1 / 22

Registos de Enfermagem

Registos de Enfermagem. Ana Albuquerque Queiroz Professora Coordenadora ESE Coimbra anaqueirozmae@gmail.com ana.queiroz@docente.unicv.edu.cv. INTRODUÇÃO.

dawn
Download Presentation

Registos de Enfermagem

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Registos de Enfermagem Ana Albuquerque Queiroz Professora Coordenadora ESE Coimbra anaqueirozmae@gmail.com ana.queiroz@docente.unicv.edu.cv

  2. INTRODUÇÃO A anotação de enfermagem, quando cientificamente estruturada, apresenta elementos valiosos para o diagnóstico das necessidades do doente/utente, da família e da comunidade, facilitando o planeamento de assistência e apresentando elementos para o ensino e pesquisa no campo profissional.

  3. objectivos Contribuir para que os enfermeiros: • Se consciencializem da importância dos registos em todo o processo de enfermagem; • Reconheçam que é através dos registos de enfermagem que demonstramos a qualidade dos cuidados prestados; • Compreendam que o registo de enfermagem é uma documentação legal para a protecção tanto para o utente com para o enfermeiro perante aspectos éticos, deontológicos e jurídicos.

  4. Conceito Segundo Matsuda et al (2008, p.417) “consistem na forma de comunicação escrita de informações pertinentes ao cliente e aos seus cuidados. Entende-se que os registos são elementos imprescindíveis no processo de cuidado humano visto que, quando redigidos de maneira que retratam a realidade a ser documentada, possibilitam à comunicação permanente, podendo destinar-se a diversos fins (pesquisas, auditorias, processos jurídicos, planeamento e outros)”. Matsuda LM, Silva DMP, Évora YDM, Coimbra JAH. Anotações/registros de enfermagem: instrumento de comunicação para a qualidade do cuidado? Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2006;8(3):415-421. Disponível na internet em:http://www.fen.ufg.br/revista/revista8_3/v8n3a12.htm

  5. Importância • De acordo com POTTER & PERRY (1999, p. 166) “O registo é um aspecto vital da prática de enfermagem. Ao longo do tempo, a forma e a qualidade do registo evoluíram, porém o foco continua a ser o impacto positivo do cuidado sobre o cliente”. • Sabemos que em países desenvolvidos os registos têm se tornado num dos temas mais desafiadores na enfermagem, pois são um instrumento que pode e deve ser consultado em situações que envolvem aspectos legais e/ou éticos, científicos, educacionais e da qualidade do cuidado. POTTER, P.A.; PERRY, A.G. Fundamentos de enfermagem: conceitos, processos e prática. 4 ed., v.1. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 1999. Cap.12, p.166-189.

  6. Importância • OCHOA-VIGO et al., 2003, p.185, citados por Matsuda et al (2008, p.419) referem que os registos de enfermagem constituem um meio de comunicação importante para a equipe de saúde envolvida com o paciente, facilitando a coordenação e a continuidade do planeamento de saúde”. • SANTOS et al. (2003) referem que 50% das informações inerentes ao cuidado do cliente/utentes/doentes são fornecidas pela enfermagem, sendo indiscutível a necessidade de registos adequados e frequentes no prontuário/dossier/processo do mesmo.

  7. Importância • A quantidade e principalmente a qualidade das anotações de enfermagem, desperta nos outros profissionais da equipe multiprofissional o interesse e necessidade de consultá-las. Para a equipe médica, as anotações são meios valiosos de informações, fornecem bases para direccionar a terapêutica, os cuidados, a realização de novos diagnósticos. • Fernandes RAQ; Salun MJL; Teixeira MB; Lemmi RCA; Miura M. Anotações de enfermagem. São Paulo: Rev Esc Enf USP 1981; 15(1):63-8.

  8. Finalidades dos registos de enfermagem • Facilitar a comunicação na equipa; planeamento e a continuidade dos cuidados; • Contribuir para avaliação dos cuidados (auditoria); Servir como documento legal. • Facultar dados úteis para a investigação; • Servir como fonte de aprendizagem e investigação;

  9. Tipos de anotações de enfermagem Registos escritos no processo do doente Colheita de dados Plano de cuidados; Notas de evolução; Gráficos de avaliação de sinais vitais; Registo na folha de terapêutica.

