1 / 48

Quais são os elementos que posso usar para sentir a verdadeira necessidade de orar mais.

A função do professor não é passar a lição e sim criar condições apropriadas para que as pessoas aprendam a sejam transformadas. “À tarde, pela manhã e ao meio-dia, farei as minhas queixas e lamentarei; e Ele ouvirá a minha voz” (Sal 55:17).

dextra
Download Presentation

Quais são os elementos que posso usar para sentir a verdadeira necessidade de orar mais.

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A função do professor não é passar a lição e sim criar condições apropriadas para que as pessoas aprendam a sejam transformadas.

  2. “À tarde, pela manhã e ao meio-dia, farei as minhas queixas e lamentarei; e Ele ouvirá a minha voz” (Sal 55:17).

  3. Quais são os elementos que posso usar para sentir a verdadeira necessidade de orar mais. • Como de fato a oração pode acrescentar qualidade na minha vida espiritual? • Será que a oração muda a Deus?

  4. “É nosso privilégio beber livremente da fonte de Seu ilimitado amor. Como é de admirar, pois, que oremos tão pouco! Deus está pronto para ouvir a oração sincera do mais humilde de Seus filhos, e contudo há tanta relutância de nossa parte, para tornar conhecidas a Deus nossas necessidades! Que pensarão os anjos do Céu, a respeito dos pobres e desamparados seres humanos, sujeitos à tentação, quando o coração de Deus, pleno de infinito amor, se inclina anelante para eles, pronto para lhes dar mais do que sabem pedir ou pensar e, contudo, oram tão pouco, e tão pequena fé exercem!” Caminho a Cristo, p. 94).

  5. Oração = dinheiro: Uso quando necessito • Poder e a influência da oração não é limitado. • Não sabemos nem exatamente como a oração funciona pois ela tem um poder miraculoso (Místico, espiritual ou psicológico) • A oração tem o poder de influenciar a Deus? • Ilust. Abaré

  6. Beneficios da oração • Para não entrar em tentação. • Orar sempre para não desanimar. • Interceder. • Fortalecimento da fé.

  7. Expressão: Manifestação do aluo sobre o tema • Estudo de caso: • Quanto tempo você ora por dia? • Que uso você faz da oração? 9Só pedidos ou relacionamento?) • Você esta satisfeito com a sua vida de oração? • Batalha espiritual se vence espiritualmente. • Ilust. Oraçao pela jovem do batismo.

  8. Reflexão: • Quanto tempo por dia dedico a oração • Redefina sua rotina • Ore por vitória e resultados mas ore para ter comunhão.

  9. Decisão • Vou dedicar: X horas diariamente para a comunhão com Deus através da oração. • Vou dedicar tempo para oração intercessora em favor de cinco amigos. (Orar por pessoas expecificas). • Procure esses amigos e testemunhe sobre o poder da oração. • “Orai sem cessar.” I Tes.5:17

  10. “À tarde, pela manhã e ao meio-dia, farei as minhas queixas e lamentarei; e Ele ouvirá a minha voz”. Salmos 55:17

  11. 1. Aprender com Cristo e outros exemplos que devemos ter uma vida de oração reconhecendo sua importância no processo da santificação.

  12. 2. Reconhecer a necessidade que temos em colocar nossos problemas diante de Deus e saber que as soluções vêm de Sua infinita sabedoria e amor eterno.

  13. 3. Disciplinar nosso dia de maneira que nossa hora de oração não seja esquecida ou desrespeitada e que o processo de santificação seja parte de nossa vida cumprindo as condições divinas para obtermos as respostas.

  14. A oração é uma forma de comunhão com Deus e, como tal, devemos praticá-la o máximo possível. Em Sua vida de oração, Cristo demonstrou atitudes que ajudaram muito em nossas orações, incluindo humildade, submissão à vontade de Deus e persistência.

  15. Infelizmente muitas pessoas vivem um cristianismo com cara de paganismo. O pagão utilizava de sacrifício e outras artimanhas para que seu deus lhe concedesse uma benção ou favor, no estilo clássico, vamos sacrificar uma virgem para que o vulcão não entre em erupção. Na igreja de nossos dias muitas vezes ouvimos a seguinte afirmação: “A oração tem poder”. Pessoas então passam a dedicar horas de jejum e oração com a intenção de mover o braço do onipotente Deus na tentativa de adquirir uma bênção especial.

