280 likes | 417 Views
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – SISTEMA UAB UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. Objetivos Gerais:
E N D
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – SISTEMA UAB UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Objetivos Gerais: • Contribuir para a compreensão do processo educativo nas etapas iniciais -Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental-, da Educação Básica, em suas múltiplas inter-relações pedagógicas, históricas, sociais, econômicas, políticas e culturais; • Possibilitar conhecimentos teórico-práticos que permitam formar o educador, em sentido amplo, tendo a docência como base de sua formação e identidade profissional; • Contribuir para o conhecimento dos fundamentos teóricos das ciências que integram a proposta de atendimento ao educando, e, concomitantemente, seu tratamento didático-metodológico exigido, no âmbito da Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; • Desenvolver autonomia pessoal e intelectual, que lhe permita relacionar-se com o mundo do conhecimento e com os demais atores que integram o contexto educacional, conduzindo, assim, sua caminhada.
Objetivos Específicos: • Preparar profissionais para o exercício da docência na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Educação Básica; • Proporcionar condições para que os futuros professores possam adquirir, construir e difundir conhecimento técnico e científico, inclusive nas possibilidades de construção de práticas inclusivas; • Aprofundar o estudo de conteúdo das diferentes áreas da Educação Básica, possibilitando um conjunto de aprendizagens e a articulação do docente com a comunidade; • Preparar profissionais para o desenvolvimento de atividades educacionais que envolvam experiências escolares e não-escolares.
O Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade a Distância caracteriza-se como proposta de formação cuja preocupação está em capacitar pessoas para que, possam efetivamente desempenhar papéis que contribuam para o crescimento e desenvolvimento do educando, tornando-as profissionais conscientes, exercendo atividades educativas de qualidade. A referência maior para a efetivação desta proposta é o curso de Pedagogia, oferecido pela UFMS desde 1981.
PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO • necessidade de uma Política de Profissionalização do ponto de vista mais global (formação, condições de trabalho, remuneração) que se assente na definição de competências nas três esferas governamentais: União, Estados, Municípios, e na ação articulada entre elas. Definição e implementação de piso salarial unificado, associado a uma jornada de trabalho e a uma formação inicial e continuada de qualidade, como condição para a recuperação da dignidade do profissional da educação; • articulação sistemática entre as Instituições contratantes para a melhoria da qualidade na formação e valorização do profissional, processo que exige identificação de demandas e definição de responsabilidades; • priorização efetiva da formação profissional de professores – formação inicial e continuada (como indissociáveis) −, por parte das instituições públicas de ensino;
qualificação em nível superior como horizonte da formação de professores da Educação Infantil e da 1ª a 4ª séries, em médio e em longo prazo, impondo, como necessária, a diversificação de Modalidades de formação (formação em serviço e educação aberta e a distância, além das formas convencionais); • necessidade de formação de profissionais com conhecimentos específicos para atuar no espaço social da Educação Infantil e Anos Iniciais, compreendido como espaços com características próprias, voltado à integração das funções cuidar e educar.
NECESSIDADE SOCIAL DO CURSO A Lei nº 9.394/1996, Lei de Diretrizes e Base da Educação, em seu artigo 62 define que a formação dos profissionais para atuar na Educação Básica deverá ser feita em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, porém, em alguns casos, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na Educação Infantil e nas quatro primeiras séries do Ensino Fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade Normal.
O currículo do Curso de Licenciatura em Pedagogia– Modalidade a Distância sustenta-se em quatro Núcleos de Estudos: 1º. Núcleo de Estudos Básicos, com as áreas de Gestão da Informação (Fundamentos da EAD e uso das Tecnologias; em Educação, Educação, Mídias e Tecnologias, Língua Portuguesa, Trabalhos Acadêmicos, Produção de Texto Seminário Temático, Atividades Programadas) para informar e instrumentalizar o acadêmico. Na parte dos Fundamentos da Educação - Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação, Fundamentos Sociológicos e Psicológicos da Educação, Educação Brasileira I e II, Seminário Temático e Atividades Programadas, estas sub-áreas são trabalhadas na perspectiva da complexidade do fenômeno educativo, como prática socioinstitucional e processo de múltiplas relações e especificidades;
2º.Núcleo de Aprofundamento e Diversificação de Estudos: com as áreas deTrabalho Docente e Ensino-aprendizagem, nesse busca-se a compreensão dos aspectos relacionados com o processo de profissionalização docente e abordagens nas áreas de conhecimentos específicos formado pelas ciências que embasam um processo educativo, tais como, as Múltiplas Linguagens, o Pensamento Matemático: formação e desenvolvimento de Conceitos, a descoberta da realidade Natural e Artificial e o Mundo Social e a Diversidade Cultural, Geográfica e Histórica, trabalhadas em seus fundamentos epistemológicos, metodológicos e pedagógicos;
3º Núcleo de Aprofundamento com as áreas de Gestão, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, constitui-se em espaço de discussão dos aspectos institucionais e organizacionais, a dinâmica do trabalho como rotina e espaços educativos, sendo a preocupação central o entendimento e a definição de elementos que possibilitem o trabalho a ser efetivado no espaço da instituição de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
4º Núcleo de Estudos Integradores, com a área de Prática Pedagógica, nesse são desenvolvidos os Estágio Supervisionado na Educação Infantil e Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como o Trabalho de Conclusão de Curso, que visam o contato com a prática e a sua imbricada relação com a teoria.
