1 / 20

ERGONOMIA

Trabalho de E.O.T.D. Gestão de Centros Informáticos. ERGONOMIA. ERGONOMIA. Realização. O que é ?. Problemas mais comuns. Recomendações sobre o mobiliário. O Ergonomista. O local de trabalho ideal. Consequências. Modificações feitas no dia-a-dia. O ergonomista.

daktari
Download Presentation

ERGONOMIA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Trabalho de E.O.T.D Gestão de Centros Informáticos ERGONOMIA

  2. ERGONOMIA Realização O que é ? Problemas mais comuns Recomendações sobre o mobiliário O Ergonomista O local de trabalho ideal Consequências Modificações feitas no dia-a-dia

  3. O ergonomista O responsável por elaborar soluções para trazer melhorias ao quotidiano das pessoas em seu local de trabalho se chama ergonomista. É este profissional, com formação em design, que, juntamente com engenheiros, trata de desenvolver novos mecanismos e conceitos para evitar as consequências do planejamento incorrecto do trabalho na saúde das pessoas. No caso da informática, é ele quem se preocupa com detalhes que podem parecer sem muita importância - como o formato do teclado, um apoio para os pulsos do digitador ou um suporte para manter os pés firmes ao chão - mas que são fundamentais para o bem estar do usuário.

  4. PESCOÇO OLHOS REGIÃO LOMBAR

  5. RECOMENDAÇÕES SOBRE O MOBILIÁRIO CADEIRA - Altura regulável e em que o encosto fique posicionado exactamente na curvatura lombar. O encosto também tem de ser flexível, não permitindo que o usuário escorregue para trás, mas que acompanhe o movimento do tronco. É importante que os pés estejam firmes ao chão. Caso contrário, o usuário deve providenciar um suporte para eles. MESA - É preciso que tenha regulação independente de altura para monitor e teclado. A borda superior da tela tem que estar na altura dos olhos e o teclado coincidir com a altura do cotovelo.

  6. TELA ANTI-REFLEXIVA - 88 por cento dos monitores apresentam nível de reflexão acima do aceitável. Ora os olhos se habituam com o claro, ora com o escuro, o que provoca o cansaço da vista. Aconselha-se a utilização de tela de nylon fina importada. APOIOS PARA PULSO E PALMA DA MÃO - Se a mesa não dispuser de apoio para pulso, deve ser providenciado um. De preferência de espuma. O pulso não pode ficar em posição quebrada quando da digitação - uma das agravantes da tenossinovite. No manuseio do mouse é necessário um apoio de mão, também para manter o pulso neutro. SUPORTE PARA DOCUMENTO - Deve ficar preso ao monitor. A alternância do foco, ora 50, ora 70 centímetros, cansa a vista.

  7. O local de trabalho ideal Segundo estudo realizado pelo Departamento de Ergonomia da Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, a estação de trabalho ideal, de acordo com os conceitos de ergonomia, é que proporciona o máximo de conforto e segurança para o usuário. A chave para obtenção do conforto é fazer com que o corpo se mantenha sempre apoiado e relaxado, em posição natural, quando se estiver utilizando o computador. Isso significa que as actividades executadas pelo usuário não devem forçá-lo a uma posição desajeitada ou que promova estresse. A estação de trabalho deve estar de acordo com os padrões de movimento da pessoa.

  8. Resolução

  9. Resolução

  10. Este trabalho foi realizado por: Aníbal Couto Hugo Silva Prof: Fernando T Ferreira http://www.terravista.pt/nazare/1927

More Related