  16. “Seria a nossa oração forte o suficiente para mover o braço de Deus em meu favor?” Mas para responder a isso eu preciso primeiro responder: “O que é oração?”

  17. “A oração é o abrir do coração a Deus como a um amigo.” Caminho a Cristo, p. 93

  18. “A oração é a chave nas mãos da fé para abrir o celeiro do Céu, onde se acham armazenados os ilimitados recursos da Onipotência.” Caminho a Cristo, p. 95

  19. “Pretender que a oração seja sempre atendida exatamente do modo e no sentido particular que desejamos é presunção.” Caminho a Cristo, p. 96

  20. No livro de I Samuel 30 lemos a história de Davi e seus homens, que após voltarem da guerra, descobriram que suas esposas, filhos e filhas haviam sido sequestrados pelos amalequitas. Uma situação que trouxe muita tristeza e angústia ao povo (v. 4).

  21. O óbvio seria correr atrás do bando que havia roubado, mas Davi foi buscar primeiro o conforto nos braços do nosso Senhor. E com a estola sacerdotal orou a Deus e perguntou: “I Samuel 30:8 - Perseguirei eu o bando? Alcançá-lo-ei?” (v. 8).

  22. Para Davi não importou que a cada segundo que passava os amalequitas ficariam cada vez mais distantes. Para Davi, naquele momento, importava o que Deus tinha para dizer e fazer segundo a vontade dEle.

  23. Na Bíblia vemos o Senhor Jesus orando a todo instante, cada passo do Mestre era guiado pelo amor que tinha para com o Pai, pois mesmo sendo Deus, viveu na Terra sob total submissão do Senhor. Isso não quer dizer que Jesus não tivesse vontade própria, mas que a sua vontade era ser obediente a Deus até o fim.

  24. Qual é o espaço que tenho dado em minha vida para a oração? Com quem tenho passado mais tempo, com Deus, com a televisão ou com a internet?

  25. "Em todos quantos se acham sob a direção de Deus, deve-se ver uma vida que não se harmonize com o mundo, seus costumes ou práticas; e todos têm de ter experiência pessoal na obtenção do conhecimento da vontade divina. Precisamos ouvir individualmente Sua voz a nos falar ao coração. Quando todas as outras vozes silenciam e em sossego esperamos perante Ele, o silêncio da alma torna mais distinta a voz de Deus. Ele nos manda: ‘Aquietai-vos, e sabei que Eu Sou Deus.’ Sal. 46:10. Somente assim se pode encontrar o verdadeiro descanso." O Desejado de Todas as Nações, p. 363.

  26. “Como coobreiros de Cristo, somos privilegiados por partilhar com Cristo dos Seus sofrimentos. Devemos contemplar a Sua vida, estudar-lhe o caráter, e imitar o modelo. O que Cristo foi em sua perfeita humanidade, devemos nós ser; pois devemos formar caráter para a eternidade.” Testemunhos para Ministros, p. 173

  27. Sara ouviu a promessa que seu marido seria o pai de uma grande nação, mas ao olhar a sua volta observou de maneira empírica que nenhuma mulher da sua idade poderia ter um filho.

  28. A falta de fé fez com que Sara “ajudasse” a Deus com uma serva. Assim Abraão, seu marido, poderia ter o filho tão prometido. Abraão cedeu e mostrou que também não tinha fé na promessa divina.

  29. Muitas vezes somos semelhantes a Abraão e Sara, pois quando estamos em perigo e olhamos a nossa volta buscamos soluções humanas para os nossos problemas em vez de entregá-los na mão de Deus.

  30. Você tem orado a Deus em busca de soluções e confiando nas promessas divinas, ou tem apenas feito da oração um hábito rotineiro e mecânico?

  31. “É quando chegamos a circunstâncias difíceis que Ele revela Seu poder e sabedoria em resposta à humilde oração. nEle confiai como um Deus que ouve e responde à oração. Ele Se vos revelará como Alguém capaz de socorrer em todas as emergências. Aquele que criou o homem, que lhe deu suas maravilhosas faculdades físicas, mentais e espirituais, não recusará aquilo que é necessário para manter a vida por Ele dada. Aquele que nos deu Sua Palavra - as folhas da árvore da vida - não reterá de nós o conhecimento da maneira de prover alimento a Seus necessitados filhos.” • A ciência do bom viver, p. 199

  32. “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.” Hebreus 11:6

  33. Todo mundo já sentiu pelo menos uma vez seu mundo pessoal sendo invadido por outra pessoa. Às vezes gostaríamos de tomar determinada atitude e alguém força uma situação que não nos deixa mais a vontade de fazer aquilo que planejamos.