  10. Como fazeranotações de enfermagem? Como anotar, O que anotar, E quando anotar?

  11. Características dos registos Como anotar Segundo Delgado e Albuquerque, (1998) devem: 1. Devem ser claros, precisos e concisos; 2. Legíveis e a tinta; 3. Ter sequência cronológica e registada a hora; 4. Ser verdadeiros; 5. Significativos e pertinentes; Delgado, R.; Albuquerque, A. (1998). Guia Orientador sobre registos de enfermagem. Coimbra. Revista Referência,nº1.

  12. Características dos registos 6. Sem abreviaturas, sinais ou rasuras; A utilização de siglas/abreviaturas deve estar circunscrita àquelas padronizadas na literatura e/ou na instituição. 7. As linhas não deverão ser deixadas em branco completas ou incompletas; 8. Referir todos os acontecimentos relacionados com o doente; 9. Todas as anotações deverão ser assinadas; 10. Vias de administração e locais de aplicação dos medicamentos registados imediatamente após a administração. 11. Evitar frase como: “Esteve bem”, “Sem queixas”, “Bom desenvolvimento”. Registar o que é observado, as variações face ao normal.

  13. ASPECTOS FUNDAMENTAIS NA ELABORAÇÃO DE REGISTOS O que anotarconteúdo Estado geral Consciência Colaboração Expressões de mau estar Estado do utente: Sinais vitais: Características

  14. ASPECTOS FUNDAMENTAIS NA ELABORAÇÃO DE REGISTOS conteúdo ( o quê, onde, como) Sem ajuda Ajuda parcial Ajuda total Higiene pessoal: Apetite Quantidade Qualidade Ajuda total Ajuda parcial Tolerância Alimentação:

  15. ASPECTOS FUNDAMENTAIS NA ELABORAÇÃO DE REGISTOS Conteúdo Tipo Quantidade Características Eliminação: Postura Deambulação Posicionamento Mobilidade:

  16. ASPECTOS FUNDAMENTAIS NA ELABORAÇÃO DE REGISTOS Conteúdo Períodos Características Sono e repouso: Ocupação: Actividades Tema Interesse demonstrado Avaliação Educação para a saúde:

  17. ASPECTOS FUNDAMENTAIS NA ELABORAÇÃO DE REGISTOS Conteúdo Horário Medicamento Dose Via-local Reacção Medicação: Tipo Horário Colaboração Reacção Quem efectuou Tratamento e exames:

  18. Quando anotar Onde anotar Sempre que acções de assistência forem executadas, mantendo o planeamento de enfermagem actualizado. • Em impressos próprios, segundo modelo adoptado pelo serviço de enfermagem da instituição.

  19. Falhas mais frequentes, segundo Matsuda,et al,2006 Ausência da data, hora e a identificação do profissional; Presença de erros, rasuras, letras ilegíveis, palavras generalizadas/vagas e abreviaturas/siglas não padronizadas. Matsuda LM, Silva DMP, Évora YDM, Coimbra JAH. Anotações/registros de enfermagem: instrumento de comunicação para a qualidade do cuidado? Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2006;8(3):415-421. Disponível na internet em:http://www.fen.ufg.br/revista/revista8_3/v8n3a12.htm

  20. Reflexão final: Considera-se fundamental que a enfermagem faça maiores investimentos na intenção de solucionar/minimizar os problemas identificados nas anotações, considerando a sua importância na melhoria da qualidade do registo das acções de enfermagem.

  21. Reflexão final: Sugere-se a implementação de programas de orientação e capacitação sistemática dos profissionais, bem como a busca de estratégias mais eficientes de mobilização dos estudantes para a documentação em enfermagem, de modo a efectuarem registos mais efectivos e que retratem o mais fielmente possível a prática atenta, sensível e competente.

  22. Obrigado • A todos

More Related