CURSO DE PEDAGOGIA MODALIDADE A DISTÂNCIA Integralização curricular, em anos: 4 (mínimo) – 6 (máximo) Carga horária, em horas: 3.200 (mínimo)– 3.600 (máximo).
A Estrutura do Curso de Graduação em Pedagogia, oferecido na modalidade a distância da UFMS, busca contemplar o uso de mídias integradas. São materiais de referência distribuídos de acordo com cada plano de aula do professor e, ainda, atividades apoiadas pelas ferramentas do Ambiente Moodle. • A organização curricular do Curso tem a seguinte estrutura: • a) Organização em módulos; • b) Períodos semestrais; • Para o desenvolvimento da estrutura curricular serão organizados, entre outros, os seguintes recursos didáticos: • Material impresso por conteúdo; • Ambiente virtual de aprendizagem (Plataforma Moodle); • Encontros presenciais; • Estudos a distância; • Sistema de acompanhamento (tutoria local e a distância). • O material impresso de referência será disponibilizado ao acadêmico. Outras fontes complementares (livros, filmes, CD/DVD e outros) estarão à disposição no ambiente virtual e na biblioteca do Pólo.
Encontros Presenciais • Os encontros presenciais são obrigatórios. São momentos para a realização de debates, interações, orientações, avaliações de aprendizagem (aplicação das provas) e apresentação de seminários e trabalhos. • Tais encontros estão previstos para ocorrerem nos fins de semana, no pólo onde o acadêmico se matriculou, e terão a duração máxima de 16 (dezesseis) horas, às sextas-feiras, sábados e domingos. • Encontro presencial inicial: visa fornecer aos acadêmicos as orientações sobre o Módulo, tais como: plano de ensino dos conteúdos (guia didático) e cronograma das atividades acadêmicas. • Encontros intermediários: são destinados à orientação do Seminário Temático e à realização de provas presenciais, conforme calendário. • Encontro presencial final: ocorrerá sempre no final do módulo (semestre), conforme calendário. Nesse momento, serão realizadas avaliações formais (provas presencias) de todos os conteúdos do módulo que se encerra e apresentação do seminário temático.
Seminários Temáticos • Trata-se de trabalho realizado pelos acadêmicos como resultado de estudos e pesquisas desenvolvidos ao longo de cada módulo, impulsionando-os a um processo de reflexão sobre questões ligadas aos conteúdos de suas aprendizagens. • Os seminários temáticos são um dos elementos centrais do processo de acompanhamento e avaliação do acadêmico, servem de elemento motivador para o desenvolvimento de processos de pesquisa no cotidiano das práticas pedagógicas. • Os seminários são sempre precedidos de planejamento específico, podendo incluir modalidades diversas de trabalho: grupos de trabalho, oficinas, conferências, palestras, etc. Sua apresentação, ao final de cada módulo deve ser acompanhando por colegas de curso, professores e pelos membros da sociedade como um todo.
Estágio Supervisionado • O Estágio Curricular Supervisionado é um componente curricular direcionado à consolidação dos desempenhos profissionais desejados inerentes ao perfil do formando de Pedagogia. • O acadêmico de Pedagogia vivenciará situações de ensino-aprendizagem na Educação Infantil e nos Anos Inicias do Ensino Fundamental em Instituições Escolares e não Escolares. • As atividades de Estágio serão definidas pelo Colegiado do Curso, com regulamento próprio para a modalidade a distância, a ser disponibilizado no site www.ead.ufms.br.
Trabalho de Conclusão de Curso • O acadêmico deverá elaborar um trabalho de conclusão de curso, sob o formato de artigo científico, conforme normas NBR 6023 – ABNT, em vigência no período. • As orientações do TCC serão definidas pelo Colegiado do Curso, com regulamento próprio para a modalidade a distância, a ser disponibilizado no site www.ead.ufms.br.
Operacionalização do Curso • O Curso prevê o uso combinado de material impresso (disponibilizado na plataforma) e recursos interativos do ambiente colaborativo de aprendizagem de forma a facilitar a comunicação à distância entre acadêmicos, tutores e coordenadores, favorecendo o acompanhamento permanente, a troca de experiências e a realização das atividades acadêmicas. • Todo o desenvolvimento do Curso será executado em módulos semestrais, com avaliações constantes do trabalho didático-pedagógico, conforme o programa da disciplina. O plano de ensino (guia didático) será disponibilizado no início do semestre no ambiente virtual. • Observe com atenção o cronograma de aulas e atividades disponibilizado na ferramenta acervo do curso para saber os dias e horários dos momentos presenciais. O Ambiente Colaborativo de Aprendizagem do curso e/ou da disciplina é onde você irá acessar todas as informações necessárias para o pleno desenvolvimento e realização das atividades. É, também, nesse espaço que você encontrará motivação para aprofundar seus estudos e interagir com os colegas de turma.
Processo de avaliação do acadêmico • A avaliação do desempenho acadêmico dos acadêmicos abrange provas presenciais (orais ou escritas) e não presenciais (escritas), trabalhos, seminários, fóruns, chats etc. Para avaliar o processo de aprendizagem, o professor adotará determinados critérios, de acordo com seu plano de ensino e as normas vigentes na UFMS. • O interesse no processo de avaliação de aprendizagem é analisar a capacidade de reflexão crítica dos acadêmicos frente as suas próprias experiências, a fim de que possam atuar, dentro de seus limites, sobre o que os impede de agir para transformar aquilo que julgar limitado em termos do Projeto Político Pedagógico da Escola.