  34. Interferir em nossas vidas e decisões é desrespeitar aquilo que Deus nos deu de mais precioso, nosso livre-arbítrio. Agora imagine nosso Pai celestial interferindo em todo o que pensamos ou queremos fazer, isso seria o oposto de nos dar o direito da livre escolha.

  35. A oração tem muitos benefícios, como melhorar nossa fé, ajudar a conhecer Deus melhor, auxiliar a compreender meus próprios erros. Mas quando pedimos a Deus um milagre, nós estamos autorizando Ele a interferir na nossa vida.

  36. O problema é: Confiamos em Deus o suficiente para saber que nossos problemas podem ser solucionados por Ele?

  37. Deus é muito sábio para errar, e bom demais para reter qualquer benefício dos que andam sinceramente. Não receeis, pois, confiar nEle, ainda que não vejais a resposta imediata às vossas orações. Apoiai-vos em Sua segura promessa: "Pedi, e dar-se-vos-á." Mat. 7:7.” Caminho a Cristo, p. 96.

  38. “Nossos desejos e interesses devem-se fundir com Sua vontade. Estas experiências que provam a fé são para nosso bem. Por elas manifesta se nossa fé é verdadeira e sincera, repousando unicamente na Palavra de Deus, ou se depende de circunstâncias, sendo incerta e instável.” A Ciência do Bom Viver, p. 231.

  39. “Todos nós queremos respostas para os nossos problemas, mas não desejamos obedecer às condições que trazem a provisão de Deus. Nós logo imploramos por soluções sem usar o problema como uma oportunidade de nos aproximar de Cristo.

  40. Citamos a oração de Jabez: ‘Ah, abençoa-me e aumenta minhas terras...’ (1 Crônicas 4:10). Mas não nos importamos em ler o versículo anterior à oração: “Jabez foi o homem mais respeitado de sua família’ (v.9)” John Hagee, Os desafios da vida, suas oportunidades, p.6-7

  41. Eu consigo me ver como um cristão respeitado, principalmente por Deus? Sou fiel a Deus nas suas vontades e mandamentos?

  42. “Pois os olhos do Senhor passam por toda a Terra, para cima e para baixo, procurando pessoas que tenham coração perfeito para com Ele, de maneira que Ele possa mostrar o grande poder que tem em ajudar essas pessoas.” 2 Crônicas 16:9.

  43. “Embora haja uma tendência natural de seguir uma conduta descendente, existe um poder que se fará combinar com o fervoroso esforço do homem. Sua força de vontade terá uma tendência contrária. Se ele combinar com ela o auxílio divino, poderá resistir à voz do tentador. Mas as tentações de Satanás concordam com suas tendências defeituosas, pecaminosas, e instam com ele a que peque. Tudo que lhe cumpre fazer é seguir o líder Jesus Cristo, que lhe dirá justamente o que deve fazer. Deus te acena, do Seu trono no Céu, oferecendo-te uma coroa de glória imortal, e te ordena que combata o bom combate da fé, complete a carreira, com paciência. Confia em Deus a todo o momento. É fiel Aquele que guia avançando.” Mente, caráter e personalidade, vol 1, p. 105.

  44. A oração é mais do que conversa, mas uma inteiração com o divino e perfeito. • Assim como muitos personagens da Bíblia, incluindo o Senhor Jesus, passavam tempo dedicado a oração, nós também necessitamos desse tempo de comunhão. • Ter fé para colocar os problemas diante de Deus e convicção de que as soluções para meus problemas vão ser solucionados da maneira mais sábia possível. • Entender que necessitamos cumprir o nosso papel para que Deus cumpra o dEle.

  45. - Texto: Pr. Thomas Francisco Lopes - Pastor Auxiliar do Distrito de Santa Isabel. - Apresentação em Slides: Departamento de Escola Sabatina da USB.

More Related