130 likes | 330 Views
CURSO : PEDAGOGIA. FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO. Prof. Marcelo Muzi Silva. Idade Moderna. O termo MODERNIDADE retrata ao novo, algo atualizado.
E N D
CURSO: PEDAGOGIA FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO Prof. Marcelo Muzi Silva
Idade Moderna • O termo MODERNIDADE retrata ao novo, algo atualizado. • No entanto, seu conceito é antigo, isto é, a partir do século XVII; época de profundas transformações sociais, econômicas e políticas que passaram a ocorrer na Europa, e, que em pouco tempo, suas características sócias econômicas sociais foram se desdobradas para outras localidades do Mundo.
Mudança de mentalidade • Era Moderna despertou o conhecimento do homem. Se antes o aprendizado do homem limitava-se aos dogmas impostos pela Igreja Católica, com o incentivo ao uso da razão, como fonte de todo o conhecimento, contribuiu ao questionar o mundo em que vivia.
O CULTO DA RAZÃO • “A Razão está para o filósofo tal como a graça está para o cidadão. A graça obriga o cristão a agir, a Razão obriga o filósofo (...). Ele gosta de saber os mais pequenos detalhes e de aprofundar tudo o que de mal se adivinha: assim, olha como sendo um principio totalmente oposto ao progresso das Luzes do espírito o fato de se limitar somente a meditação e de acredita que o Homem não encontra a verdade senão no fundo de si próprio (...) O espírito filosófico é um espírito de observação e de justiça tudo com os seus verdadeiros princípios (...)
O CULTO DA RAZÃO • O filósofo é, em suma, um homem honesto que age em todas as circunstâncias pela Razão e que junta a um espírito de reflexão e de justiça os costumes e as qualidade sociáveis”.(DIDEROT, “Filósofo”, in Encyclopedie, 1755)
Obra Principal: O Discurso do Método Conceitos importantes: Dúvida Metódica Penso, logo existo
Educação na Modernidade • É no contexto moderno e contemporâneo, em que a educação se formalizou plenamente e se tornou mais acessível, que se pode falar em política educacional, ou seja, em um conjunto de decisões e ações estruturadas. Geralmente sob o comando do Estado, com a finalidade de prover a educação formal e de “atrair” os indivíduos para os “espaços” educativos, dotados de instalações, equipamentos e força de trabalho preparada (profissionais da educação).
Artigo XXVI da Declaração Universal dos Direitos Humanos • Toda pessoa tem direito à instrução. A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instrução elementar será obrigatória. A instrução técnico-profissional será acessível a todos, bem como a instrução superior, baseada no mérito. A instrução será orientado no sentido pleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos direitos do homem e pelas liberdades fundamentais.
Iluminismo • O Iluminismo ou Esclarecimento foi um movimento cultural da eliteintelectualeuropeia do século XVIII que procurou mobilizar o poder da razão, a fim de reformar a sociedade e o conhecimento herdado da tradição medieval. Promoveu o intercâmbio intelectual e foi contra a intolerância e os abusos da Igreja e do Estado. • Originário do período compreendido entre os anos de 1650 e 1700, o Iluminismo foi despertado pelos filósofos Baruch Spinoza (1632-1677), John Locke (1632-1704) e pelo matemático Isaac Newton (1643-1727).
Iluminismo • Com os ideais Iluministas, seus seguidores acreditavam que o ensino da Igreja era arcaico, ignorante e submisso. Para eles, a educação necessitava de mudanças – tendo a razão e a capacidade de traçar o rumo que a educação deveria seguir.
Iluminismo • Os ideais iluministas permitiram tirar o homem das trevas (no sentido de escuridão, de não se enxergar a realidade em sua volta) para as luzes (no sentido de claridade, de ver e avaliar todo o seu entorno). Enfim, foi um período de descobrimento, tendo a razão como fonte de todo o conhecimento, o que e permitiu se questionar o mundo em que vivia.
Iluministas e Educação • Os iluministas achavam que a educação deveria ser mudada, a razão, ou seja, a capacidade de pensar deveria ficar à frente na educação. O objetivo deles eram a busca da felicidade. Eram contra a injustiça, a intolerância religiosa e os privilégios.