260 likes | 401 Views
Independência do Brasil. Bloqueio Continental. Rio Tejo. Saída da Família Real. Monopólio.
E N D
Independência do Brasil
Carta Régia. Abertura dos Portos *Tratados de 1810*Indústria inibe o Tráfico de escravos.
Jornais, teatros, escolas, bibliotecas, academias científicas, de artes, etc...
Mudanças Administrativas de Dom João. • Academias militares, hospitais, Marinha, Arquivo Militar, Fábrica de Pólvora, Intendência Geral de Polícia, Biblioteca Real, Instituto Vacínico, Real Horto e o Banco do Brasil.
Morre em 1816. D.João é coroado rei. 1821 Capitanias viram províncias. Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte e Santa Catarina.
Bandeira da Revolução. Pernambucana 1817.Desigualdade e o Governo era Português.
Iluminismo. Quem governava era um militar inglês, o Lord Beresford.. Possibilidade de Monarquia Constitucional, com leis unificadas ao Brasil. Pará e Bahia apóiam os revolucionários e rompem com o R.J. Divergências no R.J. quanto ao retorno do rei. A Revolução tomou aspectos contraditórios, ao mesmo tempo que queria a Monarquia Constitucional, também queria o retorno da colônia brasileira. As cortes seriam compostas por 205 deputados, onde, 70 seriam brasileiros. Abril de 1821 Dom João retorna a Portugal.
Dia do Fico 09-01-1822 "Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico".
Cortes portuguesas diziam trazer igualdade abolindo privilégios. Conquistam classes mais baixas no Brasil. Dom Pedro imediatamente articulou um ministério sob a chefia de José de Bonifácio, que decretou em maio de 1822 o Cumpra-se. Em viagem Dom Pedro I recebe a notícia que deveria retornar a Portugal. Então faz a Proclamação da independência.