR-SE A SI PRÓPRIOS, SEGUNDO A LEI MORAL.

  17. PAZ PERPÉTUA:FEDERAÇÃO OU ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL ENTRE ESTADOS SOBERANOS ONDE SEUS INTERESSES SERIAM COMUNGADOS E A LUTA E A GUERRA NÃO MAIS EXISTIRIAM.A PAZ É A FINALIDADE DA HISTÓRIA HUMANA.

  18. HEGEL: (1770-1831)OBRAS: “FILOSOFIA DO DIREITO”; “FENOMENOLOGIA DO ESPÍRITO”.

  19. INTUIÇÃO FUNDAMENTAL:SUBJETIVIDADE;IDEALISMO RACIONALISTA: “O QUE É RACIONAL É REAL E O QUE É REAL É RACIONAL”.

  20. O ESPÍRITO ABSOLUTO:A HISTÓRIA UNIVERSAL É A MANIFESTAÇÃO DO ESPÍRITO ABSOLUTO. O ESPÍRITO SE MANIFESTA OBJETIVAMENTE NA HISTÓRIA, NÃO LEVA EM CONSIDERAÇÃO OS INDIVÍDUOS, MAS O ESTADO.

  21. AS BASES DO CONHECIMENTO HUMANO MUDAM DE GERAÇÃO PARA GERAÇÃO.NÃO HÁ VERDADES ETERNAS;AS VERDADES ESTÃO SUBMETIDAS À HISTÓRIA;A HUMANIDADE CAMINHA RUMO AO AUTO CONHECIMENTO E AUTO DESENVOLVIMENTO CADA VEZ MAIORES;PROCESSO DINÂMICO-DIALÉTICO.

  22. MANIFESTAÇÃO DO ESPÍRITO NA HISTÓRIA:1-POVOS ORIENTAIS: A LIBERDADE ERA RESERVADA AO MONARCA;2-IMPÉRIO ROMANO: A LIBERDADE ESTENDEU-SE À ARISTOCRACIA;3-ESTADO GERMÂNICO: LIBERDADE À TODOS. MANIFESTAÇÃO MÁXIMA DO ESPÍRITO ABSOLUTO.

  23. NÃO É O INDIVÍDUO QUE ESCOLHE O ESTADO. O ESTADO VEM PRIMEIRO E CONSTITUI O INDIVÍDUO.O ESTADO DEVE INSTRUMENTALIZAR A BOA APLICAÇÃO E A CONQUISTA GRADATIVA DA JUSTIÇA POR MEIO DO DIREITO.

  24. DIREITO:É A MANIFESTAÇÃO DO ESPÍRITO OBJETIVO;O SEU PONTO DE PARTIDA E DE CHEGADA É A LIBERDADE.O DIREITO FUNDAMENTA-SE NAS LEIS E PELAS LEIS OS INDIVÍDUOS AGEM PARA A DEFESA E CONSTRUÇÃO DE SEUS DIREITOS. AÍ RESIDE A EFETIVA JUSTIÇA.

  25. PROTEÇÃO DA PESSOA:-A PESSOA DEVE SER VISTA COMO FIM E NÃO COMO MEIO;-O ESTADO ESTÁ A SERVIÇO DAS NECESSIDADES JURÍDICO-SOCIAIS;-A RAZÃO É O REMÉDIO PARA O CAOS INSTITUCIONAL DA SOCIEDADE.

More Related