1 / 29

O USO DAS TÉCNICAS CARTOGRÁFICAS COMO RECURSO DE ANÁLISE DO ESPAÇO GEOGRÁFICO

O USO DAS TÉCNICAS CARTOGRÁFICAS COMO RECURSO DE ANÁLISE DO ESPAÇO GEOGRÁFICO A Geografia e suas Tecnologias Espaço geográfico: razão e emoção Cartografia:

denim
Download Presentation

O USO DAS TÉCNICAS CARTOGRÁFICAS COMO RECURSO DE ANÁLISE DO ESPAÇO GEOGRÁFICO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O USO DAS TÉCNICAS CARTOGRÁFICAS COMO RECURSO DE ANÁLISE DO ESPAÇO GEOGRÁFICO • A Geografia e suas Tecnologias • Espaço geográfico: razão e emoção • Cartografia: • A necessidade de conhecer aonde habitamos, de forma que possamos nos localizar e, portanto navegar no meio em que vivemos, estimulou o surgimento e o desenvolvimento da Cartografia. Com a Cartografia somos capazes de documentar o conhecimento sobre a superfície terrestre. • Defini-se Cartografia como sendo: • “A arte de conceber, de levantar, de redigir e de divulgar os mapas.” • “ A arte, a ciência e tecnologia de mapeamento, juntamente com seus estudos como documentos científicos e trabalhos de arte.”

  2. Desenvolvimento da Cartografia: • A Cartografia data da pré-história quando era usada para delimitar território de caça e pesca http://augustocvp.files.wordpress.com/2010/03/pintura-rupestre.jpg ACESSADO EM 28-02-2011

  3. O mapa mais antigo já encontrado foi confeccionado na Suméria, em uma pequena tábua de argila. Desenhado por volta de 2.300 a. C., medindo 7 cm, ele mostra o Rio Eufrates cercado por montanhas. http://2.bp.blogspot.com/_RmjizkgwRV4/S4AkYNx7GpI/AAAAAAAAAsk/SEIcvEjAxqs/s1600-h/Ga-Sur.jpg- acessado em 28-02-2011 http://4.bp.blogspot.com/_RmjizkgwRV4/S4Akiov7zJI/AAAAAAAAAss/zgtl3aPFs1A/s1600-h/mapa_ga-sur3.jpg - acessado em 28-02-2011

  4. As representações mais antigas do espaço não apresentavam os elementos essenciais exigidos pela Cartografia, sendo eles: Elementos essenciais na Cartografia • Título: identifica o assunto do mapa. • Legenda: identifica o significado das cores e símbolos usados no mapa. • -Orientação: permite direcionar corretamente o mapa em relação aos pontos cardeais, colaterais e subcolaterais (Rosa-dos-Ventos). • -Escala: estabelece a proporção entre o espaço real (Km, m) e sua representação no mapa em centímetros. • -Fonte: indica quem é o responsável pela elaboração do mapa.

  5. A Grécia desenvolveu as bases científicas da observação. • A escola pitagórica e o sábio Aristóteles desenvolveram a idéia de esfericidade da Terra, medida por Eratóstenes. • Hiparco e a matemática idealizaram o sistema de coordenadas. • Ptolomeu lançou as bases da geografia matemática e da cartografia em seu trabalho clássico “Guia de Geografia”. Criou a Teoria Geocêntrica. ERATÓSTENES E O CÁLCULO DA CIRCUNFERÊNCIA DA TERRA Fonte: http://www.somatematica.com.br/biograf/erat.php - acesso em 28-02-2011 Ao meio-dia de 22 de junho, a luz do sol brilhava diretamente até o fundo de um poço profundo em Syene e era refletida de volta para cima, em linha reta, mostrando, desta forma, que o sol estava diretamente acima. Usando geometria simples, Eratóstenes mostrou que existe um ângulo de 7,2º entre Alexandria e Syene, o que corresponde a 1/50 de um círculo. Viajava-se de Syene a Alexandria com freqüência e sabia-se que a distância media 5 mil estádios. Então, Eratóstenes calculou que a Terra tinha 50 x 5 mil estádios. O 50 foi encontrado dividindo os 360º da circunferência da Terra por 7,2º, ângulo formado pelos raios de Sol sobre Alexandria.

  6. Essa imagem explica o raciocínio usado por Eratóstenes para calcular a circunferência da Terra.

  7. Para Eratóstenes a sombra que os raios solares faziam sobre Alexandria provava que a Terra não era plana mas sim esférica. Ele defendia que se a Terra fosse plana os raios solares não formariam sombra em nenhuma parte da Terra. Os povos antigos também defenderam que o fato de um navio vindo ao longe só ir sendo visto aos poucos provava que a Terra não era plana. Segundo essa teoria a curvatura da Terra esconderia o navio que ao se aproximar ia se tornando visível aos poucos, começando pelas suas partes mais altas.

  8. Figura 1: Mapa-múndi de Ptolomeu. As bases desse mapa foram criadas em Alexandria, por isso os detalhes do Mediterrâneo Oriental são mais próximos da realidade. Há somente três continentes, Europa, Ásia e África; a Linha do Equador foi assinalada. As cabeças em torno do mapa representam os ventos. Fonte: http://greciantiga.org/img/index.asp?num=0026. Acesso em 16/02/2011.

