180 likes | 300 Views
PANORAMA DA ENERGIA SOLAR NA BAHIA: PASSADO, PRESENTE E PERSPECTIVAS. Capacidade mundial de energia solar fotovoltaica. Fonte: REN21 (2012). Crescimento médio das fontes renováveis nos últimos anos. Fonte: REN21 (2012). Ranking dos principais paÃses com energia fotovoltaica (2011).
E N D
PANORAMA DA ENERGIA SOLAR NA BAHIA: PASSADO, PRESENTE E PERSPECTIVAS
Capacidade mundial de energia solar fotovoltaica Fonte: REN21 (2012)
Crescimento médio das fontes renováveis nos últimos anos Fonte: REN21 (2012)
Ranking dos principais países com energia fotovoltaica (2011) Alemanha instalou o milionésimo SFCR Itália implantou 9,3 GW em instalações fotovoltaicas Japão alcançou 95% de capacidade em sistemas residências Estados Unidos dobrou a capacidade alcançando 4 GW Fonte: REN21 (2012)
Indústria fotovoltaica mundial Fonte: REN21 (2012)
Capacidade mundial de energia solar térmica Fonte: REN21 (2012)
Ranking dos principais países com energia solar térmica (2010) Fonte: REN21 (2012)
Brasil: Panorama Lei de Informática (1991): protegia os equipamentos fotovoltaicos por empregarem silício monocristalino nas células solares Programa de Desenvolvimento Energético de Estados e Municípios – PRODEEM (1994): instalação de 5 MWp. Programa Luz para Todos: atender localidades remotas, para as quais a extensão da rede de distribuição traz custos proibitivos. • 2.046 sistemas fotovoltaicos • Projetos pilotos P&D Estratégico ANEEL • “Arranjos técnicos e comerciais para inserção da geração solar fotovoltaica na matriz energética brasileira” Resolução 481/2012 ANEEL • Estabelece as condições gerais para o acesso de microgeração e minigeração distribuída aos sistemas de distribuição de energia elétrica, o sistema de compensação de energia elétrica, e dá outras providências Resolução 482/2012 ANEEL • Estabelece as condições gerais para o acesso de microgeração e minigeração distribuída aos sistemas de distribuição de energia elétrica, o sistema de compensação de energia elétrica, e dá outras providências
Bahia: da universalização aos SFCRs Programa Nacional de Universalização e Uso da Energia Elétrica: 21 mil domicílios com a tecnologia solar fotovoltaica. • Sistemas Individuais de Geração de Energia Elétrica com Fontes Intermitentes (SIGFI) O estádio Governador Roberto Santos foi o primeiro da Amércia Latina país a contar com um sistema fotovoltaico conectado a rede. A Arena Fonte Nova, estádio construído para a Copa do Mundo FIFA 2014, também contará com o mesmo tipo de instalação em sua cobertura.
Perspectivas Fonte: REN21 (2012)
Perspectivas Fonte: ABINEE (2012)
Irradiação média anual no plano horizontal (kWh/m2/dia) Fonte: NASA
Oportunidades Desenvolvimento, implantação e construção de usinas solares com fins de autoprodução ou comercialização de energia nos mercados regulado elivre; Fabricação de equipamentos para atendimento da demanda das usinas solares, das instalações de microgeração e dos sistemas isolados; Comercialização de equipamentos e prestação de serviços para manutenção das instalações de geração; Compensação de energia para os consumidores com microgeração conectados ao sistema de distribuição em baixa tensão.
Rafael Valverde Superintendente de Indústria e Mineração rafael.souto@sicm.ba.gov.br Obrigado!