  9. Desenvolvimento da Cartografia: • Durante a Idade Média a Cartografia sofreu um período de estagnação e até retrocesso. A influência religiosa foi marcante em todo o período medieval e os mapas mais utilizados eram os de T em O. Figura 2: Mapa-múndi TO, século XII. Fonte: http://geografiamb2.wordpress.com/2009/03/18/aula-cartografia-19032009-prof-andre/. Acesso em 16/02/2011. Figura 3: Mapa-múndi TO. Fonte: http://www.quehistoriaeessa.com/. Acesso em 16/02/2011.

  10. PLANISFÉRIO DE CANTINO: Alberto Cantino era um agente secreto italiano que se infiltrou na corte portuguesa para conseguir um planisfério com as últimas descobertas das explorações marítimas da época. http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/f/fc/Cantino_Planisphere.jpg/300px-Cantino_Planisphere.jpg - acessado em 28-02-2011

  11. Desenvolvimento da Cartografia: • Nicolau Copérnico e a Teoria Heliocêntrica. • Galileu Galilei. • O ciclo das Grandes Navegações foi o responsável pela retomada do progresso na Cartografia e a introdução de novas áreas mapeadas e de novas técnicas de mapeamento. Figura 4: Mapa-múndiTypvsOrbisVniversalis, 1561. Fonte: http://www.picasaweb.google.com . Acesso em 16/02/2011.

  12. Desenvolvimento da Cartografia: • Nesse contexto surge a projeção desenvolvida por Gerard Mercator, própria para mapas náuticos, segundo a qual os meridianos são ângulos retos aos paralelos de latitude. Figura 4: Projeção de Mercator, 1569. Fonte: http://www.territorioscuola.com/wikipedia/pt.wikipedia.php?title=Ficheiro:Mercator_1569.png. Acesso em 16/02/2011.

  13. MAPA-MUNDI POLÍTICO http://blogalize.net/wp-content/uploads/2009/11/mapa-mundi.jpg - ACESSADO EM 28-02-2011

  14. Desenvolvimento da Cartografia: • Durante muito tempo, os mapas foram confeccionados a partir de observações diretas dos viajantes. • Atualmente, os mapas são confeccionados por meio do uso de tecnologias modernas de sensoriamento remoto (imagens aéreas e imagens de satélites). • Exemplos de satélites artificiais: • Landsat 5 e 7. • CBERS 2B. • NOAA. • Quickbird.

  15. Imagens de Satélites Figura 5: Imagem do NOAA. Fonte: INPE/CPTEC .

  16. Imagens de Satélites Figura 6: Imagem do Meteosat. Fonte: INPE/CPTEC .

  17. Imagens de Satélites Figura 7: Imagem do Landsat 7 na composição de bandas R5, G4, B3. Baixada Santista, SP, Brasil.

  18. Imagens de Satélites Figura 8: Imagem do Landsat 7 na composição de bandas R3, G2, B1. Baixada Santista, SP, Brasil.

  19. Imagens de Satélites Figura 9: Imagem da Esplanada dos Ministérios – Brasília, DF, Brasil.

  20. Imagens de Satélites Figura 10: Imagem do Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

  21. Aerofotos • Aerofotogrametria ou foto-interpretação são técnicas ou sistemas de obtenção de informações e/ou dados quantitativos tendo como material base as fotografias aereas. Figura 11: Linhas de voo. Fonte: CEFET/SC. Figura 12: Recobrimento longitudinal e lateral. Fonte: CEFET/SC.

  22. Aerofotos Figura 13: Foto aérea do cerrado brasileiro. Fonte: IBGE.

  23. ORIENTAÇÃO PELO SOL http://www.tiobill.com.br/dicas/di_orientacao_pelo_sol.jpg - ACESSADO EM 28-02-2011

  24. ORIENTAÇÃO PELO CRUZEIRO DO SUL http://2.bp.blogspot.com/_taE-CTXOHPg/TI-qFS9_URI/AAAAAAAAAC0/Bu5--x_Nvng/s1600/Orienta%C3%A7%C3%A3o+pelo+Cruzeiro+do+Sul.jpg – ACESSADO EM 28-02-2011.

  25. ORIENTAÇÃO PELA ESTRELA POLAR http://geocities.ws/jacksonalexandre/Orientacao/Orientacao/Estrelas5.gif - ACESSADO EM 28-02-2011.

  26. Orientação pelo Sol com o Relógio HEMISFÉRIO NORTE Para o Hemisfério Norte (onde se encontra Portugal) o método a usar é o seguinte: mantendo o relógio na horizontal, com o mostrador para cima, procura-se uma posição em que o ponteiro das horas esteja na direção do sol. A bissetriz do menor ângulo formado pelo ponteiro das horas e pela linha das 12h define a direção Norte-Sul. HEMISFÉRIO SUL No caso do Hemisfério Sul, o método é semelhante, só que, neste caso, é a linha das 12h que fica na direção do sol, fazendo-se depois do mesmo modo a bissetriz entre o ponteiro das horas e a linha das 12h. http://grupoadventury.br.tripod.com/Materiais/Orientacao.htm - ACESSADO EM 28-02-2011

  27. A ROSA-DOS-VENTOS

  28. O USO DA BÚSSOLA http://www.blogdajulieta.com.br/wp-content/uploads/2010/07/bussola.jpg - ACESSADO EM 01-03-2011 http://www.kalipedia.com/kalipediamedia/cienciasnaturales/media/200704/17/tierrayuniverso/20070417klpcnatun_40.Ees.SCO.png

  29. SISTEMA GPS http://www.vivasemfio.com/blog_images/satelites_terra.gif - ACESSADO EM 28-02-2011

More Related